F1 - 2023

benfas69

Avensat
Staff member
Administrador
FIA revela calendário definitivo de F1 para 2023

img_920x518$2022_12_07_20_49_54_2071707.png

O Conselho Mundial da Federação Internacional do Automóvel (FIA) revelou esta quarta-feira o calendário para a temporada de 2023 de Fórmula 1, numa lista com 23 Grandes Prémios... sem a presença da China e nenhum substituto para essa data.

Era com grande expectativa que a China reaparecia no calendário provisório para 2023, depois de três anos consecutivos sem marcar presença por 'culpa' da pandemia de Covid-19. Contudo, na última sexta-feira (dia 2), foi oficializado que o GP da China voltaria a estar de fora dos circuitos eleitos para o novo calendário pelo mesmo motivo que a manteve de fora em 2020, 2021 e 2022.

Dada a ausência desta prova no calendário para 2023, previa-se que a FIA introduzisse um outro circuito no lugar da corrida que deveria acontecer no fim de semana entre 14 e 16 de abril, mas o mesmo não se comprovou esta quarta-feira, com o Conselho Mundial da FIA a anunciar o calendário da próxima temporada com um total de 23 provas, seis delas com corridas de 'sprint'.

Recorde-se que o Autódromo Internacional do Algarve (AIA) esteve na lista para ocupar o lugar do Grande Prémio da China, mas ainda não é desta que Portugal voltará a organizar um GP em solo nacional.

Eis o calendário completo da F1 para 2023:

GP do Bahrain, 5 de março
GP da Arábia Saudita, 19 de março
GP da Austrália, 2 de abril
GP do Azerbaijão, 30 de abril
GP de Miami, 7 de maio
GP de Emilia Romagna, 21 de maio
GP do Mónaco, 28 de maio
GP de Espanha, 4 de junho
GP do Canadá, 18 de junho
GP da Áustria, 2 de julho
GP da Grã-Bretanha, 9 de julho
GP da Hungria, 23 de julho
GP da Bélgica, 30 de julho
GP da Holanda, 27 de agosto
GP de Monza, 3 de setembro
GP de Singapura, 17 de setembro
GP do Japão, 24 de setembro
GP do Qatar, 8 de outubro
GP dos Estados Unidos, 22 de outubro
GP do México, 29 de outubro
GP do Brasil, 5 de novembro
GP de Las Vegas, 11 de novembro
GP de Abu Dhabi, 26 de novembro

Record
 
Red Bull revela novo monolugar e acordo com Ford

redbull2023.jpg


redbull20231.jpg


redbull20232.jpg

A Red Bull revelou em direto, de Nova Iorque, o novo monolugar (RB19) para atacarem a nova época do Campeonato do Mundo de Fórmula 1.


A escuderia mostrou a decoração do novo monolugar, que é semelhante em relação ao ano anterior. A principal novidade é o acordo com a Ford para a produção das unidades de potência híbridas a partir de 2026.


«A Red Bull Powertrains e a Ford associam-se para desenvolver uma unidade motopropulsora híbrida de nova geração que vai fornecer motores às equipas Red Bull e AlphaTauri, pelo menos até 2030. O gigante dos automóveis Ford confirmou a sua intenção de regressar à Fórmula 1 quando as novas regulamentações para os motores forem introduzidas, em 2026, o que significa que mais um capítulo vai ser escrito à rica história no desporto da empresa norte-americana», revelou a equipa.


A promoção ter sido feito nos Estados Unidos é para promover a modalidade, que esta temporada conta com três Grandes Prémios. Miami, Austin e Las Vegas.

A Bola
 
Williams apresenta o novo FW45

img_920x519$2023_02_06_19_10_31_2094357.jpg


img_920x519$2023_02_06_19_10_28_2094355.jpg


img_920x519$2023_02_06_19_10_30_2094356.jpg

Com os pilotos Alexander Albon e Logan Sargeant, a Williams apresentou esta segunda-feira o seu novo carro (FW45) para atacar a nova temporada, que arranca em março.

