Feitas as contas, quanto aumentaram os combustíveis esta semana?

Lordelo

Avensat
naom_6167ec4f44c42.jpg

Os preços dos combustíveis voltaram a ficar mais caros no arranque desta semana. O gasóleo simples passou a custar, em média, mais quatro cêntimos, ao passo que a gasolina ficou dois cêntimos por litro mais cara.

Estes cálculos foram realizados pelo Notícias ao Minuto tendo por base os preços médios que constam no site Preços dos Combustíveis Online, da Direção-Geral de Energia e Geologia.

Na sexta-feira, dia 22 de abril, o preço médio do gasóleo simples era de 1,887 euros por litro, sendo que passou a custar 1,926 euros por litro na segunda-feira, dia 25 de abril. São mais quatro cêntimos.

No caso da gasolina simples 95, o preço subiu para 1,975 euros por litro, face ao aos 1,958 euros por litro de sexta-feira. Trata-se de um aumento de cerca de dois cêntimos por litro no mesmo período.

O Ministério das Finanças revelou, na sexta-feira, que estimava um acréscimo de seis cêntimos no caso do gasóleo e de dois cêntimos no caso da gasolina. No mesmo dia, o Governo decidiu não mexer no Imposto Sobre os Combustíveis (ISP) .

De acordo com o mecanismo semanal de revisão dos valores das taxas unitárias do ISP, a evolução dos preços deveria resultar numa descida "de 0,9 cêntimos por litro de gasóleo e 0,3 cêntimos por litro de gasolina".

No entanto, acrescenta o ministério, "atualmente verifica-se um desvio acumulado de dois cêntimos na taxa do ISP por litro de gasóleo e 0,8 cêntimos na taxa do ISP por litro de gasolina" e assim, "as descidas resultantes da aplicação da fórmula são descontadas aos desvios acumulados, não se concretizando, portanto, qualquer a alteração às taxas do ISP em vigor na próxima semana", sublinhou

IN:NM
 
Voltar
Topo