Eurogrupo avisa Grécia para que permaneça no caminho das reformas

genios

Avensat
ng1433936_435x190.jpg

O presidente do Eurogrupo, que junta os ministros das finanças da zona euro, avisou hoje a Grécia para continuar no caminho das reformas, mas também disse confiar que o país possa receber em breve mais uma transferência financeira.

"Esperamos que sejam preenchidas as condições necessárias em breve para que o grupo de trabalho europeu esteja em condições de desembolsar mil milhões de euros até ao final do ano", disse Jeroen Dijsselbloem à imprensa, depois da reunião dos ministros hoje em Bruxelas.

Porém, sublinhou que a Grécia ainda tem de fazer muitos progressos para reformar a sua economia e anunciou o regresso dos negociadores internacionais a Atenas na quinta-feira.

"Estamos completamente conscientes dos esforços realizados pela Grécia, bem como da difícil situação política, mas o trabalho ainda não está acabado", acrescentou Dijsselbloem.

"Para que a Grécia regresse a um caminho de crescimento sustentável e criação de emprego, têm de ser realizadas mais medidas", afirmou.

Dijsselbloem admitiu, por outro lado, que "realisticamente vai ser muito, muito difícil -- se não mesmo impossível - finalizar a análise [da aplicação do programa de assistência orçamental] até ao final do ano".

Os credores - Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional - e o Governo grego discordam quanto à dimensão do défice orçamental para 2014 e às medidas necessárias para o cobrir.

As discussões têm-se focado na questão de um novo imposto sobre a propriedade, nas privatizações e nos despedimentos na função pública.

Lusa/SOL
 
Voltar
Topo