O que há de novo

Bem-vindo ao Avensat

Junte-se a nós agora para ter acesso a todas as nossas funcionalidades. Uma vez registado e logado, poderá criar tópicos, publicar respostas nos tópicos existentes, dar reputação aos seus colegas, Mensagens privadas, e assim, muito mais. Também é rápido e totalmente livre, então do que está à espera?

Faça uma pergunta

Faça perguntas e obtenha respostas de nossa comunidade

Posts

Responda a perguntas e torne-se um especialista no seu tópico

Cardsharing

Seja especialista no cardsharing,faça as suas trocas aqui,

Youtube

Siga-nos no youtube

F1 - 2023

benfas69

Sub-Administrador
Staff member
Administrador
Entrou
Mai 17, 2020
Mensagens
13,357
Reaction score
50
Pontos
48
Idade
50
Verstappen sem oposição no Bahrain, Leclerc abandona e Alonso sobe ao pódio

SI202303050231-750x375.jpg

Max Verstappen abriu a temporada de 2023 da Fórmula 1 com um triunfo autoritário, enquanto Fernando Alonso subiu ao pódio na sua estreia com a Aston Martin.

Verstappen, que tinha alcançado a pole position no Circuito Internacional do Bahrain, manteve a primeira posição no arranque e controlou toda a corrida para vencer pela 36ª vez na sua carreira.

Tanto o neerlandês como Sergio Pérez optaram por uma estratégia alternativa face aos seus adversários diretos: começaram, à semelhança dos restantes, com pneus macios, mas colocaram um novo composto macio na primeira passagem pelas boxes, antes de recorrerem à mistura mais dura na fase final da corrida.

Embora tenha perdido a segunda posição para Charles Leclerc na partida, Pérez tirou partido da aderência proporcionada pelos pneus macios para ultrapassar o piloto da Ferrari na 26ª volta, manobra que acabaria por sentenciar a dobradinha da Red Bull em Sakhir.


Quando parecia preparar-se para terminar confortavelmente no lugar mais baixo do pódio, Leclerc sofreu um problema mecânico no SF-23 que o forçou a abandonar a corrida.

A desistência do monegasco promoveu o outro Ferrari de Carlos Sainz ao terceiro lugar, mas o espanhol não teve argumentos para se defender do compatriota Alonso, que na sua estreia com a Aston Martin conquistou o seu 99º pódio da carreira.

Pressionado pelo Mercedes de Lewis Hamilton nas derradeiras voltas da corrida, Sainz cruzou a linha de meta em quarto e com cerca de dois segundos de vantagem para o heptacampeão.

Lance Stroll, ainda a recuperar das lesões sofridas num acidente de bicicleta no passado mês de Fevereiro, colocou o outro Aston Martin em sexto e à frente do Mercedes de George Russell.

O oitavo lugar ficou para o Alfa Romeo de Valtteri Bottas, ao passo que Pierre Gasly, vigésimo na grelha de partida, recuperou até nono na corrida que marcou o início do seu percurso na Alpine.

Albon Albon, aos comandos do Williams, encerrou os dez primeiros e somou o seu primeiro ponto na Fórmula 1 desde o Grande Prémio da Bélgica da temporada passada.

Esteban Ocon e o rookie Oscar Piastri juntaram-se a Leclerc na lista de abandonos, com o outro McLaren de Lando Norris a ser último classificado após uma corrida problemática em termos de fiabilidade para a formação de Woking.

Classificação do Grande Prémio do Bahrain

i381zdzvayla1-1024x576.jpg

F1PT
 

benfas69

Sub-Administrador
Staff member
Administrador
Entrou
Mai 17, 2020
Mensagens
13,357
Reaction score
50
Pontos
48
Idade
50
Verstappen confortavelmente na frente no primeiro treino livre em Jeddah

SI202303170502-750x375.jpg

Max Verstappen estabeleceu o melhor tempo na sessão inaugural do Grande Prémio da Arábia Saudita de 2023.

O piloto neerlandês, que tinha falhado o dia dedicado à imprensa em Jeddah devido a uma gastroenterite, iniciou a segunda ronda da temporada de 2023 com o pé direito, sendo quase meio segundo mais veloz do que o outro Red Bull de Sergio Pérez.

Em busca de confirmar a competitividade mostrada no Bahrain, a Aston Martin colocou os seus carros na terceira e quarta posições, com Fernando Alonso na frente de Lance Stroll.

George Russell e Lewis Hamilton levaram os monolugares da Mercedes ao quinto e sexto lugares, mas terminaram mais de um segundo aquém da marca de Verstappen.

