F1: As cinco dúvidas que esperamos ver respondidas nos testes do Bahrain

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A Fórmula 1 terá três dias de testes de pré-temporada, que arrancam na próxima quinta-feira, em Sakhir, no Bahrain. De 23 a 25 de fevereiro, todas as equipas e todos os pilotos vão testar à séria todos os novos monolugares e a pergunta que se impõe é: o que é que podemos esperar?


Na verdade esta é uma pergunta difícil de responder, uma vez que a cada início de temporada, as incógnitas são muitas. Ainda assim, depois de um ano onde o carro foi mudado por completo dadas as novas regras, em 2023 não se esperam mudanças de fundo. Contudo, as surpresas fazem sempre parte de uma pré-época.

O Auto ao Minuto quis elencar os maiores motivos de interesse para estes testes e chegámos à conclusão que há cinco pontos fulcrais ou, melhor, cinco dúvidas que gostaríamos de ver respondidas.

Mercedes poderá acompanhar Red Bull e Ferrari?

Depois de anos de domínio, oito para ser mais preciso, a Mercedes sofreu em 2022. Desde início conseguimos perceber que Lewis Hamilton não iria conseguir lutar de igual para igual com Max Verstappen. George Russell ainda venceu o Grande Prémio do Brasil, já na reta final da temporada, mas uma vitória sabe a muito pouco para uma equipa que está habituada a bater toda a concorrência.

Se o arranque de 2022 colocou a Mercedes para baixo, o desenrolar da temporada foi uma curva crescente para a formação dirigida por Toto Wolff. O W14 apresenta diferenças em relação ao W13, mas serão suficientes para chegar ao nível da Ferrari e da Red Bull?

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Ferrari irá manter o nível?

Charles Leclerc começou 2022 da melhor forma e colocou a Ferrari no lugar mais alto do pódio. O F1-75 prometia ser um carro que daria luta até final, mas com o passar dos Grandes Prémios a scuderia foi perdendo argumentos e a Red Bull e, mais concretamente, Max Verstappen acabaram por não ter par à altura.

Em 2023, Frédéric Vasseur é o novo homem forte da Ferrari e todos os 'tifosi' esperam que seja ele a comandar a equipa de Maranello para um título que já vai fugindo desde 2008. Kimi Raikkonen, em 2007, foi o último campeão a vestir de vermelho na Fórmula 1.

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Contratam um campeão do mundo. E agora?

Fernando Alonso deixou a Alpine e assinou pela Aston Martin. Sem ilusões de poder lutar por títulos, o espanhol já referiu várias vezes que há um caminho para percorrer. No entanto, o bicampeão do mundo de Fórmula 1 garante a pés juntos que a Aston Martin tem tudo para dar o salto.

No ano passado, a equipa britânica terminou no 7.º lugar na tabela dos Construtores. Com Alonso no seio da equipa, o objetivo só poderá ser o de subir, mas será que o AMR23 trará alegrias ao espanhol e também a Lance Stroll?

É verdade que a Aston Martin já tinha um tetracampeão do mundo ao seu serviço, mas Vettel estava já mais resignado em relação àquilo que podia alcançar na carreira. Já Alonso continua com aquele fome de vencer. E, além disso, no seu regresso em 2021, o espanhol nunca escondeu que gostava de ter argumentos de lutar pelo seu terceiro título na Fórmula 1.

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Equipa surpresa?

O início de cada época é o recomeçar e o renovar de esperanças. Todos os anos esperamos uma surpresa para agitar o Mundial de Fórmula 1 e, algumas delas, por vezes, são realmente agitadoras. No ano passado, a subida de desempenho da Haas foi uma das maiores surpresas no arranque de temporada.

Será que este ano teremos uma e mais surpreendente notícia nos testes de pré-época?

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Três estreantes

Nova temporada e novos pilotos. São três os jovens que se irão estrear pela primeira vez esta época e há alguma expectativa para ver o que estes podem fazer ao volante dos respetivos carros.

Oscar Piastri, da McLaren, é talvez aquele que mais olhos terá sobre si. O polémico processo de desvinculação da Alpine fez correr muita tinta e será agora com as cores da equipa de Woking que o australiano se vai estrear. Terá um companheiro de equipa difícil de bater, isso é certo, mas será que vai ser capaz de um trabalho melhor do que aquele feito por Daniel Ricciardo?

Na AlphaTauri, Nick De Vryes viu uma porta aberta para o tão desejado lugar na Fórmula 1. O neerlandês deu nas vistas em 2022 ao participar no Grande Prémio de Itália pela Williams, tendo conseguido logo pontuar.

De Vryes não é propriamente um 'miúdo' sem experiência, até porque já se tornou campeão do mundo de Fórmula E. Com 28 anos, o piloto da AlphaTauri tem já muitas corridas no seu currículo e a experiência adquirida na Fórmula E e também nas provas de resistência podem mostrar um De Vryes maduro e à altura do desafio.

Por fim, Logan Sargeant vai trazer novamente a bandeira dos EUA à grelha da Fórmula 1. O jovem da Williams precisará, certamente, de um período de adaptação, mas os argumentos mostrados nas fórmulas de promoção (Fórmula 2 e Fórmula 3) indicam que o potencial está lá.

De 23 a 25 de fevereiro, os testes vão decorrer no Bahrain, sendo que o resumo de cada dia poderá ser visto ao início da noite na SportTV4. O arranque da temporada está agendado para o dia 5 de março, também no Bahrain.

 
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