Formula E - 2022

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Félix da Costa abalroado na primeira corrida de Fórmula E

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O piloto português António Félix da Costa (DS Techeetah) foi esta sexta-feira obrigado a desistir da primeira corrida da temporada de Fórmula E, após ter sido abalroado por um adversário na primeira curva.
O piloto de Cascais, que partiu do 16.º lugar da grelha para a primeira de duas corridas deste fim de semana, disputadas em Riade, na Arábia Saudita, sofreu um toque do britânico Dan Tiktum (Nio) logo na primeira curva, sendo obrigado a regressar às boxes.

A vitória acabou por sorrir ao holandês Nick de Vries (Mercedes), campeão em título, que deixou o belga Stoffel Vandoorne (Mercedes) na segunda posição, a 0,636 segundos, com o britânico Jake Dennis (Avalanche) em terceiro, a 8,802 segundos.

No sábado, disputa-se a qualificação e a segunda corrida do campeonato.

Record
 
António Félix da Costa em 12.º na segunda corrida de Fórmula E

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O piloto português António Félix da Costa (DS Techeetah) terminou este sábado na 12.ª posição a segunda corrida do Mundial de Fórmula E, disputada em Riade, na Arábia Saudita.
O piloto natural de Cascais largou da sétima posição da grelha, concluindo a corrida em 12.º lugar, a 6,732 segundos do vencedor, o suíço Eduardo Mortara (Rockit Venturi).

O holandês Robin Frijns (Envision) foi segundo, a 0,451 segundos, com o brasileiro Lucas di Grassi (Rockit Venturi) em terceiro, a 0,912 segundos.

Com estes resultados, Eduardo Mortara é o novo líder do campeonato, com 33 pontos, contra os 29 do vencedor da primeira corrida, o holandês Nick de Vries (Mercedes).

Record
 
FÓRMULA E: FÉLIX DA COSTA ARRANCA DA 4.ª POSIÇÃO EM ROMA

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António Félix da Costa, em DS Techeetah, entrou com o pé direito no 4.º fim de semana do Mundial de Fórmula E: o piloto protagonizou a melhor sessão de qualificação de 2022 – venceu o Grupo B e, assim, desde a estreia do formato novo, no início do campeonato, apurou-se pela primeira vez para a fase de «duelos» que arruma as primeiras quatro linhas da grelha de partida; depois, ganhou o dos quartos de final ao alemão Pascal Wehrlein (Porsche) e perdeu o das «meias» para o belga Stoffel Vandoorne (Mercedes). Contas feitas, português na 4.ª posição para a ronda 4 da temporada. A corrida com 45 minutos (mais uma volta) no Circuito Cittadino dell'EUR tem arranque marcado para as 14h04.



«Estou feliz com estou este resultado, mas a verdade é que podia ter atingindo as meias-finais e posicionar-me ainda melhor na grelha de partida», admitiu Félix da Costa, depois de perder o «duelo» com Vandoorne por 0,015 s! O belga acabou por vencer a final ao neerlandês Robin Frijns (Envision Racing) e conquistar a 7.ª «pole» na Fórmula E, Já a Mercedes-EQ, em 2022, em quatro corridas, arranca pela 3.ª vez da frente da grelha da partida – conseguiu a 1.ª com Stoffel, na ronda 1 da Época 8 da categoria, em Diriyah, na Arábia Saudita.



Para a corrida, o plano de Félix da Costa está muitíssimo bem definido. «O objetivo é o pódio», rematou. Em Roma, também pela primeira vez em 2022, António qualificou-se melhor do que o parceiro de equipa, o francês Jean-Éric Vergne, 5.º na grelha de partida para a primeira corrida do fim de semana na capital italiana. O líder do campeonato, o suíço Edoardo Mortara (Venturi Racing), não conseguiu melhor do que uma 11.ª posição.

