Lordelo
Avensat
Depois de uma noite de copos a ressaca é, muitas vezes, inevitável. O que também acompanha, regularmente, este problema é a ansiedade sem explicação. Ao DailyMail, Annie Grace, uma 'coach' de sobriedade justificou esta reação.
Annie Grace explica que quanto mais álcool se consome, maior é a probabilidade de não se conseguir apreciar atividades que, anteriormente, o deixavam feliz, diz o jornal.
Segundo a 'coach', o corpo humano é inteligente e desenvolve rapidamente uma tolerância ao álcool, o que significa que as pessoas não ficam bêbadas tão rapidamente.
No entanto, à medida que essa tolerância aumenta, com a ajuda de uma hormona, chamada dinorfina, também aumenta a tolerância do corpo para outras coisas que o deixam "alegre".
"Quando o álcool entra no seu sistema, liberta um nível artificialmente alto de dopamina - você obtém um enorme prazer. O seu cérebro sabe que isso não está certo, então, para acalmar as coisas, liberta uma substância química chamada dinorfina", explica. Então, as pessoas ficam, a cada bebida, mais deprimidas.
Assim, o cérebro acaba por se habituar (e muito) ao estímulo artificial de hormonas e torna-se difícil encontrar felicidade em coisas do dia-a-dia. Tudo isto faz com que, no dia seguinte, se sinta mais triste e ansioso.
O fenómeno é, segundo a 'coach' ainda mais sério quando o consumo de álcool, em excesso, é extremamente regular.
IN:NM