"O meu principal objetivo é ver evolução. Acho que podemos melhorar os resultados obtidos da época passada", destacou Albon durante a apresentação.

No próximo dia 23 arrancam os testes no Bahrein.

Record
 
Alfa Romeo mostra o C43, candidato a mais bonito da grelha

alfaromeo1C43DR9.jpg


alfaromeo1C43DR2.jpg


alfaromeo1C43DR3.jpg


alfaromeo1C43DR4.jpg


alfaromeo1C43DR5.jpg


alfaromeo1C43DR6.jpg


alfaromeo1C43DR7.jpg


alfaromeo1C43DR8.jpg

A Alfa Romeo F1 Team Stake desvendou, esta terça-feira, o C43, monolugar com o qual vai atacar a nova temporada. Com impressionante decoração em vermelho e preto, trata-se de um candidato antecipado ao título de monolugar mais bonito da grelha.

O C43, que será conduzido por Valtteri Bottas e Zhou Guanyu, emergiu de matérias-primas e peças atomizadas, montagem que simboliza a forma como a equipa representa uma união de indivíduos que se reúnem num todo, cada um desempenhando um papel importante na garantia de sucesso do Alfa Romeo F1 Team. A decoração foi concebida pelo Centro Stile da Alfa Romeo, representante da excelência da marca italiana e um manifesto do conceito Made in Italy.

Projetado pela equipa técnica liderada por Jan Monchaux e alimentado por uma nova unidade de potência da Ferrari, o C43 é uma evolução do bem-sucedido protagonista do ano passado, o C42: no entanto, devido às alterações circunscritas, mas significativas, nos regulamentos implementados pela FIA, o C43 incorpora várias atualizações e peças completamente novas, prometendo o seu percurso global de desenvolvimento uma significativa curva de evoluções.


«Após meses de grande esforço da equipa e em ambiente de grande confidencialidade, os holofotes acendem-se subitamente e estamos prontos para aquecer os motores. Com este monolugar lutaremos - em conjunto com os nossos pilotos - até à última curva do último Grande Prémio para atingir os nossos ambiciosos objetivos. Um agradecimento especial ao Centro Stile da Alfa Romeo que ‘vestiu’ o monolugar com um fato criado a partir de um trabalho artesanal distinto, colocando-o entre os monolugares mais bonitos da grelha. Nos dois lados da carroçaria, o Quadrifoglio e o logótipo Alfa Romeo destacam-se ainda mais, símbolos do nobre carácter do desportivismo italiano desde 1910», destacou Jan Monchaux.

A Bola
 
Haas torna-se a primeira equipa a revelar as suas cores para 2023

VF-23-Livery-MAG-HULK-483-1024x576.jpg

VF-23-Livery-MAG-HULK-483-1536x864.jpg

VF-23-Livery-HULK-4-278-1536x864.jpg

VF-23-Livery-HULK-5-276-1536x864.jpg

VF-23-Livery-HULK-2-394-1536x864.jpg



A Haas revelou esta terça-feira a decoração que utilizará na temporada de 2023 da Fórmula 1.

O esquema de cores divulgado pelo construtor norte-americano apresenta alterações significativas face a 2022, com o preto a cobrir agora a parte lateral do monolugar e a MoneyGram, nova patrocinadora principal da equipa, a ganhar uma posição de destaque na cobertura do motor e na asa dianteira.

A equipa liderada por Gunther Steiner é uma das seis que entrará em 2023 com um alinhamento de pilotos renovado, uma vez que Nico Hulkenberg foi contratado para o lugar do compatriota Mick Schumacher, fazendo assim parceria com Kevin Magnussen.


Em 2022, a equipa tirou partido da introdução de novos regulamentos técnicos para se aproximar do segundo pelotão e melhorar a sua classificação no campeonato de construtores: terminou na oitava posição e com 37 pontos, depois de não ter conseguido obter um resultado dentro dos dez primeiros em 2021.

O Haas VF-23 entrará em pista pela primeira vez no dia 11 de Fevereiro, durante uma sessão de filmagens da equipa no traçado de Silverstone.