A Bola
 
Félix da Costa foi sexto na primeira de duas corridas em Roma

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O piloto português António Félix da Costa (DS Techeetah) foi este sábado sexto classificado na primeira de duas corridas do fim de semana da Fórmula E, em Roma (Itália), quarta ronda da temporada.
O piloto de Cascais, que partiu da quarta posição da grelha, chegou a estar na segunda posição, mas acabou por perder alguns lugares na sequência de toques de adversários, cortando a meta no sexto lugar.

Félix da Costa concluiu a prova a 8,971 segundos do vencedor, o neo-zelandês Mitch Evans (Jaguar), com o holandês Robin Frijns (Envision) em segundo, a 5,703 segundos de Evans, e o belga Stoffel Vandoorne (Mercedes) em terceiro, a 6,966 segundos.

"Foi um dia sólido, mas uma corrida complicada, em que fui posto fora por duas vezes. Cheguei a andar em segundo, mas na sequência desses toques passei para outra corrida diferente, passei de uma corrida ofensiva para uma defensiva", comentou o piloto luso.

Apesar do resultado, António Félix da Costa considera que foi um fim de semana positivo.

"Ganhámos pontos ao líder do campeonato, mas o mais importante é que tínhamos carro", concluiu.

Com este resultado, o piloto luso da DS está, agora, na 12.ª posição do campeonato, com 20 pontos, a 29 do líder, o suíço Edoardo Mortara (Venturi).

Domingo disputa-se a segunda corrida deste fim de semana de e-prix em Roma, às 14:00 de Lisboa, que corresponde à quinta ronda do campeonato.

Record
 
FÓRMULA E: MITCH EVANS E JAGUAR VENCEM EM ROMA

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Em Roma, nas rondas 4 e 5 do Mundial de Fórmula E, Mitch Evans e Jaguar arrasaram a concorrência, vencendo as duas corridas realizadas este fim de semana. O piloto neozelandês chegou à capital italiana em 17.º no campeonato, com 1 ponto, mas os sucessos valeram-lhe 50 e projetaram-no para a 4.º posição, a 9 de Jean-Éric Vergne, francês da DS Techeetah que assumiu a liderança da época, por troca com o suíço Edoardo Mortara, da Venturi.

Félix da Costa, depois do 6.º lugar na corrida de ontem, acabou o ePrix de hoje na 14.ª posição (penalização de 5 segundos por toque em rival fizeram-no perder 4 lugares depois da bandeira de xadrez). O piloto, campeão de 2020, disse-se dececionado com o resultado e o comportamento do E-TENSE FE21 da DS Techeetah. «O carro não trava e não estou 100% confortável. Tenho de trabalhar mais com a equipa para perceber e resolver o problema», explicou-nos.

A ronda 6 do Mundial realiza-se no dia 30, no circuito do Grande Prémio do Mónaco. O ano passado, Félix da Costa ganhou nas ruas do Principado.

A Bola
 
FÉLIX DA COSTA QUALIFICA-SE EM 10.º NO MÓNACO

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António Félix da Costa, no E-TENSE FE #21 da DS Techeetah, garantiu 'apenas' a 10.ª posição na grelha de partida para o ePRix do Mónaco, corrida com 45 minutos (mais 1 volta) programada para o início da tarde (14.04 horas). O português qualificou-se no Grupo B, não conseguindo melhor do que uma 6.ª posição, resultado que não permitiu o apuramento para a segunda fase da sessão, de «duelos», depois de ter assinado a volta mais veloz ao famoso circuito monegasco nos treinos livres.

Mitch Evans, da Jaguar, vive momento de forma sensacional. O neozelandês de 27 anos, vencedor das rondas 4 e 5 do campeonato, em Roma, garantiu a «pole position», derrotando Pascal Wehrlein, da Porsche, na final da qualificação, com 1.29,839 m na volta aos 3,337 km do circuito em Monte Carlo, e somou 3 pontos de bónus muitos importantes para a sua classificação no Mundial. Por isso, esta tarde, apenas pela 3.ª vez na carreira, piloto do I-Type 5 na 1.ª posição da grelha da partida.

