Lordelo
Avensat
Cuidar de plantas, fazer jardinagem ou ter uma horta são tudo atividades que podem trazer benefícios à saúde. A conclusão é de um estudo publicado na revista Lancet Planetary Health. As pessoas que as praticam acabam por consumir mais fibras e mexer-se mais, por exemplo.
A investigação foi feita em 37 hortas comunitárias em Denver e Aurora, nos Estados Unidos, e contou com 291 participantes. Todos eles foram depois analisados em relação ao peso, atividade física e dieta.
O estudo mostrou que as pessoas que trabalhavam nestas hortas acabaram por consumir mais frutas e vegetais por dia. Ingeriam mais 1,4 gramas de fibras por dia, aumentado em 7% esse valor no final da investigação.
Tornaram-se também pessoas mais ativas, tinham menos ansiedade e stress em comparação com grupos de pessoas que não faziam esta mesma atividade.
"Estas descobertas fornecem evidências concretas de que a horticultura comunitária pode desempenhar um papel importante na prevenção do cancro, doenças crónicas e distúrbios de saúde mental", refere Jill Litt, uma das autoras do estudo.
IN:NM