Lordelo
Avensat
A infeção por Covid-19 está ligada ao aumento de problemas cardiovasculares e à mortalidade. Vários estudos já o tinham afirmado. Uma recente pesquisa com dados do UK Biobank, e publicada na revista Heart, volta a confirmá-lo.
A pesquisa refere que os casos mais graves dizem respeito a doentes que precisaram de hospitalização por mais tempo. O risco acabou por ser mais elevado nos primeiros 30 dias após a infeção.
O estudo recolheu dados de mais de 53 mil doentes. Parte deles tinham sido infetados com Covid-19 entre março de 2020 e o mesmo mês do ano seguinte. Dos casos de infeção, perto de três mil doentes precisaram de internamento hospitalar.
Os participantes foram depois acompanhados para perceber se tinham algum problema cardiovascular, como insuficiência cardíaca, coágulos ou enfarte. Em comparação com quem não esteve infetado, os doentes por Covid-19 apresentaram 10 vezes mais hipóteses de desenvolver um ataque cardíaco e 17 vezes mais risco de ter um AVC.
“Estes riscos são quase inteiramente atribuídos aos que requereram hospitalização e são mais altos no período inicial, nos primeiros 30 dias após a infeção”, explicam os responsáveis pelo estudo.
IN:NM