Lordelo
Avensat
Muitas vezes, quem diz asneiras é rotulado como mal-educado, mas nem sempre é o caso. Aliás, segundo um novo estudo, dizer asneiras pode fazer com que uma pessoa se sinta mais persuasiva, poderosa e socialmente conectada.
Quem o diz é uma equipa, composta por cientistas de universidades da Suécia e do Reino Unido, que analisou 100 estudos académicos sobre os efeitos de dizer asneiras. Publicando os resultados na revista científica
Você não tem permissão para ver o link, por favor
Entrar or Registrar-se
. “O palavrão produz efeitos que não são observados com outras formas de uso da linguagem", explicam os investigadores, ao Huffpost, agregador de blogues. "Isso gera uma série de resultados distintos: fisiológicos, cognitivos, emocionais, analgésicos e retóricos", acrescenta.
Por exemplo, entre os artigos analisados, um concluiu que as mensagens de texto que continham palavrões "foram julgadas como mais credíveis e/ou persuasivas do que aquelas sem".
Outra investigação concluiu que os palavrões podem levar a "vinculação social e solidariedade", um reflexo da capacidade de cada um de ter uma atitude mais relaxada, entre amigos, mas conseguir manter as coisas mais "educadas" e profissionais no trabalho.
Foi também analisado um estudo onde se afirma que dizer asneiras pode diminuir a perceção da dor. Os investigadores comprovaram isto pedindo aos participantes que mergulhassem as mãos em água gelada.
Aqueles que disseram palavrões, quando o fizeram, conseguiram manter as mãos na água durante mais tempo, relatando também níveis mais baixos de dor.
IN:NM