Verstappen vence após colisão entre Pérez e Leclerc no México
Max Verstappen bateu o seu próprio recorde de vitórias numa temporada ao triunfar no Grande Prémio da Cidade do México.
O piloto neerlandês ocupou o terceiro lugar na grelha de partida, mas tirou partido de um bom arranque para superar a dupla de pilotos da Ferrari na longa reta até à primeira curva.
Sergio Pérez, quinto à partida para a corrida, também teve uma boa reação aos semáforos e colocou-se ao lado de Charles Leclerc na travagem para a Curva 1, mas uma colisão com o Ferrari do monegasco resultou em danos que o forçaram a abandonar diante do seu público.
Leclerc, que tinha conquistado a sua segunda pole position consecutiva, ficou com danos na asa dianteira do seu Ferrari e não conseguiu acompanhar o ritmo imposto pelo líder Verstappen.
No entanto, Leclerc herdou a liderança na 19ª volta da corrida, quando a Red Bull surpreendeu ao chamar Verstappen à via das boxes para trocar os pneus médios por duros no carro do neerlandês.
O piloto da Ferrari efetuou a sua paragem nas boxes na 31ª volta e regressou à pista em segundo, cerca de 16 segundos atrás do seu rival da Red Bull.
Duas voltas mais tarde, um forte acidente de Kevin Magnussen motivou a entrada do Safety Car e levou a que Verstappen entrasse de imediato na via das boxes para colocar um novo jogo de pneus duros sem perder a posição em pista.
Essa paragem de Verstappen acabaria, no entanto, por não ter impacto ao nível da estratégia, uma vez que a direção de corrida optou por mostrar uma bandeira vermelha devido aos danos nas barreiras, permitindo que todos os pilotos trocassem de pneus antes do reinício.
No reinício com partida parada, Verstappen conseguiu manter-se à frente de Leclerc e Hamilton, que se envolveram numa batalha pelo segundo posto.
Com pneus médios no seu Mercedes face aos duros no carro de Leclerc, Hamilton ultrapassou o seu adversário na 40ª volta para garantir o lugar intermédio do pódio pela terceira vez em 2023.
Leclerc cruzou a linha de meta no terceiro posto e à frente do outro Ferrari de Carlos Sainz.
Lando Norris, 17º na grelha de partida, superou o Mercedes de George Russell na 67ª de 71 voltas para ascender a quinto com o McLaren.
Daniel Ricciardo deu à AlphaTauri o melhor resultado da temporada ao ser sétimo classificado, enquanto Oscar Piastri, que se envolveu numa colisão com Yuki Tsunoda que atirou o japonês para fora dos dez primeiros, terminou em oitavo.
O Williams de Alex Albon e o Alpine de Esteban Ocon encerraram os lugares pontuáveis.
Classificação do Grande Prémio do México
F1PT