Fórmula E - 2021

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VITÓRIA DE NICK DE VRIES NO ARRANQUE DA FÓRMULA E

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O holandês Nick de Vries, em Mercedes-EQ, venceu a primeira corrida da temporada na Fórmula E, no circuito citadino de Diriyah, na Arábia Saudita. O piloto de 26 anos ganhou pela primeira vez na categoria, dominando os 45 minutos (mais uma volta) de ePrix que dominou de fio a pavio, depois de arrancar da ‘pole position’, o que também aconteceu pela primeira vez.

O português António Félix da Costa, o campeão em título, terminou na 11.ª posição, ‘à porta dos pontos’, depois de iniciar a corrida da 18.ª posição da grelha de partida, muito penalizado por qualificação modesta (explica-a o facto de integrar o primeiro grupo em pista nessa sessão, devido aos resultados no ano passado, o que fez com que tivesse de confrontar-se com um asfalto que tinha areia e sujidade a mais e aderência a menos…). A Pequena vitória do piloto de Cascais: arrancou atrás do companheiro de equipa, mas acabou a corrida à frente de Jean-Éric Vergne, o campeão de 2017/18 e 2018/21, que foi apenas 15.º

Esta corrida foi a primeira noturna na história da Fórmula E, à 70.ª corrida na história da categoria. A experiência repete-se amanhã, com uma sessão de qualificação diurna antes da corrida à noite. Hoje, atrás de Nick de Vries, terminaram Edoardo Mortara (Venturi) e Mitch Evans (Jaguar).

A Bola
 
Última edição:
FÉLIX DA COSTA 'PROMOVIDO' AO PÓDIO EM DIRIYAH

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António Félix da Costa, mais de uma hora depois do final da corrida, foi 'promovido' ao pódio do segundo ePrix do Mundial de 2021 da Fórmula E. O piloto português da DS Techeetah terminou-o na 4.ª posição, na pista, mas o 3.º, o companheiro de equipa, Jean-Éric Vergne (e mais quatro pilotos) foi penalizado em 24 segundos pela não ativação do dois 'Attack Modes' (obrigatórios) e, depois de somado esse tempo, baixou para 12.º. A falha deveu-se à bandeira de vermelha que colocou ponto final na ação cerca de 3 minutos antes de cumpridos os 45 minutos regulamentares...

Para Félix da Costa, o campeão em título, somou o 12.º pódio na Fórmula E somou os primeiros pontos (15) no campeonato. O holandês Nyck de Vries, da Mercedes, lidera-o, com 31 pontos, o português da DS Techeetah é 5.º, com 15.

Classificação final

1.º Sam Bird, Jaguar, 29 voltas
2.º Robin Frijns, Virgin, +2,194 s
3.º António Félix da Costa, DS Techeetah, +6,900 s
4.º Sérgio Sette Câmara, Dragon/Penske, +12,817 s
5.º Nico Müller, Dragon/Penske, +13,924 s
6.º Oliver Turvey, NIO 333, +15,523 s
7.º Oliver Rownland, Nissan, +16,389 s
8.º Lucas di Grassi, Audi, +19,885 s
9.º Nyck de Vries, Mercedes, +22,482 s
10.º Pascal Wehrlein, Porsche, +25,395 s
11.º André Lotterer, Porsche, +27,257 s
12.º Jean-Éric Vergne, DS Techeetah, +28,846 s
13.º Stoffel Vandoorne, Mercedes, +29,112 s
14.º Nick Cassidy, Virgin, +33,079 s
15.º Alexander Sims, Mahindra, +43,885 s
16.º Norman Nato, Venturi, +48,192 s
17.º René Rast, Audi , +1.06,254 m
18.º Tom Blomqvist, NIO 333, +1.09,508 m

A Bola
 
FURO ‘TRAMA’ FÉLIX DA COSTA EM ROMA

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A DS Techeetah, na estreia do E-TENSE FE21, ganhou a terceira ronda do Mundial de Fórmula E. Conseguiu-o com o piloto francês Jean-Éric Vergne, o campeão de 2017-18 e 2018-19, que somou a primeira vitória da temporada e a 10.ª na categoria, em 70 ePrix... O ex-F1 arrancou da 5.ª posição da grelha de partida e beneficiou do abandono de Lucas di Grassi (Audi), devido a avaria na transmissão, o brasileiro com que lutava pela 1.ª posição na primeira das duas corridas em Roma, Itália, programadas para este fim de semana.

O português António Félix da Costa arrancou da 18.ª posição da grelha, após qualificação modesta, e abandonou a 7 minutos da bandeira de xadrez, na sequência de furo. Então, encontrava-se na 11.ª posição, ‘à porta’ dos pontos. Amanhã, às 12h04, na versão nova do Circuito Citadino dell’EUR, com 3,385 km e 19 curvas em vez de 2,849 km e 21 curvas, corrida 2 do fim de semana do Mundial na capital italiana, também com 45 minutos (mais uma volta).

Hoje, a chuva que caiu antes do ePrix obrigou a arranque atrás do ‘Safety Car’ pilotado por Bruno Correia, que também concluiu a corrida à frente dos monolugares elétricos… O incidente com Lucas di Grassi originou confusão no ‘meio do pelotão’, com despiste de Stoffel Vandoorne (Mercedes-EQ) a colocar fora de prova o segundo carro da marca da estrela (Nyck de Vries) e a deixar demasiados destroços na pista, facto que obrigou à intervenção do carro de segurança novo – em Roma, estreia do Mini Electric Pacesetter (180 cv) baseado no Cooper SE, o compacto elétrico comercializado pela marca britânica propriedade da BMW.

