Estas mulheres têm 40% mais risco de sofrerem fraturas abaixo do joelho

Lordelo

Avensat
naom_627a3928c691a.jpg

Segundo uma nova pesquisa realizada por investigadores da Universidade Laval, no Canadá, mulheres com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40, ou seja obesas, apresentam uma probabilidade 40% superior sofrerem com fraturas abaixo do joelho, comparativamente a mulheres com IMC de 25 - valor considerado saudável -, revela um artigo publicado pelo jornal Metrópoles.






Durante o estudo, as voluntárias do sexo feminino com IMC de 27,5 - excesso de peso - registaram um risco 5% maior de partir os ossos. Entretanto, nos homens quanto menor o IMC, maior a possibilidade de fraturas, sobretudo nos braços.


Cerca de 10 mil mulheres e 9,3 mil homens foram monitorizados durante seis anos.





Adicionalmente, a pesquisa teve em conta a circunferência abdominal dos participantes. A líder do estudo, Anne-Frederique Turcotte, aponta que a gordura visceral, armazenada na zona da barriga, pode levar ao enfraquecimento dos ossos devido à libertação de hormonas.


"Também sabemos que pessoas com circunferência abdominal maior demoram mais para equilibrar o corpo quando tropeçam, por exemplo. Isso é mais claro quando o peso está concentrado na parte da frente do corpo, sugerindo que a indivíduos com mais gordura no abdômen têm maior risco de queda", explica Turcotte.

IN:NM
 
Voltar
Topo