Carlos Sainz, aos comandos do mais rápido dos carros da Ferrari, foi o sétimo classificado, diante do Alpine de Pierre Gasly.

O Williams de Alex Albon e o AlphaTauri de Yuki Tsunoda encerraram a primeira metade da tabela de tempos.


Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Arábia Saudita

20230317_144352.jpg

20230317_144357.jpg

F1PT
 

benfas69

Sub-Administrador
Staff member
Administrador
Entrou
Mai 17, 2020
Mensagens
13,357
Reaction score
50
Pontos
48
Idade
50
Verstappen de novo na frente, Alonso termina o dia na segunda posição em Jeddah

SI202303170764-750x375.jpg

Max Verstappen voltou a ser o mais rápido no segundo treino livre para o Grande Prémio da Arábia Saudita, desta feita na frente do Aston Martin de Fernando Alonso.

O bicampeão do mundo da Red Bull registou um tempo de 1:29.603 com o composto macio da Pirelli e terminou o dia de sexta-feira no topo da classificação em Jeddah.

Continuando a inserir o carro da Aston Martin nas posições cimeiras da tabela de tempos, Alonso fechou o dia com a segunda melhor marca e cerca de dois décimos de segundo atrás de Verstappen.


O outro Red Bull de Sergio Pérez ficou com o terceiro posto, enquanto Esteban Ocon levou o monolugar da Alpine à quarta posição em solo saudita.

Numa apertada batalha no topo do segundo pelotão, George Russell colocou o Mercedes em quinto ao superar o segundo Alpine de Pierre Gasly por apenas 30 milésimos.

Lance Stroll terminou em sétimo com o Aston Martin e Nico Hulkenberg foi o oitavo mais veloz aos comandos do Haas VF-23.

Os dois pilotos da Ferrari mostraram-se novamente pouco competitivos e não foram além da nona e décima posições, com Charles Leclerc a bater o colega de equipa Carlos Sainz.


Classificação da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Arábia Saudita

FrcNLOiWAAQSn7T.jpg

F1PT
 

benfas69

Sub-Administrador
Staff member
Administrador
Entrou
Mai 17, 2020
Mensagens
13,357
Reaction score
50
Pontos
48
Idade
50
Verstappen dominador antes da qualificação em Jeddah

SI202303180382-750x375.jpg

Max Verstappen manteve a primeira posição na terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Arábia Saudita.

O piloto neerlandês estabeleceu o melhor tempo do fim de semana ao rodar em 1:28.485 e superou o outro Red Bull de Sergio Pérez por mais de seis décimos de segundo.

Fernando Alonso voltou a ser quem mais se aproximou da dupla de pilotos da Red Bull, colocando o Aston Martin na terceira posição em Jeddah.

Em bom plano esteve também o outro AMR23 de Lance Stroll, que registou uma marca apenas 26 milésimos de segundo mais lenta do que o seu colega de equipa.

Lewis Hamilton levou o mais veloz dos monolugares da Mercedes ao quinto posto, enquanto Charles Leclerc ascendeu ao sexto lugar com uma volta realizada nos momentos finais da sessão.

Lando Norris e Oscar Piastri mostraram um ritmo mais competitivo do que nos treinos livres e foram, respetivamente, sétimo e oitavo classificados.

Pierre Gasly terminou apenas três milésimos atrás de Piastri e ficou com o nono lugar, diante do segundo Ferrari de Carlos Sainz.

Nyck de Vries não participou na sessão devido a um problema que obrigou a AlphaTauri a substituir a unidade motriz no seu carro.

Classificação da terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Arábia Saudita



Classificação da terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Arábia Saudita

mt9bsbwgeioa1.jpg

F1PT
 

benfas69

Sub-Administrador
Staff member
Administrador
Entrou
Mai 17, 2020
Mensagens
13,357
Reaction score
50
Pontos
48
Idade
50
Fiabilidade trava Verstappen em Jeddah, Pérez aproveita e conquista a segunda pole da carreira

SI202303180501-750x375.jpg


Sergio Pérez alcançou a sua segunda pole position da carreira depois de um problema de fiabilidade ter arredado o favoritíssimo Max Verstappen da batalha em Jeddah.

O mais rápido em todas as três sessões de treinos livres para o Grande Prémio da Arábia Saudita, Verstappen sofreu uma falha na transmissão do seu Red Bull que o impediu de ir além do 15º lugar na segunda qualificação do ano.

Com a ausência do bicampeão do mundo, o seu colega de equipa capitalizou a oportunidade e estabeleceu uma marca de 1:28.265 que lhe permitiu garantir a primeira posição na grelha de partida pelo segundo ano consecutivo em solo saudita.