“Partilho obviamente o entusiasmo de todos em torno da apresentação da decoração”, disse Steiner. “É um marco importante no calendário da pré-temporada e significa que estamos um passo mais perto de fazer o que realmente queremos fazer – competir.”

“Gosto da decoração, é sem dúvida um visual mais requintado e modernizado que se adapta ao início de uma nova era ao lado da MoneyGram, a nossa patrocinadora principal.”

“É uma altura do ano entusiasmante para a Fórmula 1 e é ótimo que sejamos os primeiros a mostrar a decoração, mas o foco está firmemente em colocar o VF-23 em pista e em preparar a temporada que se avizinha.”

F1PT
 
Ferrari apresenta novo monolugar (vídeo e fotos)

ferrari23.jpg


ferrari24.jpg


A Ferrari revelou, esta terça-feira, o monolugar (SF-23) com que vai atacar a próxima temporada da Fórmula 1. Na apresentação marcaram presença os pilotos Carlos Sainz, Charles Leclerc e o novo chefe de equipa, Frederic Vasseur.

A Bola
 
W14: Aí está o novo bólide da Mercedes para 2023











A Mercedes apresentou, esta quarta-feira, o novo bólide para a temporada de 2023 de Fórmula 1. O W14 será conduzido por Lewis Hamilton e George Russel. Mick Schumacher, filho do alemão Michael Schumacher será o terceiro piloto.

DesportoSapo
 
Alpine desvenda oficialmente o A523 e anuncia decoração especial para o arranque da temporada

A523_Concrete_studio_Blue_01-1140x570.jpg


Alpine-1-1024x576.jpg


A523_Concrete_studio_Blue_05-1024x576.jpg


FpHWrJnXgAARZK1-1-1024x576.jpg


3-1-1024x576.jpg


4-1-1024x576.jpg


FpHXQQyX0AE_jR1-1-1024x576.jpg


2-3-1024x576.jpg


A Alpine tornou-se a décima e última equipa a apresentar o seu monolugar para a temporada de 2023.

O A523 começou a circular nas redes sociais na passada segunda-feira, dia em que a Alpine realizou uma sessão de filmagens em Silverstone, mas só hoje foi oficialmente revelado pela equipa.

Em 2023, a Alpine ostentará uma decoração que volta a combinar o azul clássico da marca francesa com o rosa referente à sua patrocinadora BWT.

No entanto, à semelhança do que aconteceu na temporada de 2022, a formação baseada em Enstone correrá com um carro predominantemente rosa nos três primeiros Grandes Prémios.

O carro será conduzido por Esteban Ocon e pelo compatriota Pierre Gasly, recrutado à AlphaTauri para o lugar de Fernando Alonso.

Os dois franceses tentarão dar continuidade à recente trajetória ascendente da Alpine, equipa que, apesar dos problemas de fiabilidade, conseguiu levar a melhor sobre a McLaren na batalha pelo quarto lugar no campeonato de construtores em 2022.

F1P
T
 
Aston Martin apresenta o AMR23 de Alonso e Stroll



Front-three-quarter-750x375.jpg


20230213_194920.jpg


20230213_194900-scaled.jpg


20230213_194853-scaled.jpg


A Aston Martin apresentou o monolugar com o qual Fernando Alonso e Lance Stroll competirão em 2023.

O AMR23 foi revelado pela Aston Martin num evento de lançamento levado a cabo nas novas instalações que a equipa está a construir em Silverstone.

O carro, que volta a ostentar uma decoração baseada no verde característico da marca britânica, foi o primeiro projeto desenvolvido pelo novo diretor técnico Dan Fallows, que abandonou a Red Bull para se juntar à equipa em Abril do ano passado.

Outra novidade na equipa que terminou as duas últimas temporadas na sétima posição do campeonato é a chegada do bicampeão Alonso para o lugar de Sebastian Vettel.
O espanhol fará equipa com o canadiano Stroll naquela que será a sua vigésima campanha na Fórmula 1.

