Esteja atento à coluna e a este sinal de alerta doloroso. Pode ser cancro

Lordelo

Avensat
naom_61f0fe7fef057.jpg


Dados da Organização Mundial de Saúde mostram que cerca de 30 a 40% dos casos de cancro devem-se a fatores de risco comportamentais modificáveis. O mesmo não se pode dizer da dor nas costas. Segundo especialistas, pode ser um sinal de alerta precoce de cancro, sobretudo se ocorre com frequência, conforme escreve o jornal Daily Express.









Dor na zona lombar pode ser sinal de cancro na bexiga, o órgão da parte inferior do abdómen que armazena a urina. Daniel Petrylak, da Escola de Medicina de Yale, nos Estados Unidos, explica que "o revestimento da bexiga está constantemente em contacto com carcinógenos [que podem estimular o aparecimento de carcinomas ou cancro] que entram na corrente sanguínea e são filtrados através dos rins".


As dores lombares são queixa frequente de quem padece de cancro da bexiga em estado avançado. Micção frequente, sangue na urina e dor durante o ato de urinar são outros sintomas que deve ter em atenção.





Embora raro, o cancro na coluna também pode despoletar dor nas costas, que pode alastrar ao resto do corpo, incluindo ancas, pernas, pés ou braços, e agravar-se com o tempo, como alertam especialistas da Mayo Clinic, nos Estados Unidos. Dormência, fraqueza, falta de coordenação nos braços e pernas e paralisia também podem ser sintomas.


O cancro do pulmão é outro tumor comum que pode provocar dores nas costas. Os principais sintomas deste tumor incluem expetoração com sangue, falta de ar persistente e tosse de longa duração que agrava com o tempo.

IN:NM
 
Voltar
Topo