Faz mal comer torradas queimadas? O melhor é não exagerar

Lordelo

Avensat
naom_62ff7d11b691b.jpg

Comer uma torrada de manhã ao pequeno-almoço é o hábito de muitos. Existem as pessoas que as deixam ligeiramente douradas, outras que preferem o pão muito mais queimado. Em qualquer um dos casos, há riscos associados. Conheça-os.






Os alimentos com amido têm tendência a ficar com um tom dourado depois de aquecidos. Esta é uma consequência da substância acrilamida, que é libertada quando exposta a uma fonte de calor.





Vários estudos nos últimos anos indicam que a acrilamida pode estar associada ao cancro. Ainda assim, os testes foram feitos em animais e em quantidades maiores do que aquelas que os humanos costumam consumir.


Segundo o National Cancer Institute, dos Estados Unidos, alimentos queimados e ricos em amido são prejudiciais. Contudo, são necessários mais estudos para se ter a certeza dos reais efeitos.


Quanto mais escura for a torrada, irá consumir mais níveis de acrilamida. Pode ser mais preocupante se estiver exposto a outras fontes desta substância, como os cigarros ou os corantes.


É pouco provável que um ou dois pedaços de pão levem ao cancro, mas o melhor é sempre manter a moderação.

IN:NM
 
Voltar
Topo