Lordelo
Avensat
Encara os treinos como uma 'fuga' ao stress do dia a dia, mas está sem tempo ou motivação para ir enfiar-se no ginásio? Boas notícias: a música produz efeitos tão benéficos pela sua saúde mental como a prática de exercício físico, sugere um estudo baseado numa meta-análise de 26 investigações anteriores que envolveram 779 participantes.
O estudo, publicado na revista científica JAMA Network Open, revela que ouvir ou tocar música tem o mesmo efeito na saúde mental que a prática de exercício físico. Os 26 estudos analisados pelos autores desta nova investigação usaram o inquérito SF-36, com 36 perguntas, para avaliarem a saúde física e mental, ou o SF-12, uma alternativa mais curta. Depois, os dados foram comparados com os benefícios no bem-estar de outros tratamentos sem medicamentos ou intervenção médica, como o exercício físico ou a perda de peso, assim como com pesquisas onde a música não fez parte das terapias.
"Há cada vez mais evidências que sustentam a capacidade da música de promover amplamente o bem-estar e a qualidade de vida. No entanto, a magnitude da associação positiva da música ainda não é clara, sobretudo em intervenções estabelecidas, que limitam a inclusão da música nas políticas de saúde", afirmam os autores do estudo. No entanto, "são necessárias mais pesquisas" antes de a música começar a ser usada para fins terapêuticos
IN:NM