Esta é a forma mais saudável de preparar o seu café, a ciência explica

Lordelo

Avensat
naom_6103c54daba6f.jpg

Segundo um estudo publicado no European Journal of Preventive Cardiology e citado pela CNN, o café pode prolongar a vida de quem o bebe, no entanto somente se for preparado com filtro, ou seja, se for café de saco moído.

O estudo seguiu mais de meio milhão de homens e mulheres noruegueses saudáveis entre os 20 e 79 anos durante 20 anos.



Os dados apurados revelaram que beber café fervido não filtrado ou prensado foi associado a um risco de morte mais elevado em homens com 60 anos ou mais, por doenças cardiovasculares.

Contudo, beber café de saco - utilizando um filtro de papel, por exemplo - foi considerado, pelos cientistas, mais saudável, comparativamente a não consumir café de todo. Esta variedade de café foi relacionada a uma probabilidade reduzida de 15% de morte devido a qualquer causa, um risco diminuto de 12% de morte por doenças cardiovasculares nos homens e um risco reduzido de 20% de morte por doenças coronárias nas mulheres, relativamente a não ingerir café.

Adicionalmente, a pesquisa determinou que aqueles que bebiam entre uma a quatro chávenas de café de saco diariamente apresentavam uma menor taxa de mortandade.

De acordo com Dag Thelle, professora sénior do departamento de saúde pública e medicina comunitária da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, disse: "o café não filtrado contém substâncias que aumentam o colesterol no sangue. O uso de um filtro remove-as e torna menos prováveis ataques cardíacos e morte prematura".

Acrescentando: "o nosso estudo fornece evidências fortes e convincentes de uma ligação entre métodos de fabricação de café, ataques cardíacos e longevidade".

"Entretanto, a descoberta de que aqueles que bebem a bebida de saco se saíram um pouco melhor do que aqueles que não tomam café de todo não pode ser explicada por nenhuma outra variável, como idade, sexo ou hábitos de vida. Portanto, consideramos que essa observação é verdadeira", concluiu Thelle.

IN:NM
 
Voltar
Topo