Lordelo
Avensat
A filha da idosa que foi maltratada por duas ex-trabalhadoras da residência sénior em Mossèn Homs, em Terrasa, Barcelona - cujo vídeo se tornou viral - reagiu às "lamentáveis" imagens.
Em declarações à agência Efe, a filha - que prefere manter o anonimato -, diz estar a viver a situação "com muita tristeza e indignação" e considera "desprezível" o tratamento que deram à mãe.
Admite que o primeiro pensamento que teve ao ver as imagens foi de desejar às ex-funcionárias "a pior velhice do mundo", porque "ninguém devia passar por uma situação como aquela".
Após a divulgação do vídeo, a administração da residência sénior abriu um inquérito disciplinar e despediu as duas profissionais que se filmaram a maltratar a utente do lar.
Nas imagens, podia ver-se uma auxiliar a falar de forma agressiva com a idosa, que teimava em não comer, enquanto a outra se ria. As autoridades garantiram, na terça-feira, que o caso será alvo dos atos judiciais adequados a quem maltrate uma pessoa residente num centro para seniores.
Entretanto, a autora do vídeo já veio a público pedir desculpa pelo que fez, referindo que está ciente de que não agiu corretamente e que está pronta para as consequências do seu ato.
IN:NM