Lordelo
Avensat
Segundo uma nova pesquisa realizada por investigadores da Universidade Laval, no Canadá, mulheres com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40, ou seja obesas, apresentam uma probabilidade 40% superior sofrerem com fraturas abaixo do joelho, comparativamente a mulheres com IMC de 25 - valor considerado saudável -, revela um artigo publicado pelo jornal Metrópoles.
Durante o estudo, as voluntárias do sexo feminino com IMC de 27,5 - excesso de peso - registaram um risco 5% maior de partir os ossos. Entretanto, nos homens quanto menor o IMC, maior a possibilidade de fraturas, sobretudo nos braços.
Cerca de 10 mil mulheres e 9,3 mil homens foram monitorizados durante seis anos.
Adicionalmente, a pesquisa teve em conta a circunferência abdominal dos participantes. A líder do estudo, Anne-Frederique Turcotte, aponta que a gordura visceral, armazenada na zona da barriga, pode levar ao enfraquecimento dos ossos devido à libertação de hormonas.
"Também sabemos que pessoas com circunferência abdominal maior demoram mais para equilibrar o corpo quando tropeçam, por exemplo. Isso é mais claro quando o peso está concentrado na parte da frente do corpo, sugerindo que a indivíduos com mais gordura no abdômen têm maior risco de queda", explica Turcotte.
IN:NM