F1PT
 
AlphaTauri revela decoração do AT04 de 2023

SI202302110225-750x375.jpg


SI202302110238-1536x1152.jpg


SI202302110211-1536x1152.jpg

A AlphaTauri apresentou a decoração do AT04 de Yuki Tsunoda e Nyck De Vries para 2023.

O esquema de cores revelado este sábado pela formação de Faenza baseia-se no design utilizado pela equipa desde 2020, com a novidade mais relevante a ser a inclusão de logótipos referentes à nova patrocinadora principal Orlen.

A equipa liderada por Franz Tost tentará reerguer-se depois de uma dececionante temporada em que não foi além da nona posição no campeonato de construtores – três lugares abaixo em relação à campanha de 2021.

O objetivo de subir na ordem competitiva será perseguido pela AlphaTauri com um alinhamento de pilotos renovado, uma vez que o rookie De Vries entrará para o lugar de Pierre Gasly, que rumou à Alpine para substituir Fernando Alonso.

Embora não tenha mostrado a especificação de 2023 do seu monolugar no evento de hoje, a AlphaTauri planeia estrear o AT04 em pista já na próxima terça-feira, em Misano.

F1PT
 
McLaren apresenta o MCL60 de 2023 em Woking

MCL60_three_quarters_1600_x_900-750x375.jpg


MCL60_front_on_1600_x_900.jpg


MCL60_side_profile_1600_x_900-1-1536x864.jpg


MCL60_rear_1600_x_900-1536x864.jpg


MCL60_above_1600_x_900-1-1536x864.jpg



A McLaren desvendou o carro de Lando Norris e Oscar Piastri para a temporada de 2023 da Fórmula 1.

O MCL60, carro cuja designação alude ao 60° aniversário da equipa fundada por Bruce McLaren em 1963, ostenta uma decoração que conjuga o já tradicional laranja ‘papaia’ com o preto e o azul.

A formação de Woking é uma das seis que entrará para o Grande Prémio do Bahrain com um alinhamento de pilotos alterado, tendo substituído Daniel Ricciardo pelo compatriota Oscar Piastri, campeão da Fórmula 2 em 2021.

O jovem australiano fará parceria com Norris, que embarca na sua quinta temporada ao serviço da McLaren.

Embora tenha sido a única equipa do segundo pelotão a subir ao pódio em 2022, a McLaren falhou o objetivo de ser quarta classificada no campeonato de construtores, terminando 14 pontos atrás da Alpine.

Para 2023, a equipa contará ainda com um novo diretor de equipa, uma vez que Andreas Seidl rumou à Alfa Romeo Sauber e viu o seu lugar ser ocupado por Andrea Stella.

F1PT
 
Verstappen termina o primeiro dia de testes na frente de Alonso e Sainz

20230223_163729-1140x570.jpg

Max Verstappen realizou o melhor tempo e superou a barreira das 150 voltas no primeiro dia de testes de pré-temporada da Fórmula 1.

O campeão do mundo em título foi o único piloto que esteve em ação nas duas sessões de quinta-feira em Sakhir, totalizando 157 voltas com o Red Bull RB19.

Verstappen estabeleceu a marca de 1:32.837 e terminou o dia com 29 milésimos de vantagem em relação ao Aston Martin pilotado por Fernando Alonso.


Carlos Sainz e Charles Leclerc partilharam o Ferrari SF-23 e foram, respetivamente, quarto e quinto colocados na tabela de tempos.

Lewis Hamilton substituiu o compatriota George Russell na sessão da tarde e registou o sexto melhor tempo a bordo de um carro da Mercedes que, segundo a equipa, não apresenta sinais de porpoising.

Alex Albon e Zhou Guanyu, que rodaram durante a sessão matinal, ocuparam a sétima e oitava posições com o Williams FW45 e o Alfa Romeo C43.

Depois de um problema elétrico no Aston Martin de Felipe Drugovich ter motivado uma bandeira vermelha nos primeiros minutos do dia, a sessão da tarde decorreu sem quaisquer interrupções.

