FC Porto-Rio Ave: Mágoas passadas que merecem uma 'vingança'

avense

Youtuber
Staff member
Fundador
Administrador
O FC Porto vai receber o Rio Ave no sábado, em jogo da jornada 21 da I Liga. Os dragões vão em busca da 30.ª vitória na época, a 16.ª no campeonato, contra um adversário de má memória.


Na primeira volta da I Liga, em Vila do Conde, o campeão nacional foi surpreendido pelo Rio Ave. Na quarta jornada, o FC Porto perdeu por 3-1 frente aos vilacondenses, colocando vários pontos de interrogação na temporada que tinha acabado de começar.

Sete meses depois, os azuis e brancos voltam a cruzar caminho com o Rio Ave, agora em casa e numa melhor forma. Os comandados de Sérgio Conceição, com oito ausências confirmadas para este encontro, não perdem desde outubro, podendo o treinador chegar à marca de 200 vitórias em provas nacionais. Já o Rio Ave, de Luís Freire, vem de uma vitória promissora por 2-0 ao Estoril, mas tem vários nomes riscados no plantel.

Com o sentido de vingança, o FC Porto-Rio Ave joga-se a partir das 20h30 de sábado, no Estádio do Dragão.

Treinadores em discurso direto

Sérgio Conceição

Antevisão: É mais uma adversário para o qual temos de olhar com respeito, mais um adversário da nossa Liga e que vem num contexto difícil, com muitas baixas e menos opções.

Derrota na primeira volta: Trabalhei com os jogadores que tenho à disposição para perceber aquilo que correu mal, em Vila do Conde. Ainda esta semana, disse que foi a pior primeira parte desde que sou treinador. Não é muito difícil fazer um bocadinho melhor. Vai ser preciso muito mais para vencermos o jogo de amanhã, contra uma equipa que tem boas individualidades, que ganhou o último jogo e está moralmente bem. Demonstro respeito pela equipa do Rio Ave, sabendo que temos essa responsabilidade de nos assumirmos como favoritos. Queremos muito ganhar estes três pontos.

Oito ausências: Não há como pensar no jogo seguinte se não tenho jogadores suficientes e tenho de ir buscar um ou outro jogador à equipa. É impossível pensar noutro jogo. Gestão de quem? De jogadores que não existem ou que não estão? É olhar para este jogo como uma final. A nossa Liga dos Campeões é amanhã, contra o Rio Ave.

Adversário: Estamos a contar com uma linha de cinco, porque tem sido padrão na equipa do Rio Ave. Três centrais e dois laterais muito ofensivos. Com dinâmicas interessantes no meio-campo, com algumas soluções... Há muitos jogadores com quem já trabalhei. Um jogo difícil. Não conheço melhor o Sporting do que o Rio Ave. Conheço tão bem o Sporting quanto o Rio Ave, porque o trabalho é feito exatamente da mesma forma. Muito daquilo que vai acontecer no jogo depende de nós, olhando com respeito para o adversário.

Alerta para as dificuldades do Rio Ave: Tirando esta questão do trabalho da equipa médica e da densidade competitiva, tudo o que disse aqui é a extensão do que passo no balneário. A maior parte dos jogadores estão a ver a conferência. Não pensem que não veem, até para ver se apanham alguma coisa para depois... A mensagem é uma extensão do que lhes digo, de estarmos vivos, de estarmos de brilho no olho e de serem três pontos fundamentais. Se não, não tem significado esta vitória brilhante que tivemos em Alvalade. Não foi o Sporting que perdeu, fomos nós que ganhámos o jogo. O que vi foi que o Sporting perdeu e jogou contra uma equipa que não sabe... Foi o FC Porto que foi ganhar a Alvalade, por 2-1.

Luís Freire

Antevisão: Se não formos competentes, vamos perder o jogo, porque o FC Porto é uma grande equipa, muito organizada e fortíssima a jogar em casa. Tem 21 jogos sem perder e nove vitórias seguidas. Só isso já nos causa preocupação. Temos de estar extraordinários e ser muito competitivos.

Vitória na primeira volta: Esse jogo já foi há muito tempo, mas temos de repetir a atitude, concentração e coesão que mostrámos nessa e noutras partidas. Nestes desafios, com equipas tão fortes, todos os pormenores contam. Temos um plano bem definido para o jogo.

Manter identidade no Dragão: Desde o primeiro dia, temos uma forma de jogar muito semelhante. Podemos ajustar alguma coisa mediantes os pontos fortes e fracos dos adversários, mas mantendo sempre identidade. E também não acredito que o FC Porto venha diferente. São equipas com personalidade, que já têm muito trabalho vindo de trás.

Vitória contra Estoril deu confiança: As vitórias são sempre boas para dar ânimo. Temos crescido nos últimos jogos. Frente ao Sporting, apesar da derrota, fizemos um bom jogo, e depois com o Estoril aliámos a parte defensiva com a capacidade de marcar golos. Mas esta partida já não tem nada que ver com a anterior. Resta-nos manter o foco.

Últimos resultados

FC Porto: V-V-V-V-V

Rio Ave: D-E-D-D-V

Últimos onzes

FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Pepe, Marcano, Zaidu, André Franco, Uribe, Grujic, Galeno, Taremi, Pepê.

Rio Ave: Jhonatan, Patrick William, Josué Sá, Pantalon, Costinha, Guga, Miguel Baeza, Samaris, Fábio Ronaldo, Leonardo Ruiz, Boateng.

Ausências

FC Porto: Francisco Meixedo, Fábio Cardoso, Wendell, Otávio, Evanilson, Gabriel Veron, Uribe, Galeno.

Rio Ave: Amine, Vítor Gomes, Joca.

Leia Também:

 
Voltar
Topo