Este superalimento vai ajudá-lo a eliminar o colesterol alto

Lordelo

Avensat
naom_5ef458aab3f3b.jpg

Praticar exercício físico regularmente e manter uma dieta saudável pode ajudar a combater o colesterol - excesso de gordura no sangue - e a controlar os níveis. Conforme explica a publicação especializada Medical Daily, existem vários alimentos benéficos que combatem a acumulação de gordura no sangue e um deles é o quiabo.




O vegetal ainda pouco conhecido em Portugal, é bastante popular na culinária africana e brasileira. Sendo que a sua origem é incerta, sendo disputada pela Etiópia, sul da Ásia e África Ocidental.





Abundante em proteínas, vitaminas A, C e do complexo B, antioxidantes, fibras e minerais como o cálcio, magnésio, potássio e zinco, o quiabo ajuda a manter os níveis de colesterol sob controlo devido a outro composto - uma substância gelatibosa denominada mucilagem. Este elemento fixa-se no colesterol durante a digestão, assegurando que a gordura é excretada pelas fezes, ao invés de ser absorvida pelo corpo.


E caso ainda não esteja convencido, o Medical Daily partilha os resultados de um estudo que durou oito semanas. Os investigadores dividiram os ratos em três grupos e alimentaram-nos com uma dieta rica em gordura, contendo 1% a 2% de pó de quiabo; ou com uma dieta abundante em gordura sem ser administrado o pó de quiabo. Os dados apurados sugeriram que os roedores alimentados com quiabo eliminaram mais colesterol nas suas fezes, comparativamente aos outros que seguiram um regime alimentar distinto.


Como tal, comer quiabo regularmente ou simplesmente incluir mais este vegetal na sua dieta é uma forma mais que certa de ajudar a manter os seus níveis de colesterol controlados.

IN:NM
 
Voltar
Topo