Estados Unidos condenam ataque contra embaixada do Azerbaijão em Teerão

avense

Youtuber
Staff member
Fundador
Administrador
Um funcionário da embaixada do Azerbaijão em Teerão foi morto por um atirador que foi detido pela polícia iraniana e que invocou motivos "pessoais" para cometer o crime.


Contudo, para Baku, tratou-se de um ataque "terrorista" contra a sua representação diplomática em Teerão.

"Fazemos eco do apelo do Presidente [azeri, Ilham] Aliyev para uma investigação imediata sobre essa violência inaceitável", disse o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Ned Price, em comunicado.

"Qualquer ataque contra diplomatas ou instalações diplomáticas em qualquer lugar é inaceitável", acrescentou Ned Price, sublinhando que cabe às autoridades do Irão "proteger diplomatas estrangeiros".

Também a ONU condenou hoje este ataque, através do porta-voz Stéphane Dujarric que sublinhou que os ataques a instalações diplomáticas são "estritamente proibidos pelo direito internacional".

Dujarric lembrou ainda que as várias convenções obrigam os países a "fazer tudo o que é necessário para proteger" as embaixadas.

O responsável pelo ataque em Teerão, que foi detido, é um homem iraniano casado com uma mulher do Azerbaijão, segundo as autoridades iranianas.

Leia Também:

 
Voltar
Topo