Classificação

1.º Jean-Éric Vergne, DS Techeetah, 24 voltas
2.º Sam Bird, Jaguar, +0,461 s
3.º Mitch Evans, Jaguar, +0,756 s
4.º Robin Frijns, Virgin, +1,034 s
5.º Sébastien Buemi, Nissan, +3,142 s
6.º René Rast, Audi, +3,534 s
7.º Pascal Wehrlein, Porsche, +3,918 s
8.º Alexander Lynn, Mahindra, +5,720 s
9.º Maximilian Günther, BMW I, +18,296 s
10.º Nick Cassidy, Virgin, +18,763 s
11.º Tom Blomqvist, NIO 333, +19,089 s
12.º Norman Nato, Venturi, +20,045 s
13.º Oliver Rowland, Nissan, +20,270 s
14.º Nico Müller, Dragon/Penske, +21,155 s
15.º Sérgio Sette Câmara, Dragon/Penske, +22,987 s

Mundial (‘top-10’)

1.º Sam Bird, 43 pontos
2.º Robin Frijns, 34 pontos
3.º Nyck de Vries, 32 pontos
4.º Mitch Evans, 31 pontos
5.º Jean-Éric Vergne, 25 pontos
6.º René Rast, 21 pontos
7.º Edoardo Mortara, 18 pontos
8.º Pascal Wehrlein, 17 pontos
9.º António Félix da Costa, 15 pontos
10.º Oliver Rowland, 15 pontos

A Bola
 
MERCEDES TAMBÉM GANHA NA FÓRMULA E

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A marca alemã não ganha corridas apenas na Fórmula 1, que domina desde 2014. No segundo ePrix da segunda etapa do primeiro Mundial de Fórmula E, em Roma, Itália, no Circuito Citadino dell’EUR, vitória de Stoffel Vandoorne, da Mercedes-EQ, escuderia que somou o segundo triunfo em quatro corridas na Época 7 do campeonato de monolugares elétricos. O belga, que também é piloto de testes da heptacampeã Mercedes-AMG, ganhou pela segunda vez na categoria e ‘acelerou’ para 4.º na classificação, a 10 pontos de Sam Bird, da Jaguar, que abandonou a corrida após uma colisão.

O campeão em título da Fórmula E, António Félix da Costa, não conseguiu melhor do que uma 15.ª posição na sessão de qualificação, realizada com a pista molhada (o neozelandês Nick Cassidy, da Virgin, garantiu a ‘pole position’), mas exibiu-se muito melhor na corrida, a segunda do português aos comandos da versão nova do DS Techeetah (E-TENSE FE21), monolugar que a equipa estreou em Roma, acabando em 7.º e somando mais seis pontos para as ‘contas’ de campeonato que tem os próximos dois ePrix programados para o fim de semana de 24 e 25 de abril, no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, Espanha.

Classificação
1.º Stoffel Vandoorne, Mercedes-EQ, 23 voltas
2.º Alexander Sims, Mahindra, +0,666 s
3.º Pascal Wehrlein, Porsche, +2,346 s
4.º Edoardo Mortara, Venturi, +5,018 s
5.º Maximilian Günther, BMW i, +5,305 s
6.º Mitch Evans, Jaguar, +5,671 s
7.º António Félix da Costa, DS Techeetah, +6,133 s
8.º Sébastien Buemi, Nissan, +9,795 s
9.º Tom Blomqvist, NIO 333, +12,032 s
10.º Nico Müller, Dragon/Penske, +12,872 s
11.º Jean-Éric Vergne, DS Techeetah, +15,676 s
12.º Sérgio Sette Câmara, Dragon/Penske, +16,009 s
13.º Jane Dennis, BMW I, +16,352 s
14.º Oliver Turvey, NIO 333, +17,134 s
15.º André Lotterer, Porsche, +17,838 s
16.º Oliver Rowland, Nissan, +21,140 s
17.º Robin Frijns, Virgin, +43,103 s

Mundial de Pilotos (‘top-10’)
1.º Sam Bird, 43 pontos
2.º Mitch Evans, 39 pontos
3.º Robin Frijns, 34 pontos
4.º Stoffel Vandoorne, 33 pontos
5.º Nyck de Vries, 32 pontos
6.º Pascal Wehrlein, 32 pontos
7.º Edoardo Mortara, 30 pontos
8.º Jean-Éric Vergne, 25 pontos
9.º Alexander Sims, 24 pontos
10.º António Félix da Costa, 21 pontos

Mundial de Equipas (‘top-5’)
1.º Jaguar, 82 pontos
2.º Mercedes-EQ, 65 pontos
3.º DS Techeetah, 46 pontos
4.º Virgin, 37 pontos
5.º Porsche, 32 pontos

A Bola
 
FÉLIX DA COSTA NA PRIMEIRA LINHA EM VALÊNCIA

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António Félix da Costa, em DS Techeetah, iniciou bem a terceira etapa do Mundial de Fórmula E, com duas corridas no Ricardo Tormo, em Valência, que recebeu adaptação de forma a aproximar-se o mais possível dos circuitos citadinos que integram o ‘mapa’ do campeonato de monolugares elétricos.

O português, na qualificação para o 5.º ePrix da temporada, esta tarde, foi o mais rápido no Grupo 2 (1.26,870 s) e, na Super Pole, sessão que reúne os seis mais rápidos da fase de grupos e arruma as primeiras três linhas da grelha de partida, conseguiu o segundo melhor tempo (1.26,552 s), apenas a 0,028 s do belga Stoffel Vandoorne, da Mercedes-EQ, o autor da ‘pole position’.

Félix da Costa, campeão em título e 10.º no Mundial de 2021, com 24 pontos, menos 19 do que o comandante Sam Bird (Jaguar), encontra-se em boa posição para somar pontos muito importantes na luta pelo título. O britânico conseguiu só o 21.º registo e o francês Jean-Éric Vergne, parceiro do português na DS Techeetah, não foi além do 13.º.

A corrida com 45 minutos (mais uma volta) no circuito com 3,376 km e 15 tem início marcado para as 14h04.

