Lordelo
Avensat
Recentemente, uma equipa de investigadores concluiu que fazer exercício, pela manhã, é o melhor para a saúde do coração e ajuda a diminuir o risco de doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais.
"Está bem estabelecido que o exercício é bom para a saúde do coração, e o nosso estudo indica que a atividade física matinal parece ser mais benéfica", diz o autor do estudo Gali Albalak, investigador do Centro Médico da Universidade de Leiden, nos Países Baixos, em comunicado.
Para o estudo, publicado na revista científica da
Você não tem permissão para ver o link, por favor
Entrar or Registrar-se
, Gali Albalak e a sua equipa analisaram 85 mil pessoas, com idades entre os 42 e os 78 anos, que não estavam diagnosticados com nenhum tipo de doença cardiovascular.A idade média, entre os participantes, era de 62 anos e cerca de 58% dos participantes eram mulheres. No total, foram acompanhados durante seis a oito anos e neste período quase três mil participantes desenvolveram alguma doença cardiovascular e 796 sofreram um AVC.
Com todas estas informações, os investigadores concluíram que a atividade física, feita entre as 8 e as 11 horas, foi a que mostrou mais benefícios e diminuiu o risco de ambos os eventos.
Então, no total, foi possível entender que as pessoas mais ativas no início ou no final da manhã conseguiram reduzir o risco de doenças cardiovasculares em 11% e 16%, respetivamente. Número que muda para 17% quando se fala do risco de acidente vascular cerebral.
Os investigadores também concluíram que as mulheres sentem mais benefícios ao fazer exercício de manhã.
Aliás, entre as mulheres que eram mais ativas no início ou no final da manhã o risco de doença cardiovascular foi menor, em 22% e 24%, respetivamente. Já as mulheres que eram mais ativas, no final da manhã, conseguiram reduzir o risco de acidente vascular cerebral, em 35%.
IN:NM