Lordelo
Avensat
Um homem negro que estava a correr no bairro de Deltona, no estado da Florida, foi algemado e detido porque se enquadrava na descrição de um suspeito de um roubo, de acordo com o que as autoridades explicaram. O departamento de polícia acabou por lhe oferecer emprego.
O incidente aconteceu no dia 27 de agosto mas o departamento de polícia do condado de Volusia optou por, agora, divulgar as imagens do incidente.
As autoridades procuraram um suspeito negro de ter roubado uma máquina de jardinagem de um galpão, nas traseiras de uma casa do bairro. Naquele dia, os agentes passaram por Joseph Griffin, de 28 anos, que estava a fazer exercício.
"Hey, amigo, não estás em sarilhos nem nada. Houve um assalto - tu enquadras na descrição [do suspeito]", diz um dos agentes, conforme se pode ouvir no vídeo, indicando que só querem perceber se não é ele.
Griffin mostra-se surpreso, mas mantém a calma e começa a tirar a identificação. "Eles disseram, literalmente, t-shirt branca, calções pretos e barba (...). Não estou a dizer que és tu, mas era um homem negro. Mais uma vez, não estamos a dizer que és tu", continuou.
Enquanto os agentes falam com os colegas, Griffin começou uma transmissão em direto para o Facebook, onde,
Você não tem permissão para ver o link, por favor
Entrar or Registrar-se
, se mostra bastante nervoso. "Ouve, tem paciência, sim? Tu enquadras-te na descrição - não estou a dizer que és culpado", repete um dos agentes. "Eu sei", responde o homem."Mas o meu sargento está a dizer-me para te deter. Estou a falar com o meu sargento", diz o agente. Griffin, inseguro sobre o que se sucederá, mostra-lhe o telefone e diz que está a fazer uma transmissão em direto que foi pai dois dias antes. O agente pede-lhe para por o telefone no chão e mas depois diz que será ele a colocá-lo no chão e retira-lho.
"Por agora, vou deter-te. Mas não estás preso - vou deter-te porque te enquadras na descrição", diz. Ouvem-se, depois, várias sirenes, aproximando-se reforços. Enquanto Griffin é algemado, o homem fala para o telefone, no chão: "Se alguma coisa me acontecer, é bom que criem confusão".
Joseph Griffin acabou por ser libertado, depois de se verificar que não teve qualquer envolvimento com o crime. As autoridades assumiram que se tratou de um "erro" e o verdadeiro suspeito foi depois identificado e detido.
As autoridades acreditam que o comportamento de Griffin impediu que a situação escalasse. "O senhor Griffin foi fantástico com os agentes. E os agentes foram extremamente profissionais", disse o xerife Mike Chitwood, à CNN, sublinhando que este incidente pode ser "uma oportunidade de aprendizagem".
Griffin era um antigo polícia militar, facto que não passou despercebido ao xerife, que lhe ofereceu trabalho. "Perguntei-lhe se queria vir cá e fazer alguns treinos com o nosso pessoal. Ele ficou surpreendido e aceitou", explicou Chitwood, indicando que irá começar os treinos no início de outubro
IN:NM