A Bola
 
Félix da Costa deixa escapar vitória em Valência de forma dramática

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António Félix da Costa viveu este sábado uma prova surreal em Valência, na quinta etapa do campeonato de Fórmula E. O português comandou desde início de forma clara, entrou na última etapa na liderança, mas a gestão da energia acabou por se revelar fundamental, fazendo o português terminar apenas no sétimo posto.

O piloto da DS Techeetah ainda passou a linha de meta com 1% de energia disponível, mas teve de levantar o pé e acabou por ser sucessivamente ultrapassado. Note-se que Félix da Costa não foi a única 'vítima' destes problemas, já que apenas mais onze pilotos conseguiram acabar entre abandonos e penalizações.

O triunfo, refira-se, foi para Nyck De Vries, à frente de Nico Mueller e Stoffel Vandoorne.

Record
 
FÉLIX DA COSTA PERDE PONTOS EM VALÊNCIA

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Piloto da DS Techeetah terminou corrida louca sem energia na bateria do DS E-TENSE FE21 e direção da corrida desclassificou-o depois do ePrix


A suspeita confirmou-se! Algum tempo depois do final da ronda 5 do Mundial de 2021, no Circuito Ricardo Tormo, em Cheste (Valência), a direção de corrida, após analisar a energia consumida por todos os pilotos no ePrix com 45 minutos (mais uma volta), que António Félix da Costa dominou (quase) de fio a pavio, desclassificou o português.

Félix da Costa iniciou a corrida da ‘pole’, mas acabou-a na 7.ª posição, depois de iniciar a volta final na 1.ª, por falta de energia. As quatro intervenções do Safety Car conduzido pelo português Bruno Correia eliminaram 20 dos 50 kWh nas baterias dos monolugares elétricos e tornaram a corrida numa espécie de ‘lotaria’

A direção da corrida desclassificou mais quatro pilotos, incluindo o ex-líder do Mundial Sam Bird (Jaguar). Assim, legalmente, acabaram o ePrix apenas nove pilotos! Amanhã, ronda 6 de temporada com 15, outra vez no Ricardo Tormo.

Classificação corrigida

1.º Nick de Vries, Mercedes-EQ, 24 voltas
2.º Nico Müller, Dragon/Penske, a 13,128 s
3.º Stoffel Vandoorne, Mercedes-EQ, a 24,886 s
4.º Nick Cassidy, Virgin, a 36,903 s
5.º René Rast, Audi, a 51,650 s
6.º Robin Frijns, Virgin, a 52,985 s
7.º Lucas di Grassi, Audi, a 2.11,946 m
8.º Jake Dennis, BMW, a 3.07,061 m
9.º Jean-Éric Vergne, DS Techeetah, a 4.19,582 m

A Bola
 
FÉLIX DA COSTA NÃO PONTUA EM VALÊNCIA

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Na ronda três da temporada na Fórmula E, no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, fim de semana para esquecer para o campeão em título, o português António Félix da Costa. Ontem, o piloto português da DS Techeehat, depois de arrancar da ‘pole position’, terminou a corrida na 7.ª posição, mas acabou desclassificado por utilização excessiva de energia. Hoje, outra mão cheia de problemas e, no final, apenas 22.º, depois de arrancar de 12.º e passar pela 7.ª posição no sexto ePrix do campeonato!

Félix da Costa, depois de realizadas seis das 15 corridas do campeonato, é apenas 14.º no Mundial, com 24 pontos, menos 33 do que o primeiro da tabela, o holandês Nyck de Vries, da Mercedes-EQ, que venceu ontem e, hoje, foi apenas 16.º. Segue-se o ePrix do Mónaco, no circuito citadino de Monte Carlo, a 8 de maio.

Na 6.ª ronda da primeira edição do Mundial de Fórmula 1, vitória do ‘rookie’ (estreante) Jack Dennis, da BMW i Andretti (na imagem). O britânico de 26 anos, depois de somar os primeiros pontos no campeonato na véspera (8.º), somou a ‘pole position’ ao triunfo na corrida com 45 minutos (mais uma volta). É o 19.º vencedor na categoria em 75 corridas. André Lotterer (Porsche) terminou na 2.ª posição e Alex Lynn (Mahindra) na 3.ª.

A Bola
 
FÉLIX DA COSTA NA 'POLE' NO EPRIX DO MÓNACO

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António Félix da Costa garantiu a 1.ª posição na grelha de partida para o ePRix do Mónaco, ronda sete da temporada oito do Mundial de Fórmula E, campeonato que o português ganhou no ano passado. O piloto da DS Techeetah, na ‘Super Pole’, sessão que reúne apenas os seis mais rápidos da qualificação, foi o mais veloz, com 1.31,317 m na volta aos 3,320 km do circuito citadino de Monte Carlo, pela primeira vez (quase) igual ao do Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1 – nas três edições anteriores da corrida, os monolugares elétricos percorriam pista que tinha apenas 1,765 km.

A corrida com 45 minutos (mais uma volta) tem início marcado para as 15h00. Félix da Costa é 'apenas' 14.º no Mundial, com 24 pontos, menos 33 do que o comandante do campeonato, Nyck de Vries, da Mercedes-EQ. Na ‘Super Pole’, 2.ª posição para Robin Frijns, da Virgin, a 0,012 s do piloto português. É a sexta ‘pole position’ do português na Fórmula E, primeira em 2021. Atrás, qualificaram-se Micth Evans (Jaguar, +0,051 s), Jean-Éric Vergne (DS Techeetah, +0,059 s), Maximilian Günther (BMW i, +0,722 s) e Oliver Rowland (Nissan, sem tempo).

Nyck de Vries não conseguiu melhor do que o 23.º registo entre 24 concorrentes.

A Bola
 
FÉLIX DA COSTA GANHA NO MÓNACO!