Classificação do primeiro dia de testes de pré-temporada no Bahrain

20230223_164003.jpg

F1PT
 
Sainz coloca a Ferrari no topo na manhã do segundo dia de testes

6e572bf8282b925d8d9751f49d78cf096b69684f-1140x570.jpeg

Carlos Sainz terminou a manhã do segundo dia dos testes de pré-temporada na primeira posição com o Ferrari SF-23.

O piloto espanhol completou 70 voltas na sessão matinal em Sakhir e estabeleceu um tempo de 1:32.486 com o composto C3 da Pirelli.

Logan Sargeant utilizou o pneu mais macio para colocar o Williams FW45 na segunda posição e à frente de Fernando Alonso, que continuará ao volante do Aston Martin na sessão da tarde.


Numa sessão que decorreu sem interrupções ou problemas significativos nos monolugares, o Alfa Romeo de Zhou Guanyu e o Haas de Kevin Magnussen fecharam o top 5.

Esteban Ocon levou o Alpine à sexta posição e Sergio Pérez abriu a sua participação no teste de Sakhir com o sétimo tempo.

O Mercedes de Lewis Hamilton, o McLaren de Lando Norris e o AlphaTauri de Yuki Tsunoda encerraram a classificação.

Classificação da manhã do segundo dia de testes de pré-temporada no Bahrain

20230224_111946.png

F1PT
 
Zhou lidera no final do segundo dia de testes e Mercedes sofre problemas

IMG_20230224_163208-750x375.jpg

Zhou Guanyu colocou o carro da Alfa Romeo no topo no final do segundo e penúltimo dia do teste de pré-temporada em Sakhir.

O piloto chinês tirou partido do composto mais macio da Pirelli para rodar em 1:31.610 e bater a marca de Max Verstappen por 40 milésimos de segundo.

Zhou provocou, no entanto, um breve período de bandeira vermelha ao imobilizar o seu Alfa Romeo à entrada da via das boxes nos derradeiros minutos da sessão.


A outra interrupção da sessão ocorreu quando uma falha hidráulica obrigou George Russell a parar em pista numa altura em que faltavam cerca de 90 minutos para a bandeirada de xadrez.

O carro da Mercedes acabaria por não voltar a emergir da garagem da equipa até ao final do dia, pelo que Russell ficou com apenas 26 voltas averbadas ao longo da sessão.

Fernando Alonso, que esteve em ação nas duas sessões desta sexta-feira, totalizou mais de 120 voltas com o Aston Martin e fechou o dia na terceira posição, cerca de seis décimos de segundo atrás da marca estabelecida por Zhou.

O quarto lugar na tabela classificativa ficou para Nyck de Vries, que realizou a sua volta mais rápida com o segundo composto mais macio da Pirelli no seu AlphaTauri.

Nico Hulkenberg levou o Haas ao quinto posto após uma volta efetuada com os pneus C5, enquanto Carlos Sainz, que rodou apenas durante a manhã, foi o sexto classificado.

Logan Sargeant superou a barreira das 150 voltas e terminou em sétimo, diante do Ferrari de Charles Leclerc.

Classificação do segundo dia de testes de pré-temporada no Bahrain

20230224_163958.jpg

F1PT
 
Leclerc lidera manhã do último dia de testes no Bahrain

IMG_20230225_105251-750x375.jpg

Charles Leclerc terminou a manhã do último dia de testes de pré-temporada na primeira posição da tabela de tempos.

O piloto monegasco estabeleceu uma marca de 1:31.024 com o composto C4 da Pirelli e superou o Mercedes de George Russell por cerca de quatro décimos de segundo.

Felipe Drugovich regressou aos comandos do carro de 2023 da Aston Martin e fechou a sessão no terceiro posto, um segundo atrás do Ferrari de Leclerc.


Sergio Pérez foi o quarto mais rápido com o RB19 da Red Bull, equipa que ainda não recorreu aos pneus mais macios.

Pierre Gasly levou o Alpine A523 à quinta posição, enquanto Alex Albon registou o sexto tempo ao volante do Williams FW45.

