Lordelo
Avensat
Uma família no estado norte-americano do Massachusetts pensava que estava a levar um cão para casa e a aumentar assim o grupo, quando encontrou um cachorro assustado na berma da estrada. Mas, poucas horas depois de abrigar o pequeno animal, descobriu que este era um coiote bebé selvagem.
A história é contada pelo Cape Wildlife Center, uma instituição que abriga e ajuda animais selvagens naquela região dos Estados Unidos. O centro explica que, "depois de se aperceberem do engano", a família "ligou ao centro para pedir assistência".
"Com a ajuda do departamento de saúde pública do Massachusetts, fomos capazes de determinar que não houve potencial exposição a raiva, e foi-nos permitido cuida-lo e reabilita-lo pelo Massachusetts Wildlife", acrescenta, num comunicado no Facebook.
As autoridades apontam, no entanto, que o final da história poderia ter sido muito menos feliz.
Os coiotes são animais que transportam muitas vezes o vírus da raiva, uma doença que é fatal para os humanos. O centro explica que, se as pessoas que o encontraram "tivessem sido mordidas, arranhadas ou tido um contacto prolongado", o centro seria "obrigado a eutanasiar o cachorro e fazer testas à raiva".
"Estamos gratos a cada uma das pessoas que tirou tempo do seu dia para ajudar a vida selvagem quando esta precisa, mas encorajamos as pessoas a ligar aos recursos apropriados antes de intervir", apelam as autoridades.
Segundo o USA Today, o cachorro de coiote vai agora ser acolhido pela clínica de vida selvagem em Rhode Island, onde se juntará a uma cria fêmea de coiote. Os dois vão crescer juntos num ambiente que replica o seu habitat natural.
IN:NM