Lordelo
Avensat
Ficar cansado após o almoço é algo muito comum e um problema conhecido, popularmente, como 'food coma' ('coma de comida' em português), diz o DailyMail. Ao jornal, Megan Rossi, especialista em saúde do estômago, diz que a ciência ainda não tem respostas definitivas que justifiquem este fenómeno, no entanto, existem formas de o combater.
Primeiro, a especialista diz que a melhor forma de combater este problema é fazer uma caminhada, imediatamente, após comer. Aliás, segundo a especialista nem precisa de fazer uma caminhada muito longa, dez minutos chegam.
Assim, vai estimular "os músculos a absorver o açúcar no sangue, o que pode atenuar os picos de açúcar no sangue (e as suas possíveis quedas), além de desviar mais sangue para os órgãos não envolvidos na digestão, ajudando a que se sinta com mais energia", explica.
Além desta, existe outra abordagem, mais incomum, que está a ser investigada diz Megan Rossi. Já que um estudo, feito na China, comprovou que a "exposição à luz brilhante durante cerca de 30 minutos após o almoço pode ajudar a combater a queda de energia da tarde".
Nesse estudo, foram analisados estudantes que, normalmente, faziam sestas, após o almoço, e que foram expostos a luz azul e brilhante, com diferentes intensidades.
Os investigadores conseguiram concluir que entre os que estiveram mais expostos à luz ficaram mais alertas e mais bem-dispostos, após o almoço, e não precisaram da sua sesta habitual.
Acredita-se que a luz ajuda, segundo a especialista, porque estimula a parte do cérebro que está "associada ao estado de alerta, que parece substituir as outras ações hormonais que resultam da sua refeição". Por isso, comprar uma caixa de luz pode ser uma ótima ideia, diz Megan Rossi.
Outra abordagem mais direta, e simples, é começar a considerar o come e quando o faz. Por exemplo, se ficar cansado quando faz refeições grandes e pesadas, comece a dividi-las em porções menores e mais regulares.
A especialista recomenda que experimente também trocar arroz branco, pão e massa por carboidratos mais complexos, como grão de bico, feijão manteiga e quinoa, que libertam a sua energia mais lentamente.
Também é útil controlar e observar a ingestão de cafeína é que muitas pessoas "caem num círculo vicioso e começam a depender da cafeína para se manter acordadas, o que as torna menos capazes de dormir à noite e resulta em sonolência durante a tarde".
É por estas (e outras) razões que muitos especialistas recomendam que comece a mudar para descafeinado a partir das 12 horas.
IN:NM