Félix da Costa, recorda-se, ganhou o ePrix do Mónaco de 2021, depois de qualificar-se na 1.ª posição e protagonizar duelo eletrizante com Mitch Evans, que venceu apenas nos metros finais da corrida, após ultrapassagem sensacional. O português, o campeão da Época 6, encontra-se na 12.ª posição nesta Época 8 e necessitado de resultado que permita recolocá-lo entre os primeiros da classificação e na luta pelo título.

O ePrix do Mónaco, ronda 6 do Mundial de Fórmula E, realiza-se pela 5.ª vez. No quadro de vencedores, Sébastien Buemi 2015 e 2017, Jean-Éric Vergne (2019) e António Félix da Costa (2021).

A Bola
 
Félix da Costa quinto no E-Prix do Mónaco de Fórmula E

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O piloto português António Félix da Costa (DS Techeetah) terminou este sábado na quinta posição no E-Prix do Mónaco de Fórmula E, competição de carros elétricos, na sexta ronda da temporada.
O piloto luso, que partiu da 10.ª posição da grelha, fez uma corrida ao ataque, recuperando cinco posições na pista citadina do principado.

Félix da Costa terminou a 3,952 segundos do vencedor, o belga Stoffel Vandoorne (Mercedes).

O neozelandês Mitch Evans (Jaguar) foi segundo, a 1,285 segundos do vencedor, com o francês Jean-Éric Vergne (DS Techeetah) em terceiro, a 3,293 segundos.

"Demos tudo na corrida. Foi, de facto, uma pena a qualificação, pois o ritmo em corrida estava muito bom e senti-me muito confiante, ultrapassando vários pilotos. Ainda assim, saio contente do Mónaco", disse o piloto de Cascais.

Félix da Costa mostra-se convicto de que a equipa recuperou "a competitividade" e está "no caminho certo para o resto da temporada".

"A época ainda é longa e sei que vamos ter ainda boas razões para sorrir", concluiu o luso.

Com estes resultados, Félix da Costa ascendeu ao 10.º lugar do campeonato, com 30 pontos, a 51 do comandante, precisamente Stofeel Vandoorne.

A próxima ronda desta competição de carros elétricos é uma jornada dupla, que se disputa em Berlim, em 14 e 15 de maio.

Record
 
FÓRMULA E EM BERLIM: FÉLIX DA COSTA 3.º NA QUALIFICAÇÃO

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António Félix da Costa garantiu a 3.ª posição na grelha de partida para a ronda 7 do Mundial de Fórmula E de 2022, no circuito citadino com 2,355 km «desenhado» sobre o cimento do antigo Aeroporto de Tempelhof, em Berlim, na Alemanha.



O português da DS Techeetah, 10.º classificado no campeonato, venceu o Grupo B da qualificação, que integrava o campeão em título (Nyck de Vries, da Mercedes-EQ), que não conseguiu posicionar-se no ‘top-4’ e acabou eliminado precocemente, venceu o brasileiro Sérgio Sette Câmara (Dragon/Penske) nos quartos de final e «saiu de cena» apenas nas meias-finais, eliminado pelo suíço Edoardo Mortara (Venturi), por 0,085 s.



O piloto helvético da formação monegasca «cliente» da Mercedes-EQ (tem os mesmos Silver Arrow 02 da equipa de fábrica da marca alemã...) venceu a final com o britânico Alexander Sims (Mahindra) e conquistou a primeira «pole position» da carreira na Fórmula E.



A corrida com 45 minutos (mais uma volta), a primeira do fim de semana duplo de Berlim, tem início marcado para as 14 horas. Félix da Costa, durante a carreira no campeonato de monolougares elétricos, ganhou 2 ePrix no Aeroporto de Tempelhof, ambos em 2020, triunfos que valeram ao piloto o título da Época 6. Esta tarde, António ambiciona, «no mínimo, um lugar no pódio».

