Lordelo
Avensat
Uma mulher, no estado norte-americano do Vermont, foi atacada na quarta-feira por um urso, enquanto passeava o seu cão, num condomínio fechado perto da localidade de Winhall.
Sarah Dietl, de 43 anos, tinha largado o seu cão no quintal, e este foi "imediatamente" atrás de uma cria de urso, que se encontrava nas imediações, contou à NBC News o Departamento de Pesca e Fauna do Vermont.
Percecionando a sua cria em perigo, a progenitora surgiu e atacou a mulher, atirando-a ao chão.
"Ela surgiu a correr do escuro. Ela correu diretamente contra mim. Foi assustador", explicou a mulher a um órgão local, citado pela NBC News.
O companheiro de Dietl ouviu os pedidos de socorro e conseguiu separar o urso da mulher, dando uma pancada na cabeça do animal com uma lanterna.
O urso, no entanto, não ficou nada satisfeito, e atacou a porta quando o casal a abriu para deixar o cão reentrar na casa. Felizmente para o casal (e para o animal doméstico), a porta aguentou a investida do animal protetor.
Sarah Dietl foi encaminhada para um hospital local, onde foi tratada por ferimentos ligeiros na cabeça, na mão e na lombar, tendo recebido alta na quinta-feira.
Desde então, as autoridades e jardineiros do condomínio continuam à procura da família de ursos, mas esta ainda não foi encontrada. No entanto, foram recolhidos relatos de uma família de ursos que circularia perto do bairro ao longo do verão e do outono, tendo sido também encontrados caixotes do lixo danificados.
O estado do Vermont é um território predominantemente rural e frio, onde os encontros com ursos são raros - apesar de existir uma presença forte de ursos na região. Nesta altura do ano, em que estes animais estão em maior atividade para conservar alimentos antes do período de hibernação, as autoridades avisam as pessoas para terem cuidado com passeios noturnos e com a forma como deixam o lixo para a recolha.
IN:NM