Lordelo
Avensat
Certamente que o fígado não é dos primeiros órgãos que pensa como sendo um dos mais importantes do corpo. A verdade é que tem um papel crucial no funcionamento do organismo e deve ser cuidado da melhor forma. O álcool é um dos principais inimigos, mas não é o único a evitar se quer manter o fígado saudável.
O fígado gordo é uma das doenças hepáticas mais frequentes. Pode ter origem no excesso de consumo de bebidas alcoólicas, mas não só. Tensão alta, diabetes e colesterol elevado são igualmente na causa deste tipo de doença.
A médica Lauren Manaker explicou ao Eat This, Not That as principais bebidas que estamos a consumir e que causam mais danos no fígado. O primeiro que destaca não é o álcool, mas sim sopas e caldos com demasiado sal.
“Quantidades elevadas de sal podem causar sérios problemas ao fígado”, avisa. O melhor é fazer em casa este tipo de refeições, tudo para controlar a quantidade de sal que é colocada no interior.
Também os refrigerantes devem ser evitados. São bebidas com demasiada dose de açúcar. “Ajudam a acumular gordura no fígado, não é um hábito a manter.” Estudos recentes mostraram que este tipo de opções são mesmo as que estavam mais associadas ao fígado gordo de origem não alcoólica.
E claro, que o álcool tinha também de ser mencionado. “Não só pode levar ao aparecimento de fígado gordo, como acelera a progressão de quem já tem esta doença hepática.”
IN:NM