Nico Hulkenberg deu por terminada a sua participação no teste de Sakhir ao colocar o Haas em sétimo e diante do McLaren de Oscar Piastri, que viu um problema nos travões dianteiros condicionar a sua rodagem.

Depois de ter sido a mais rápida no dia de ontem, a Alfa Romeo teve uma sessão menos positiva na manhã deste sábado, com Valtteri Bottas a parar em pista devido a um problema mecânico no C43.

Nyck de Vries, o piloto que mais voltas totalizou durante a sessão, encerrou a tabela classificativa com o AlphaTauri.

Classificação da manhã do segundo dia de testes de pré-temporada no Bahrain

20230225_112054.jpg

F1PT
 
Pérez termina o teste de pré-temporada do Bahrain com o melhor tempo

20230225_154808-750x375.jpg

O único teste de pré-temporada da Fórmula 1 em 2023 terminou com o Red Bull de Sergio Pérez no topo da tabela de tempos.

O piloto mexicano estabeleceu uma marca de 1:30.305 com o composto C4 da Pirelli e fechou o derradeiro dia de testes na frente do Mercedes de Lewis Hamilton, que utilizou os pneus C5 na sua melhor volta.

Com os mesmos pneus C5 equipados no seu Alfa Romeo, o finlandês Valtteri Bottas foi o terceiro classificado.


Charles Leclerc, que rodou apenas durante a manhã, ocupou o quarto lugar na tabela classificativa final ao ser 12 milésimos mais rápido do que o seu colega de equipa Carlos Sainz.

Yuki Tsunoda levou o AlphaTauri ao sexto posto, enquanto o Haas de Kevin Magnussen e o Mercedes de George Russell ficaram, respetivamente, com a sétima e oitava posições.

O top 10 foi encerrado pelos dois pilotos da Aston Martin, com Fernando Alonso na frente do brasileiro Felipe Drugovich.

Classificação do terceiro dia de testes de pré-temporada no Bahrain

p5mfbv4d4dka1.jpg

F1PT
 
Pérez lidera e Alonso é segundo na sessão de abertura no Bahrain

SI202303030680-750x375.jpg

Sergio Pérez foi o mais rápido na primeira sessão de treinos livres da temporada em Sakhir.

O piloto mexicano estabeleceu uma marca de 1.32.758 com o composto macio da Pirelli e superou o Aston Martin de Fernando Alonso por cerca de quatro décimos de segundo no Circuito Internacional do Bahrain.

Max Verstappen terminou na terceira posição e seis décimos atrás do seu colega de equipa da Red Bull, enquanto Lando Norris arrancou o fim de semana com um positivo quarto lugar aos comandos do McLaren.


Charles Leclerc, que viu a primeira metade da sua sessão ser condicionada por um problema na asa traseira do Ferrari, realizou a sua melhor volta com pneus médios e fechou a sessão no quinto posto.

Lance Stroll esteve pela primeira vez ao volante do carro de 2023 da Aston Martin e foi o sexto classificado, diante do Haas plotado por Kevin Magnussen.

Os Alfa Romeos de Zhou Guanyu e Valtteri Bottas ficaram com a oitava e nona posições, ao passo que Lewis Hamilton encerrou os dez primeiros com o Mercedes.

Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio do Bahrain

FqS7SwmWIAMuhge.jpg

F1PT
 
Alonso aumenta as expectativas em torno da Aston Martin ao registar o melhor tempo na segunda sessão

ddxjaqz3rila1-750x375.jpg

Confirmando os bons indicadores da pré-temporada, Fernando Alonso terminou o dia inaugural do Grande Prémio do Bahrain com o melhor tempo ao volante do Aston Martin.

O piloto espanhol, que tinha sido o segundo mais veloz na primeira sessão, ascendeu ao topo na segunda, deixando o Red Bull de Max Verstappen a 0,169s no Circuito Internacional do Bahrain.

Depois de ter efetuado a melhor volta na sessão disputada durante o dia, Sergio Pérez fechou a primeira sexta-feira do ano na terceira posição e apenas dois milésimos atrás do seu colega de equipa.


