Estes medicamentos (populares) disparam em 79% o risco de demência

Lordelo

Avensat
naom_63daf4d8668a7.jpg


A toma regular de medicamentos para tomar aumenta em 79% o risco de desenvolver demência. Esta é a principal conclusão de um estudo publicado no Journal of Alzheimer's Disease.









O estudo contou com a participação de cerca de três mil adultos sem demência. Os voluntários foram acompanhados durante nove anos.


Durante este período, 20% dos voluntários desenvolveram demência. Os resultados da investigação sugerem que a toma de soporíferos é um fator de risco.





Recorde-se que demência é um termo genérico utilizado para designar um conjunto de doenças, como o Alzheimer - segundo a rede de saúde CUF, representa cerca de dois terços de todos os casos -, que se caracterizam por alterações cognitivas que podem estar associadas a perda de memória, alterações da linguagem e desorientação no tempo ou no espaço.


A Organização Mundial da Saúde estima que existam 47.5 milhões de pessoas com demência em todo o mundo e prevê que este número possa chegar aos 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050, para 135.5 milhões.

IN:NM
 
Voltar
Topo