Lordelo
Avensat
A combinação da Covid-19 com a obesidade pode ser fatal. O alerta não é de agora, mas há novas evidências científicas. Um novo estudo, citado no portal News Medical, diz que as pessoas com excesso de peso são altamente vulneráreis e correm riscos acrescidos se forem infetadas por Covid-19.
Investigadores da Universidade do Texas e da Universidade de Wisconsin-Milwaukee, nos Estados Unidos, concluíram que, nos países onde a obesidade prevalece entre a população adulta, a taxa de mortalidade por Covid-19 é mais elevada. Segundo os autores do estudo, que cruzaram dados de 5,5 mil milhões de adultos residentes em 154 países, as perturbações do metabolismo tornam as pessoas mais suscetíveis à doença e revelam casos mais difíceis de tratar.
Por tudo isto, os investigadores acreditam que as suas descobertas podem ser úteis e servir de empurrão para melhorar as políticas públicas na segurança alimentar, alertando para o facto de a epidemia da obesidade ter piorado durante os vários confinamentos provocados pela pandemia de Covid-19.
IN:NM