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António Félix da Costa venceu a ronda sete do Mundial de Fórmula E, ganhando na categoria pela sexta vez (primeira na Época 7). O piloto português da DS Techeetah, o campeão em título, superiorizou-se à (muita) concorrência na quarta edição ePrix do Mónaco, no circuito citadino de Monte Carlo, este ano (quase) igual ao do Grande Prémio mais famoso da Fórmula 1 (3,320 km em vez dos 1,765 km utilizados nas três passagens anteriores do campeonato de monolugares elétricos pelo Principado).


Félix da Costa, na qualificação, também foi o mais veloz na Super Pole, que reúne os seis pilotos mais rápidos da sessão e arruma as primeiras três linhas da grelha de partida, conseguindo a sexta ‘pole position’ na Fórmula E. Na corrida com 45 minutos (mais uma volta), o português esteve sempre na frente (ou entre os homens da frente) e garantiu a vitória e o 13.º pódio no campeonato (o segundo de 2021) apenas na última volta do ePrix, após ultrapassagem espetacular a Mitch Evans (Jaguar), na travagem para a curva depois do túnel mais famoso de Monte Carlo.



Este resultado 'projetou' o piloto português de 14.º para quarto no Mundial. Félix da Costa, com a Super Pole (3 pontos) e a vitória (25), totaliza 52 pontos, menos 10 do que Robin Frijns (Virgin), o segundo no Mónaco, que sucedeu ao compatriota Nyck de Vries (Mercedes-EQ) no topo do Mundial de Pilotos – o segundo abandonou, a exemplo do companheiro de equipa Stoffel Vandoorne, e ambos perderam lugares na classificação de campeonato competitivo e equilibrado.



A próxima etapa da temporada, com dois ePrix no programa, realizar-se-á em Puebla, no México, a 19 e 20 de junho.


Classificação

1.º António Félix da Costa, DS Techeetah, 26 voltas
2.º Robin Frijns, Virgin Racing, +2,848 s
3.º Mitch Evans, Jaguar Racing, +2,872 s
4.º Jean-Éric Vergne, DS Techeetah, +3,120 s
5.º Maximilian Günther, BMW i Andretti, +3,120 s
6.º Oliver Rowland, Nissan e-dams, +3,865 s
7.º Sam Bird, Jaguar Racing, +4,150 s
8.º Nick Cassidy, Virgin Racing, +4,752 s
9.º André Lotterer, Porsche, +5,503 s
10.º Alexander Lynn, Mahindra, +5,759 s
11.º Lucas di Grassi, Audi m +6,225 s
12.º Sébastien Buemi, Nissan e-dams, +6,567 s
13.º Edoardo Mortara, Venturi Racing, +7,097 s
14.º Norman Nato, Venturi Racing, +8,507 s
15.º Tom Blomqvist, NIO 333, +9,240 s
16.º Sérgio Sette Câmara, Dragon/Penske, +9,499 s
17.º Jake Dennis, BMW i Andretti, +9,822 s
18.º Nico Müller, Dragon/Penske, +11,450 s
19.º Oliver Turvey, NIO 333, 12,067 s

A Bola
 
FÓRMULA E EM NOVA IORQUE: FÉLIX DA COSTA 13.º NA QUALIFICAÇÃO PARA A CORRIDA 1

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António Félix da Costa, no DS Techeetah #13, na qualificação para a corrida 1 do fim de semana do Mundial de Fórmula E em Nova Iorque, conseguiu o 13.º melhor registo, com 1.10,158 m na volta aos 2,320 km do Circuito Citadino de Brooklyn. Nick Cassidy, neozelandês da Virgin Racing, garantiu a 1.º posição na de partida para a ronda 10 da temporada, vencendo a Superpole que reuniu os seis pilotos mais rápidos da fase de grupos.

O português, por encontrar-se no topo da classificação do campeonato (3.º, a 12 pontos de Edoardo Mortara), integrou o Grupo 1 da qualificação, e foi o segundo mais rápido dos seis pilotos em pista na primeira das quatro séries, a 0,093 s de Robin Frijns (Virgin Racing), 2.º no campeonato, com mais dois pontos do que Félix da Costa.

Os regulamentos da Fórmula E não facilitam a vida aos pilotos e a vantagem na classificação do Mundial representa uma desvantagem na qualificação. Prova-o, também, o resultado do suíço que lidera o campeonato, o mais lento do Grupo 1 e de toda a sessão, por isso não conseguindo melhor do que a 24.ª posição (a última!) na de partida.

A corrida com 45 minutos (mais uma volta) tem início marcado para as 21h34 e o objetivo de António Félix da Costa é terminar no ‘top-10’, de forma a somar mais pontos importantes para as contas finais do Mundial. Na de partida, melhores classificados do que o piloto português no campeonato, apenas Robin Frijns.



Resultados da qualificação e de partida provisória

1.º Nick Cassdiy, Virgin Racing, 1.09,338 m
2.º Jean-Éric Vergne, DS Techeetah, 1.09,499 m
3.º Alex Lynn, Mahindra Racing, 1.09,538 m
4º.º Maximilian Günther, BMW i, 1.09,614 m
5.º Sébastien Buemi, Nissan e-dams, 1.09,713 m
6.º Pascal Wehrlein, Porsche, 1.09,752 m
7.º Lucas di Grassi, Audi, 1.09,759 m
8.º Oliver Rowland, Nissan e-dams, 1.09,891 m
9.º Alexander Sims, Mahindra Racing, 1.09,892 m
10.º André Lotterer, Porsche, 1.10,028 m
11.º Robin Frijns, Virgin Racing, 1.10,063 m
12.º Sérgio Sette Câmara, Dragon-Penske 1.10,147 m
13.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, DS TECHEETAH, 1.10,158 m
14.º Oliver Turvey, NIO 333, 1.10,181 m
15.º Jack Dennis, BMW i, 1.10,239 m
16.º Mitch Evans, Jaguar, 1.10,526 m
17.º Tom Blomqvist, NIO 333, 1.10,530 m
18.º Nyck de Vries, Mercedes-EQ, 1.10,581 m
19.º Norman Nato, Venturi Racing, 1.10,658 m
20.º Sam Bird, Jaguar, 1.10,934 m
21.º Stoffel Vandoorne, Mercedes-EQ, 1.10,952 m
22.º Joel Eriksson, Dragon-Penske, 1.11,036 m
23.º René Rast, Audi, 1.11,271 m
24.º Edoardo Mortara, Venturi Racing, 1.11,690 m

