EUA devem mudar atitude "distorcida" ou arriscam "conflito", alerta China

avense

Youtuber
Staff member
Fundador
Administrador
A China aconselhou, esta terça-feira, os Estados Unidos da América (EUA) a mudar a sua atitude "distorcida" em relação ao país ou arriscará "conflito e confronto", já que as relações entre Washington e Pequim estão no seu pior estado em décadas.


Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Qin Gang, à margem de uma reunião anual do parlamento chinês, citado pela Reuters, a política de Washington "desviou-se totalmente da linha racional e sólida".

De acordo com Qin, um conselheiro de confiança do presidente Xi Jinping, os EUA têm estado envolvidos na repressão e contenção da China.

"A perceção e as visões dos Estados Unidos sobre a China estão seriamente distorcidas", apontou, acrescentando que "[os EUA] consideram a China como o seu principal rival e o desafio geopolítico mais consequente. É como se o primeiro botão da camisa estivesse mal colocado".

As relações entre as duas nações estão tensas há anos devido ao estatuto de Taiwan como uma democracia autónoma, questões comerciais e, mais recentemente, a guerra na Ucrânia - mas elas pioraram no mês passado depois de os EUA terem derrubado o que disseram ser um balão-espião chinês na costa da Carolina do Sul.

O secretário de Estado, Antony Blinken, cancelou uma visita planeada a Pequim após o incidente com o balão. A aeronave não tripulada foi recuperada do fundo do oceano e está a ser analisada pelo FBI.

Leia Também:

 
Voltar
Topo