A Bola
 
Félix da Costa oitavo classificado em Berlim na Fórmula E

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O piloto português António Félix da Costa (DS Techeetah) terminou este sábado na oitava posição a primeira de duas corridas do fim de semana da Fórmula E, disputada em Berlim, Alemanha.
O piloto de Cascais, que partiu da terceira posição, chegou a ocupar o segundo lugar no início da corrida, mas viria a perder posições já na parte final, terminando em oitavo, a 6,400 segundos do vencedor, o suíço Edoardo Mortara (Rockit Venturi).

António Félix da Costa somou, assim, quatro pontos no campeonato, que o colocam na 10.ª posição, com 34.

O belga Stoffel Vandoorne (Mercedes), que hoje foi terceiro, lidera a competição, com 96 pontos.

A prova de hoje foi a sétima ronda da temporada, sendo que no domingo realiza-se a segunda corrida do fim de semana, em Berlim.

Record
 
FÉLIX DA COSTA SEXTO EM BERLIM 2

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António Félix da Costa terminou na 6.ª posição a segunda corrida do fim de semana do Mundial de Fórmula E em Berlim, na Alemanha, a ronda 8 do campeonato de 2022. O piloto português da DS Techeetah, 8.º na véspera, qualificou-se na 5.ª posição e manteve essa posição quase até à bandeira de xadrez, após 45 minutos de ação, mas acabou por ver-se ultrapassado por Robin Frijns, da Envision Racing, na volta final ao circuito no Aeroporto de Tempelhof.



Félix da Costa, em Berlim, manteve a 10.ª posição de Mundial que está apenas a meio de época com um número recorde de 16 corridas. No ePrix de hoje, vitória de Nyck de Vries, da Mercedes-EQ, o campeão em título, à frente de Edoardo Mortara, da Venturi Racing, o vencedor de ontem, e do companheiro de equipa Stoffel Vandoorne, que consolidou a liderança do campeonato de 2022.



Na ronda 9 do Mundial, no dia 4 de junho, uma estreia no «mapa» da Fórmula E: Jacarta. A capital da Indonésia prepara-se para receber um campeonato da FIA pela primeira vez desde 2006.

A Bola
 
FÉLIX DA COSTA QUARTO EM JACARTA

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António Félix da Costa, em DS Techeetah, foi 4.º classificado na ronda 9 do Mundial de Fórmula E. O piloto português, na estreia de Jacarta e da Indonésia no «mapa» do campeonato de monolugares elétricos, arrancou da 2.ª posição da grelha de partida, depois de perder a final da qualificação para o companheiro de equipa Jean-Éric Vergne, que conseguiu a 15.ª «pole position» na categoria – um recorde!

Mitch Evans, da Jaguar, foi o vencedor do ePrix de Jacarta, que decorreu sob muito calor, à frente de Vergne e Edoardo Mortara (Venturi). O neozelandês ganhou pela 3.ª vez na Época 8 da competição da FIA. O líder do campeonato, Stoffel Vandoorne, terminou na 5.ª posição e passou a somar 121 pontos. O belga da Mercedes-EQ tem mais 5 do que Vergne, 7 do que Mortara e 12 do que Evans.

Félix da Costa manteve a 10.ª posição, mas somou mais 12 pontos, passando a contar com um total de 54 e aproximou-se dos pilotos logo à sua frente na classificação do Mundial.

A próxima etapa do campeonato realiza-se a 2 de julho, em Marraquexe, Marrocos.

A Bola
 
FÉLIX DA COSTA NA «POLE» EM MARRAQUEXE

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António Félix da Costa, da DS Techeetah, conquistou a «pole position» para a ronda 10 do Mundial de Fórmula E, depois de impor-se no Grupo B da qualificação e vencer os «duelos» com Oliver Askew (Andretti), Jean-Éric Vergne (DS Techeetah) e Edoardo Mortara (Venturi). O piloto português, na final da sessão, percorreu os 2,971 km do Circuito Internacional Automóvel Moulay El Hassan de Marraquexe, Marrocos, em 1.17,070 m, «contra» os 1.17,151 m do adversário suíço.