A Bola
 
FÉLIX DA COSTA 12.º EM NOVA IORQUE

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O piloto português António Félix da Costa, da DS Techeetah, terminou a ronda 10 do Mundial de Fórmula E na 12.ª posição, depois de iniciá-la na 13.ª, falhando o objetivo de somar pontos. Ganhou o alemão Maximilian Günther, da BMW, o 10.º vencedor em 10 corridas, em 2020-2021!

Este resultado na primeira das duas corridas do fim de semana no Circuito Citadino de Brooklyn, Nova Iorque (EUA), provocou uma queda (ligeira) na classificação do Mundial, de 3.º para 5.º, mas Félix da Costa mantém-se a 12 pontos do comandante da classificação de pilotos, o suíço Edoardo Mortara, da Venturi, que foi apenas 14.º no e-Prix de hoje.

Amanhã, ronda 11 de campeonato com 15 (depois de Nova Iorque, dois e-Prix em Londres e dois em Berlim). A corrida de 45 minutos (mais uma volta) tem início marcado para as 21h34 e antecede-a uma sessão de qualificação.

Classificação:

1.º Maximilian Günther, BMW i Andretti Motorsport, 38 voltas
2.º Jean-Éric Vergne, DS Techeetah, +2,072 s
3.º Lucas di Grasi, Audi Sport ABT Schaeffler, +2,832 s
4.º Nick Cassidy, Envision Virgin Racing, +4,623 s
5.º Robin Frijns, Envision Virgin Racing, +5,239 s
6.º Sébastien Buemi, Nissan e.dams, +6,370 s
7.º Oliver Rowland, Nissan e.dams, +6,581 s
8.º André Lotterer, TAG Heuer Porsche, +7,826 s
9.º Sam Bird, Jaguar Racing, +8,489 s
10.º René Rast, Audi Sport ABT Schaeffler, +11,917 s
11.º Alexander Lynn, Mahindra Racing, +14,912 s
12.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, DS TECHEETAH, +15,289 s
13.º Nyck de Vries, Mercedes-EQ, +27,523 s
14.º Edoardo Mortara, Venturi Racing, +27,698 s
15.º Norman Nato, Venturi Racing, +28,472 s
16.º Tom Blomqvist, NIO 333, +28,746 s
17.º Joel Eriksson, Dragon/Penske Autosport, +41,106 s
18.º Sérgio Sette Câmara, Dragon/Penske, +49,849 s

A Bola
 
FÓRMULA E: FÉLIX DA COSTA 7.º NA QUALIFICAÇÃO PARA A CORRIDA 2 DE NOVA IORQUE

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António Félix da Costa, no DS E-Tense FE21 #13, conseguiu a 7.ª posição na sessão de qualificação para a ronda 11 do Mundial de Fórmula E, percorrendo os 2,320 km do Circuito Citadino de Brooklyn em 1.09,052 m, tempo muitíssimo melhor do que o registado na véspera, que valeu apenas a 13.ª posição na de partida para a corrida 1 da etapa nova-iorquina da temporada 2020-2021, onde o piloto da DS Techeetah não foi além de 12.º e não somou quaisquer pontos.

Félix da Costa, outra vez posicionado no Grupo 1 da qualificação, que reúne os seis melhores classificados do campeonato, mas é, tradicionalmente, o mais lento dos quatro da sessão, falhou o apuramento para a Superpole apenas por 0,014 s, por isso não podendo lutar pela «pole position», nem por posição nas três primeiras linhas da de partida. Venceu-a Sam Bird, da Jaguar Racing, que derrotou o companheiro de equipa Mitch Evans por 0,090 s. Para o britânico, 6.ª «pole» da carreira na Fórmula E (1.ª em 2020-2021). Para a escuderia inglesa, 3.ª «pole» no campeonato de monolugares elétricos.

Para o português, menos mal. Todos os pilotos à frente de Félix da Costa na classificação do Mundial (quatro), qualificaram-se pior, nomeadamente os dois que partilham a liderança (Mortara 14.º e Frijns 21.º), o que cria muito boas expectativas para a corrida, no que respeita às contas de campeonato cada vez mais equilibrado, tão grande é o número de pilotos na corrida ao título da Época 7. Nas primeiras 10 corridas da temporada, recordamo-lo, 10 vencedores! António ganhou a ronda 7, no Mónaco.

No Mundial, antes da corrida com 45 minutos (mais uma volta) que tem início marcado para as 13h34, Félix da Costa é 5.º, com 60 pontos, menos um do que René Rast (11.º na qualificação), menos oito do que Jean-Éric Vergne (24.º, após avaria técnica impedir qualquer volta rápida...) e menos 12 do que Robin Frijns e Edoardo Mortara.

