Estados Unidos impõem sanções a dois ex-deputados sérvios

avense

Youtuber
Staff member
Fundador
Administrador
Radeta e Jojic "subornaram e intimidaram testemunhas que tinha previsto comparecer perante o Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia [TPIJ] para os dissuadir de apresentarem provas contra o ultranacionalista Vojislav Seselj, líder do Partido Radical Sérvio", indicou o Departamento de Estado norte-americano num comunicado.


Seselj foi acusado de crimes contra a população não sérvia da Croácia, Bósnia-Herzegovina e Sérvia, e declarado não culpado em 2016.

Na nota informativa da diplomacia norte-americana, o porta-voz do Departamento de Estado, Ned Price, indicou que o comportamento de Radeta e Jojic interferiu nos processos judiciais e impeliu o TPIJ a emitir mandados de captura internacionais "ameaçando a estabilidade regional e afetando negativamente os interesses nacionais dos Estados Unidos".

As medidas sancionatórias também incluem Gojko Jojic, o filho mais velho de Petar Jojic.

Segundo Ned Price, esta decisão reafirma "o compromisso norte-americano de combater a corrupção, algo que prejudica o interesse público, obstaculiza a prosperidade económica dos nossos parceiros e reduz a capacidade dos governos de responder com eficácia às necessidades da população".

Leia Também:

 
Voltar
Topo