Fiscalização da ASAE? Podia ter sido "mais cedo", mas Montenegro aplaude

avense

Youtuber
Staff member
Fundador
Administrador
"Acho que sim, que podia ter atuado mais cedo, mas quero dizer com toda a franqueza e frontalidade. Tenho um aplauso total a esta iniciativa", afirmou Luís Montenegro.

O presidente do PSD falava aos jornalistas no final de uma visita ao Centro Internacional de Negócios da Madeira, na freguesia do Caniçal.

"Esta é uma boa iniciativa, é importante que o processo de inflação que temos vindo a assistir e que teve um ano de 2022 absolutamente extraordinário mas que já começou em agosto de 2021, não possa ser o terreno para a especulação e para os rendimentos indevidos, injustificados e injustos", defendeu.

Luís Montenegro disse esperar que "haja um apuramento de responsabilidades" e, "se for o caso, a aplicação de coimas" que possam servir "para que o Governo tenha mais fontes de receita para ter um programa social que possa precisamente compensar as pessoas por esse abuso porventura cometido".

A em fiscalizações a 960 operadores e detetou margens de lucro superiores a 50% na cebola.

Estas conclusões fazem parte da última análise desta autoridade à subida dos preços de bens alimentares, que foi hoje apresentada, em conferência de imprensa, no Ministério da Economia e do Mar, em Lisboa.

A ASAE moveu ainda 91 processos contraordenacionais, no âmbito destas ações que decorrem desde o segundo semestre de 2022.

Do cruzamento entre a aquisição do retalhista ao fornecedor e a venda ao consumidor, a ASAE identificou margens de 30% em produções como o "açúcar branco, óleo alimentar e a dourada".

Já com margens de lucro entre 30% e 40% aparecem as conservas de atum, leite e a couve coração.

Seguem-se produtos como os ovos, laranjas, cenouras e as febras de porco, com margens a partir de 40% e até 50%. Acima desta margem, destaca-se o caso da cebola.

O presidente do PSD, Luís Montenegro, encontra-se na Madeira no âmbito do 1.º Encontro Interparlamentar do PSD, que decorreu hoje e termina na sexta-feira, no Funchal.

Leia Também:

...

Voltar