Resultados e de partida provisória:

SUPERPOLE


1.º Sam Bird, Jaguar Racing, 1.08,572 m
2.º Mitch Evans, Jaguar Racing, +0,090 s
3.º Nick Cassidy, Envision Virgin Racing, +0,091 s
4.º Pascal Wehrlein, TAG Heuer Porsche, +0,246 s
5.º Sérgio Sette Câmara, Dragon/Penske Autosport, +0,416 s
6.º André Lotterer, TAG Heuer Porsche, +0,629 s

QUALIFICAÇÃO

7.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, DS Techeetah, 1.09,052 m
8.º Alexander Lynn, Mahindra Racing, +0,114 s
9.º Alexander Sims, Mahindra Racing, +0,177 s
10.º Norman Nato, Rockit Venturi Racing, +0,184 s
11.º René Rast, Audi Sport ABT Schaeffler, +0,204 s
12.º Lucas di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, +0,276 s
13.º Sébastien Buemi, Nissan e.dams, +0,287 s
14.º Edoardo Mortara, Rockit Venturi Racing, 0,341 s
15.º Joel Eriksson, Dragon/Penske Autosport, +0,443 s
16.º Oliver Rowland, Nissan e.dams, +0,447 s
17.º Oliver Turvey, NIO 333, +0,568 s
18.º Tom Blomqvist, NIO 333, +0,597 s
19.º Jake Dennis, BMW i Andretti Motorsport, +0,917 s
20.º Stoffel Vandoorne, Mercedes-EQ, +1,037 s
21.º Robin Frijns, Envision Virgin Racing, +1,289 s
22.º Nyck de Vries, Mercedes-EQ, +1,547 s
23.º Maximilian Günther, BMW i Andretti Motorsport, +1,585 s
24.º Jean-Éric Vergne, DS Techeetah, sem tempo

A Bola
 
FÉLIX DA COSTA NO PÓDIO EM NOVA IORQUE

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António Félix da Costa, piloto da DS Techeetah, terminou o segundo e-Prix de Nova Iorque, na ronda do Mundial de Fórmula E nos EUA, na 3.ª posição. É o 14.º pódio do português no campeonato de elétricos e o 3.º em 2021. Este resultado permitiu-lhe ascender à 2.ª posição no Mundial que venceu em 2020, apenas a 5 pontos de Sam Bird, o britânico da Jaguar que venceu a corrida de hoje no Circuito Citadino de Brooklyn.

Ontem, recorda-se, Félix da Costa não tinha pontuado, depois de qualificar-se em 13.º e acabar a corrida com 45 minutos (mais uma volta) na 12.ª posição. Hoje, o português foi o 7.º mais rápido na sessão que arrumou a de partida e, depois, no e-Prix, protagonizou recuperação importante para a ambição de renovar o título mundial


Classificações

1.º Sam Bird, Jaguar Racing, 37 voltas
2.º Nick Cassidy, Envision Virgin Racing, +4,167 s
3.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, DS Techeetah, +4,840 s
4.º Pascal Werhlein, TAG Heuer Porsche, +7,154 s
5.º André Lotterer, TAG Heuer Porsche, +7,762 s
6.º Alexander Sims, Mahindra Racing, +16,286 s
7.º Norman Nato, Rokit Venturi Racing, +24,983 s
8.º Robin Frijns, Envision Virgin Racing, +25,084 s
9.º Alexander Lynn, Mahindra Racing, +25,405 s
10.º Maximilian Günther, BMW i Andretti Motorsport, +26,009 s
11.º Sérgio Sette Câmara, Dragon/Penske Autosport, +26,341 s
12.º Stoffel Vandoorne, Mercedes-EQ, +30,781 s
13.º Mitch Evans, Jaguar Racing, +30,957 s
14.º Lucas di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, +31,970 s
15.º Sébastien Buemi, Nissan e.dams, +32,985 s
16.º Jake Dennis, BMW i Andretti Motorsport, +35,924 s
17.º Edoardo Mortara, Rokit Venturi Racing, +35,924 s
18.º Nyck de Vries, Mercedes-EQ, +36,339 s
19.º Oliver Rowland, Nissan e.dams, +51,384 s
20.º René Rast, Audi Sport ABT Schaeffler, +59,694 s
21.º Tom Blomqvist, NIO 333, +1.05,327 s
22.º Joel Eriksson, Dragon/Penske Autosport, +1.07,701 s

Mundial de Pilotos

1.º Sam Bird, 81 pontos
2.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, 76 pontos
3.º Robin Frijns, 76 pontos
4.º Edoardo Mortara, 72 pontos
5.º Nick Cassidy, 70 pontos
6.º Jean-Éric Vergne, 68 pontos
7.º René Rast, 61 pontos
8.º Mitch Evans, 60 pontos
9.º Pascal Wehrlein, 60 pontos
10.º Nyck de Vries, 59 pontos
11.º Oliver Rowland, 59 pontos
12.º Lucas di Grassi, 54 pontos
13.º Stoffel Vandoorne, 54 pontos
14.º Jake Dennis, 54 pontos
15.º Maximilian Günther, 54 pontos
16.º Alexander Sims, 44 pontos
17.º Alexander Lynn, 34 pontos
18.º André Lotterer, 32 pontos
19.º Nico Müller, 30 pontos
20.º Sébastien Buemi, 20 pontos
21.º Norman Nato, 18 pontos
22.º Oliver Turvey, 13 pontos
23.º Sérgio Sette Câmara, 12 pontos
24.º Tom Blomqvist, 5 pontos
25.º Joel Eriksson, 0 pontos

Mundial de Equipas

1.º Envision Virgin Racing, 146 pontos
2.º DS Techeetah, 144 pontos
3.º Jaguar Racing, 141 pontos
4.º Audi Sport ABT Schaeffler, 115 pontos
5.º Mercedes-EQ, 113 pontos
6.º BMW i Andretti Motorsport, 108 pontos
7.º TAG Heuer Porsche, 92 pontos
8.º Rokit Venturi Racing, 89 pontos
9.º Nissan e.dams, 79 pontos
10.º Mahindra Racing, 78 pontos
11.º Dragon/Penske Autosport, 42 pontos
12.º NIO 333, 18 pontos

A Bola
 
FÉLIX DA COSTA NA PRIMEIRA LINHA EM BERLIM

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No Mundial de Fórmula E, é o fim de semana de todas as decisões. Em Berlim, Alemanha, num circuito com 2,335 km e 10 curvas desenhado à medida do campeonato de monolugares elétricos no Aeroporto de Tempelhof, infraestrutura aeroportuária histórica já desativada, ponto final na Época 7, com as corridas 14 e 15 da temporada. Matematicamente, 18 dos 24 pilotos estão na luta pelo título que António Félix da Costa venceu no ano passado, incluindo o português da DS Techeetah, 5.º, com 80 pontos, menos 15 do que o holandês Nyck de Vries, da Mercedes-EQ. Apenas 17 pontos separam os primeiros seis classificados...