Charles Leclerc foi o segundo mais rápido aos comandos do Ferrari, mas a penalização de 10 lugares na grelha atribuída ao monegasco fará com que seja Fernando Alonso a arrancar da primeira linha com o Aston Martin.

Imediatamente atrás do espanhol estará o Mercedes de George Russell, que se superiorizou ao segundo Ferrari de Carlos Sainz.

Lance Stroll realizou dois setores muito rápidos na sua última volta rápida, mas um terceiro setor menos bem conseguido atirou-o para a sexta posição.

Esteban Ocon levou o Alpine ao sétimo lugar, enquanto Lewis Hamilton terminou no oitavo posto ao volante do Mercedes.

Estreando-se no derradeiro segmento da qualificação, Oscar Piastri averbou o nono tempo com o McLaren, ao passo que o Alpine de Pierre Gasly fechou os dez primeiros.

De fora no Q2, para além de Verstappen, ficaram Nico Hulkenberg, Zhou Guanyu, Kevin Magnussen e Valtteri Bottas.

Yuki Tsunoda falhou o acesso à segunda fase da sessão de qualificação por 10 milésimos, sendo que o Williams de Alex Albon e o outro AlphaTauri de Nyck de Vries também foram eliminados no Q1.

Lando Norris danificou a direção do seu McLaren com um toque no muro interior da última curva do circuito e partilhará a última linha da grelha com Logan Sargeant, que protagonizou três erros ao longo da sessão: ultrapassou os limites de pista na primeira volta, sofreu um pião na segunda e teve um contacto com as barreiras na terceira.

Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Arábia Saudita

pwrjzi82ijoa1.jpg

F1pt
 

benfas69

Sub-Administrador
Staff member
Administrador
Entrou
Mai 17, 2020
Mensagens
13,357
Reaction score
50
Pontos
48
Idade
50
Pérez regressa aos triunfos, Verstappen recupera até segundo e Alonso alcança centésimo pódio

202303190316-750x375.jpg


Sergio Pérez converteu a pole position em vitória no Grande Prémio da Arábia Saudita, enquanto Max Verstappen minimizou os danos ao recuperar até segundo e Fernando Alonso atingiu a marca dos 100 pódios na Fórmula 1.

Pérez, que alinhou no primeiro posto da grelha de partida pelo segundo ano consecutivo em Jeddah, perdeu a liderança para o Aston Martin de Fernando Alonso no arranque da corrida.

No entanto, o mexicano tirou partido de um ritmo de corrida mais competitivo no seu Red Bull para regressar rapidamente à dianteira do Grande Prémio em solo saudita.


Um dos momentos cruciais da corrida ocorreu na 18ª de 50 voltas, quando Lance Stroll criou um período de Safety Car ao imobilizar o seu Aston Martin em pista com um problema mecânico.

O período de Safety Car subsequente levou a que grande parte dos pilotos efetuasse uma passagem pela via das boxes para a substituição dos pneus nos seus carros, sendo que Alonso foi forçado a cumprir uma penalização de cinco segundos que acabou por não afetar a sua posição em pista.

No reinício de corrida, a classificação mantinha-se inalterada nos três primeiros lugares, com Pérez na frente de Alonso e George Russell – mas com Verstappen já a ocupar o quarto posto após ter saído de 15º.

Sem surpresa, o neerlandês facilmente ultrapassou os seus adversários da Mercedes e da Aston Martin para subir a segundo e iniciar a perseguição ao seu colega de equipa.

O que se seguiu foi, no entanto, um pouco menos previsível, uma vez que o bicampeão em título não conseguiu anular o espaço para Pérez, que conquistou assim o seu quinto triunfo na Fórmula 1.

Na luta pelo terceiro posto, Alonso levou a melhor sobre Russell e assegurou o centésimo pódio da sua carreira – e o segundo em duas corridas ao serviço da Aston Martin.

Lewis Hamilton apostou numa estratégia oposta à dos seus adversários diretos, iniciando a corrida com o composto duro da Pirelli e fazendo a segunda metade da prova com pneus médios.

O heptacampeão do mundo terminou na quinta posição com o segundo carro da Mercedes e bateu os Ferraris de Carlos Sainz e Charles Leclerc, que voltaram a exibir um ritmo pouco competitivo em Jeddah.

Esteban Ocon e Pierre Gasly colocaram os carros da Alpine na oitava e nona posições, ao passo que Kevin Magnussen amealhou o primeiro ponto da Haas em 2023 ao ser décimo classificado.

F1PT
 
shape1
shape2
shape3
shape4
shape5
shape6
Topo