Charles Leclerc estabeleceu o quarto tempo com o carro da Ferrari e ficou a quase meio segundo da marca de Alonso, enquanto Nico Hulkenberg esteve em destaque ao levar o Haas ao quinto posto.

Lance Stroll, ainda a recuperar da lesão no pulso que o afastou do teste de pré-temporada, colocou o segundo carro da Aston Martin em sexto e diante do Alpine de Pierre Gasly.

Numa sessão em que a Mercedes voltou a estar discreta em termos de ritmo numa só volta, Lewis Hamilton registou apenas o oitavo tempo com o W14.

O McLaren de Lando Norris e o Alfa Romeo de Zhou Guanyu completaram a primeira metade da tabela de tempos em Sakhir.

Classificação da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio do Bahrain

FqTrqL1XgAEHcHh.jpg

F1PT
 
Alonso volta a ser o mais rápido antes da primeira qualificação do ano no Bahrain

Fernando-Alonso-Bahrain-750x375.jpg

Fernando Alonso voltou a ser o mais veloz na derradeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio do Bahrain.

O espanhol da Aston Martin, que tinha terminado o dia de sexta-feira com o melhor tempo, rodou em 1:32.340 e superou a marca do Red Bull de Max Verstappen por escassos cinco milésimos de segundo.

Sergio Pérez colocou o outro monolugar da formação de Milton Keynes na terceira posição, enquanto Lewis Hamilton terminou em quarto com o Mercedes.

Charles Leclerc foi o quinto classificado aos comandos do mais rápido dos monolugares da Ferrari, ficando à frente do segundo Mercedes de George Russell.

Lance Stroll, aos comandos do outro Aston Martin, registou o sétimo tempo, ao passo que Carlos Sainz não foi além do oitavo posto com o Ferrari.

O McLaren de Oscar Piastri e o Alpine de Pierre Gasly completaram os dez primeiros na sessão que antecedeu a primeira qualificação da temporada.

Classificação da terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio do Bahrain

FqYFdocWIAY-ObY.jpg

F1PT
 
Pole position para Verstappen e dobradinha da Red Bull na primeira qualificação do ano em Sakhir

SI202303040315-750x375.jpg

Max Verstappen arrancará da primeira posição para o Grande Prémio de abertura da temporada e partilhará a primeira linha da grelha de partida com o outro Red Bull de Sergio Pérez.

O bicampeão do mundo alcançou a 21ª pole position da carreira ao registar uma marca de 1:29.708 que lhe permitiu ser cerca de um décimo de segundo mais rápido do que o seu colega de equipa.

Charles Leclerc terminou na terceira posição e quase três décimos atrás do tempo de Verstappen, enquanto Carlos Sainz colocou o outro monolugar da Ferrari no quarto posto.


Fernando Alonso não conseguiu atingir todas as expectativas que se geraram em torno da Aston Martin, mas qualificou-se, ainda assim, em quinto e à frente dos Mercedes de George Russell e Lewis Hamilton.

Lance Stroll foi exatamente meio segundo mais lento do que o seu colega de equipa e concluiu na oitava posição, diante do Alpine de Esteban Ocon e do Haas de Nico Hulkenberg.

De fora no segundo segmento da qualificação ficaram o McLaren de Lando Norris, os Alfa Romeos de Valtteri Bottas e Zhou Guanyu, o AlphaTauri de Yuki Tsunoda e o Williams de Alex Albon.

Logan Sargeant foi eliminado de forma inglória na primeira fase da sessão, uma vez que estabeleceu a mesma marca que Norris, o último piloto a progredir para o Q2.

O Haas de Kevin Magnussen, o McLaren de Oscar Piastri, o AlphaTauri de Nyck de Vries e o Alpine de Pierre Gasly alinharão atrás de Sargeant e nas últimas posições da grelha.

Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio do Bahrain

FqY3wYHXgAAcr-I.jpg

F1PT
 
Voltar
Topo