Fisco começa a enviar faturas mais pesadas de IMI na sexta-feira

yourfault

Avensat
Amigos Avensat
File



A partir de sexta-feira, os proprietários de imóveis (casas ou terrenos) começam a receber a nota de liquidação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Para a maioria, esta fatura será bastante mais elevada do que a paga no ano passado, por causa dos efeitos da avaliação geral , que aumentou o valor patrimonial tributário sobre o qual incide o imposto.

Dos 4,9 milhões de casas e terrenos urbanos que foram alvo desta avaliação - que apenas ficará concluída no final de março - pelo menos 80%, vão ser chamados a pagar um valor mais alto de imposto. Para evitar maiores dificuldades às famílias, foi criada uma cláusula de salvaguarda que impede que o IMI suba já para o valor real. Desta forma, em 2013 e 2014, cada proprietário abrangido por esta avaliação geral dos imóveis pagará no máximo mais 75 euros que que em 2012 ou mais um terço entre o novo valor e a factura do ano passado.

Para quem já tinha a casa avaliada pelas regras do IMI - porque a adquiriu depois de dezembro de 2003 - o valor do IMI pode também subir, caso o imóvel esteja situado num dos concelhos que decidiu aplicar a taxa máxima possível - e que este ano passou a ser de 0,5%, contra os 0,4% que vigoraram até agora.

Pode conhecer as principais alterações ao IMI aqui , ficar a par do sistema de isenções e salvaguardas aqui. E saiba também que mesmo que a sua casa apenas seja avaliada por estes dias, já poderá pagar IMI pelo novo valor patrimonial.









dinheiro vivo
 
Voltar
Topo