F1 - GP Turquia 2020

benfas69

Avensat
Staff member
Administrador
Verstappen mantém a Red Bull no topo na segunda sessão de treinos livres em Istambul

SI202011130245_news-750x375.jpg


Max Verstappen voltou a liderar a tabela de tempos na segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Turquia.

Com pneus macios, o piloto da Red Bull foi cerca de sete segundos mais rápido do que na sessão da manhã e fechou o dia com uma vantagem de quatro décimos sobre o Ferrari de Charles Leclerc.

Num dia marcado pela falta de aderência do novo asfalto do traçado de Istambul, Valtteri Bottas foi o melhor dos pilotos da Mercedes ao terminar em terceiro e na frente de Lewis Hamilton.

Alex Albon chegou a ocupar a primeira posição mas caiu para quinto, batendo Daniil Kvyat e Pierre Gasly, sexto e sétimo com os carros da AlphaTauri.

Sebastian Vettel foi oitavo com o outro Ferrari SF1000, ao passo que o Racing Point de Lance Stroll e o McLaren de Lando Norris, aniversariante do dia, completaram os dez primeiros.

Classificação da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Turquia

EmtRHXOXUAcJ2sR.jpg

F1PT
 
Stroll brilha em Istambul para alcançar a primeira pole position da carreira

GP2014_141828_ONZ7104-large-750x375.jpg


Uma sessão de qualificação à chuva numa pista com pouca aderência ditou uma grelha de partida para o Grande Prémio da Turquia totalmente inesperada: Lance Stroll conquistou a sua primeira pole position na Fórmula 1 e Sergio Pérez colocou o outro Racing Point na terceira posição.

O piloto canadiano estabeleceu um tempo de 1:47.765 com os pneus intermédios da Pirelli e alcançou dessa forma uma surpreendente pole position em solo turco.

Max Verstappen, que tinha dominado as duas primeiras fases da sessão com pneus de chuva, não se sentiu tão confortável nos intermédios e garantiu o segundo posto, diante do outro RP20 de Pérez.

Alex Albon partilhará a segunda linha da grelha com Pérez após ter superado o Renault de Daniel Ricciardo, ao passo que Lewis Hamilton, que se pode sagrar amanhã campeão do mundo pela sétima vez, partirá do sexto lugar, diante do outro R.S.20 de Esteban Ocon.

Pela primeira vez em 2020, a Alfa Romeo colocou os seus carros no Q3, com Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi a serem, respetivamente, oitavo e décimo, separados pelo Mercedes de Valtteri Bottas.

Lando Norris, Sebastian Vettel, Carlos Sainz, Charles Leclerc e Pierre Gasly falharam o acesso ao Q3 e arrancarão fora dos dez primeiros para a corrida de amanhã.

Duas bandeiras vermelhas, uma pela chuva forte e outra por uma saída de pista de Romain Grosjean, marcaram a primeira fase da sessão, que resultou na eliminação do Haas de Kevin Magnussen, o AlphaTauri de Daniil Kvyat, dos Williams de George Russell e Nicholas Latifi e do próprio Grosjean.

Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio da Turquia

h4o35oqzp7z51.jpg

F1PT
 
Hamilton torna-se heptacampeão do mundo de Fórmula 1 ao triunfar no Grande Prémio da Turquia

Em3MndrXIAEoGo7-750x375.jpg

O sexto lugar na grelha de partida não impediu Lewis Hamilton de escrever mais um capítulo na história da Fórmula 1: O britânico triunfou pela 94ª vez na Fórmula 1 e, mais importante do que isso, assegurou o seu sétimo título de campeão do mundo!

O piloto da Mercedes chegou a estar a mais de 30 segundos da liderança durante o stint inicial com os pneus de chuva da Pirelli mas foi ganhando ritmo e tornou-se mais competitivo com os pneus intermédios, tirando partido dos erros alheios e ultrapassando Sergio Pérez para assumir a primeira posição a meio da corrida.

Como Valtteri Bottas teve uma corrida para esquecer em Istambul, terminando fora dos pontos e protagonizando cinco piões, Hamilton confirmou a conquista do título referente à temporada de 2020 e igualou o número de campeonatos de Michael Schumacher.

Sem argumentos para lutar com Hamilton pela vitória, Pérez conservou a segunda posição e subiu ao pódio pela primeira vez desde o Grande Prémio do Azerbaijão de 2018.

No entanto, o mexicano envolveu-se numa intensa disputa com os pilotos da Ferrari na última volta da corrida que resultou na ascensão de Sebastian Vettel ao terceiro posto – o primeiro pódio do ano para o alemão, que cruzou a linha de meta na frente do seu colega de equipa.

Minimizando as perdas da McLaren para a Racing Point na batalha pelo terceiro posto do campeonato de construtores, Carlos Sainz completou os cinco primeiros com o MCL35.

Um mau arranque não colocou Max Verstappen fora da luta pelo triunfo, mas o holandês foi pouco paciente quando chegou à traseira do Racing Point de Pérez e não evitou um pião que o forçou a entrar nas boxes e o fez perder muito tempo.

O piloto da Red Bull viu a bandeira de xadrez na sexta posição e diante do outro RB16 de Albon, que cometeu um erro quando rodava nas posições de pódio.

Lando Norris garantiu o oitavo lugar e somou ainda o ponto extra referente à volta mais rápida em Istambul Park.

Lance Stroll, que liderou a primeira parte da corrida após ter saído da pole position, sofreu com a degradação dos pneus intermédios e não conseguiu colocar o segundo set desse composto a funcionar, acabando, por isso, num inglório nono posto.

Daniel Ricciardo, quinto na grelha de partida, fechou os dez primeiros no regresso da Fórmula 1 à Turquia.

Classificação do Grande Prémio da Turquia

Em3UWepXcAAmyQR.jpg

F1PT
 
Voltar
Topo