Para a primeira corrida, hoje, às 13:00 horas, com a duração habitual (45 minutos, mais uma volta), Félix da Costa qualificou-se muito bem, garantindo uma posição na primeira linha da grelha de partida, ao lado do companheiro de equipa Jean-Éric Vergne, que conseguiu a «pole position» com 1.06,277 m. O português foi 0,073 s mais lento do que o francês na Super Pole, a sessão que reúne os seis mais rápidos na qualificação.

A qualificação, cumprindo-se a tradição, é determinante para os resultados nas corridas. Por isso, mau início de fim de semana para Robin Frijns (Virgin), segundo no Mundial e apenas 23.º na sessão, Nyck de Vries (19.º), Sam Bird (Jaguar, 15.º) e Jake Dennis (BMW, 8.º), os pilotos à frente de António Félix da Costa no campeonato. Vergne, que conseguiu a 13.ª «pole» na Fórmula E, é 10.º na classificação, com 72 pontos, menos oito do que o português.

Amanhã, última corrida da Fórmula E em 2021 (14:30 horas), após sessão de qualificação nova. O ano passado, o campeonato decidiu-se em Berlim, com programa de seis corridas em Tempelhof. Félix da Costa, ganhando as duas primeiras, sagrou-se campeão.

A Bola
 
FÓRMULA E: TÍTULOS DECIDEM-SE AMANHÃ

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Os resultados da penúltima corrida do Mundial de Fórmula E, em Berlim, na Alemanha, adiaram para amanhã (14.30 horas), para o último ePrix de 2021, as decisões sobre os títulos de equipas e pilotos. António Félix da Costa, campeão no ano passado, acabou os 45 minutos (mais uma volta) em 7.º, depois de arrancar da 2.ª posição da grelha de partida, e mantém-se na corrida à vitória no campeonato. Podendo somar-se ainda um máximo de 30 pontos, o português é 7.º, a nove pontos do primeiro na classificação, o holandês Nyck de Vries, da Mercedes-EQ (apenas 22.º na prova de hoje).

O brasileiro Lucas di Grassi, da Audi, venceu a ronda 14 da temporada, à frente do suíço Edoardo Mortara, da Venturi, e do neozelandês Mitch Evans, da Jaguar, a marca que lidera a classificação por equipas, com mais cinco pontos do que a bicampeã DS Techeetah, de António Félix da Costa e Jean-Éric Vergne. Amanhã, para o ponto final na temporada, configuração nova do circuito com 2,335 km e 10 curvas desenhado à medida do campeonato de monolugares elétricos no Aeroporto de Tempelhof, com os pilotos a percorrerem-no no sentido inverso ao de hoje.

Classificação

1.º Lucas di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, 38 voltas
2.º Edoardo Mortara, Rokit Venturi Racing, +0,141 s
3.º Mitch Evans, Jaguar Racing, +5,499 s
4.º Norman Nato, Rokit Venturi Racing, +5,589 s
5.º Jake Dennis, BMW i Andretti Motorsport, +5,830 s
6.º Jean-Éric Vergne, DS Techeetah, +6,411 s
7.º António Félix da Costa, DS Techeetah, +6,777 s
8.º Maximilian Günther, BMW i Andretti Motorsport, +7,562 s
9.º René Rast, Audi Sport ABT Schaeffler, +7,798 s
10.º André Lotterer, TAG Heuer Porsche, +14,124 s
11.º Sébastien Buemi, Nissan e.dams, +15,546 s
12.º Stoffel Vandoorne, Mercedes-EQ, +16,214 s
13.º Oliver Rowland, Nissan e.dams, +16,814 s
14.º Nick Cassidy, Envision Virgin Racing, +16,917 s
15.º Robin Frijns, Envision Virgin Racing, +21,278 s
16.º Joel Eriksson, Dragon/Penske Autosport, 23,666 s
17.º Alexander Sims, Mahindra Racing, +29,019 s
18.º Sérgio Sette Câmara, Dragon/Penske Autosport, +30,962 s
19.º Oliver Turvey, NIO 333, +33,199 s
20.º Alexander Lynn, Mahindra Racing, +33, 438 s
21.º Pascal Wehrlein, TAG Heuer Porsche, +33,438 s
22.º Nyck de Vries, Mercedes-EQ, +1 volta

Mundial de Pilotos

1.º Nyck de Vries, 95 pontos
2.º Edoardo Mortara, 92 pontos
3.º Jake Dennis, 91 pontos
4.º Mitch Evans, 90 pontos
5.º Robin Frijns, 89 pontos
6.º Lucas di Grassi, 87 pontos
7.º António Félix da Costa, 86 pontos
8.º Sam Bird, 81 pontos
9.º Jean-Éric Vergne, 80 pontos
10.º Alexander Lynn, 78 pontos
11.º Nick Cassidy,76 pontos
12.º René Rast, 75 pontos
13.º Pascal Wehrlein, 71 pontos
14.º Maximilian Günther, 66 pontos
15.º Stoffel Vandoorne, 63 pontos
16.º Oliver Rowland, 59 pontos
17.º André Lotterer, 46 pontos
18.º Alexander Sims, 44 pontos
19.º Nico Müller, 30 pontos
20.º Norman Nato, 29 pontos
21.º Sébastien Buemi, 20 pontos
22.º Sérgio Sette Câmara, 16 pontos
23.º Oliver Turvey, 13 pontos
24.º Tom Blomqvist, 5 pontos

