Falhas na memória? Estes alimentos são os piores inimigos do cérebro

Lordelo

Avensat
naom_61bb0d3951f9a.jpg

Com o avançar da idade, é normal que não seja capaz de memorizar tão facilmente, mas aquilo que coloca no prato também faz diferença - e muita. Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para proteger a memória do seu natural declínio.






Tendo isso em mente, veja abaixo os alimentos que prejudicam fortemente a sua memória, segundo Uma Naidoo, nutricionista e professora em Harvard, nos Estados Unidos.


1- Açúcares adicionados


A atividade do cérebro, por exemplo, depende da glucose ou do açúcar que se obtém a partir dos alimentos. Contudo, as pessoas que excedem as doses diárias recomendadas de açúcar tendem a sofrer consequências no hipocampo, a zona cerebral que é a principal estimuladora da memória e cujo volume costuma diminuir com o avançar dos anos. Além disso, alimentos ricos em açúcares adicionados podem ter consequências graves para o sistema cardíaco.


2- Fritos


Consumir alimentos fritos afeta a nossa capacidade cerebral - independentemente do alimento.


3- Hidratos de carbono com alto índice glicémico


Alimentos como pão, massas, arroz e derivados de farinha refinados são processados no corpo como se estivéssemos a comer um bolo.



4- Álcool


Para além de causar danos diretos no fígado, o consumo elevado de álcool está estado diretamente relacionado com quadros de demência em indivíduos mais idosos.


5- Nitratos


Comummente encontrados em alguns vegetais, produtos lácteos e carnes, são utilizados como conservante em bacon, salame ou salsichas, por exemplo.

IN:NM
 
Voltar
Topo