Mundial de Equipas

1.º Jaguar Racing, 171 pontos
2.º DS Techeetah, 166 pontos
3.º Envision Virgin Racing, 165 pontos
4.º Audi Sport ABT Schaeffler, 162 pontos
5.º Mercedes-EQ, 158 pontos
6.º BMW i Andretti Motorsport, 157 pontos
7.º Mahindra Racing, 122 pontos
8.º Rockit Venturi Racing, 121 pontos
9.º TAG Heuer Porsche, 117 pontos
10.º Nissan e.dams, 79 pontos
11.º Dragon/Penske Autosport, 47 pontos
12.º NIO 333, 18 pontos

A Bola
 
NYCK DE VRIES E MERCEDES CAMPEÕES

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A Mercedes não ganha só na Fórmula 1! A marca alemã venceu o primeiro Mundial de Fórmula E, campeonato de monolugares elétricos que ganhou este estatuto apenas este ano, na Época 7. E somou-lhe o título de pilotos, com o holandês Nyck de Vries, vencedor da Fórmula 2 em 2019, a suceder na galeria de campeões a António Félix da Costa.

O piloto português da DS Techeetah, formação que não conseguiu o terceiro título consecutivo de equipas, iniciou a ronda final da época na corrida à vitória, mas não concluiu o 15.º ePrix, devido a colisão com o brasileiro Lucas di Grassi, da Audi, e acabou a temporada na 8.ª posição, com 86 pontos, menos 99 do que o primeiro classificado.

Nyck de Vries terminou a corrida no circuito desenhado no Aeroporto de Tempelhof, em Berlim, na Alemanha, na 8.ª posição, somando pontos mais do que suficientes para proteger a primeira posição no campeonato. O francês Norman Nato, da Venturi, equipa com uma unidade de potência elétrica da… Mercedes, venceu o ePrix, à frente do britânico Oliver Rowland, da Nissan, e do belga Stoffel Vandoorne, da Mercedes.

Nato estreou-se a ganhar na Fórmula E numa época com 11 vencedores em 15 ePrix (!) e 20 pilotos com pódios. Em Berlim, Audi e BMW despediram-se de campeonato com muitas novidades em preparação para 2022, com a admissão de equipas novas e entradas e saídas no «plantel» de pilotos. O «mercado» vive período de movimentação fora do normal, com António Félix da Costa entre os «agitadores», por não existir certeza de continuidade na DS Techeetah, uma formação que também poderá passar por mudanças.


Classificação do ePrix 15

1.º Norman Nato, Rokit Venturi Racing, 36 voltas
2.º Oliver Rowland, Nissan e.dams, +2,270 s
3.º Stoffel Vandoorne, Mercedes-EQ, +2,837 s
4.º André Lotterer, TAG Heuer Porsche, +7,105 s
5.º Alexander Sims, Mahindra Racing, +8,453 s
6.º Pascal Wehrlein, TAG Heuer Porsche, +8,847 s
7.º Sam Bird, Jaguar Racing, +10,473 s
8.º Nyck de Vries, Mercedes-EQ, +11,108 s
9.º René Rast, Audi Sport ABT Schaeffler, +12,189 s
10.º Tom Blomqvist, NIO 333, +12,679 s
11.º Jean-Éric Vergne, DS Techeetah, +13,437 s
12.º Robin Frijns, Envision Virgin Racing, +13,748 s
13.º Alexander Lynn, Mahindra Racing, +14,366 s
14.º Sébastien Buemi, Nissan e.dams, +14,692 s
15.º Maximilian Günther, BMW i Andretti Motorsport, +15,528 s
16.º Joel Eriksson, Dragon/Penske Autosport, +15,940 s
17.º Nick Cassidy, Envision Virgin Racing, +16,306 s
18.º Sérgio Sette Câmara, Dragon/Penske Autosport, +16,961
19.º Oliver Turvey, NIO 333, +21,076 s
20.º Lucas di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, +35,155 s

Mundial de Pilotos

1.º Nyck de Vries, 99 pontos
2.º Edoardo Mortara, 92 pontos
3.º Jake Dennis, 91 pontos
4.º Mitch Evans, 90 pontos
5.º Robin Frijns, 89 pontos
6.º Sam Bird, 87 pontos
7.º Lucas di Grassi, 87 pontos
8.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, 86 pontos
9.º Stoffel Vandoorne, 82 pontos
10.º Jean-Éric Vergne, 80 pontos
11.º Pascal Wehrlein, 79 pontos
12.º Alexander Lynn, 78 pontos
13.º René Rast, 78 pontos
14.º Oliver Rowland, 77 pontos
15.º Nick Cassidy, 76 pontos
16.º Maximilian Günther, 66 pontos
17.º André Lotterer, 58 pontos
18.º Norman Nato, 54 pontos
19.º Alexander Sims, 54 pontos
20.º Nico Müller, 30 pontos
21.º Sébastien Buemi, 20 pontos
22.º Sérgio Sette Câmara, 16 pontos
23.º Oliver Turvey, 13 pontos
24.º Tom Blomqvist, 6 pontos

Mundial de Equipas

1.º Mercedes-EQ, 183 pontos
2.º Jaguar Racing, 172 pontos
3.º DS Techeetah, 170 pontos
4.º Audi Sport ABT Schaeffler, 165 pontos
5.º Envision Virgin Racing, 165 pontos
6.º BMW i Andretti Motorsport, 157 pontos
7.º Rokit Venturi Racing, 146 pontos
8.º TAG Heuer Porsche, 137 pontos
9.º Mahindra Racing, 132 pontos
10.º Nissan e.dams, 97 pontos
11.º Dragon/Penske Autosport, 47 pontos
12.º NIO 333, 18 pontos

A Bola
 
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