Para António Félix da Costa, o vencedor em Marraquexe na última visita da Fórmula E a Marrocos (2020), 1.ª «pole» da temporada e 7.ª na categoria, em 90 ePrix. O resultado vale-lhe a conquista de 3 pontos para o Mundial e permite-lhe «acelerar» de 10 para 8.º na classificação de pilotos. Por outro lado, derrotando Mortara, impediu que o rival helvético ultrapassasse o companheiro do português, Jean-Éric Vergne, na hierarquia do Mundial, com Edoardo a manter-se na 3.ª posição, com 114 pontos, menos 2 do que o francês da DS Techeetah, e 7 do que o belga Stoffel Vandoorne, da Mercedes-EQ, apenas 20.º na qualificação. António soma 57.

O ePrix com 45 minutos (mais 1 volta) realiza-se esta tarde (17.03 horas), com o português a ambicionar ganhá-lo, mesmo reconhecendo a necessidade de «apoiar» Vergne na luta pelo título. «Estamos cada vez mais fortes nas qualificações! Fui terceiro e quarto em Berlim, segundo em Jacarta… O meu objetivo é vencer, como consegui na última vez que estivemos aqui, mas tenho de colaborar com a equipa e o meu companheiro», disse um piloto atrás do 1.º pódio da temporada – melhores resultados: 4.º na Cidade do México e em Jacarta.

Na Fórmula E, Félix da Costa, além do título na Época 6 (2019/20) e de 7 «pole», soma 6 vitórias, 14 pódios e 3 voltas mais rápidas. São números que pode melhorar esta tarde. E, ganhando muitos pontos, seguramente, ficará mais bem posicionado no Mundial. Por equipas, com os 3 pontos ganhos por António, a DS Techeetah aproximou-se da Mercedes-EQ: tem apenas menos 13 pontos (173 «contra» 186) do que a campeã em título e líder da Época 9.

Grelha de partida para o ePrix de Marraquexe (provisória):

1.º António Félix da Costa (DS Techeetah)
2.º Edoardo Mortara (Venturi Racing)
3.º Jean-Éric Vergne (DS Techeetah)
4.º Pascal Wehrlein (Porsche)
5.º Jake Dennis (Andretti)
6.º Mitch Evans (Jaguar)
7.º Oliver Askew (Andretti)
8.º Nick Cassidy (Envision Racing)
9.º Nyck de Vries (Mercedes-EQ)
10.º Lucas di Grassi (Venturi Racing)
11.º Oliver Rowland (Mahindra)
12.º Sérgio Sette Câmara (Dragon/Penske)
13.º Sam Bird (Jaguar)
14.º Oliver Turvey (NIO 333)
15.º Robin Frijns (Envision Racing)
16.º Dan Ticktum (NIO 333)
17.º Sébastien Buemi (Nissan)
18.º Maximilian Günther (Nissan)
19.º Alexander Sims (Mahindra)
20.º Stoffel Vandoorne (Mercedes-EQ)
21.º Antonio Giovinazzi (Dragon/Penske)
22.ºAndré Lotterer (Porsche)

A Bola
 
FÉLIX DA COSTA 2.º EM MARRAQUEXE

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António Félix da Costa conseguiu o melhor resultado do ano no Mundial de Fórmula E, terminando a ronda 10 da temporada na 2.ª posição, depois de iniciá-la da «pole», atrás do piloto suíço Edoardo Mortara, da Venturi Racing que ganhou pela 3.ª vez em 2022 e assumiu o comando do campeonato. Em Marraquexe, Marrocos, o português somou 21 pontos e passou de 10.º para 6.º na classificação, a 6 ePrix do fim da época (2 em Nova Iorque, 2 em Londres e 2 em Seul).

Félix da Costa, no 90.º ePrix na Fórmula E, conseguiu o 1.º pódio do ano e o 15.º pódio numa categoria em que ganhou o título em 2019/20. O piloto português ambicionava a vitória no Circuito Internacional Automóvel Moulay El Hassan, mas o facto de ter parceiro de equipa na luta pelo triunfo no campeonato (Jean-Éric Vergne) limitou-o, com ordem da direção da DS Techeetah a obrigá-lo à cedência de posição ao francês a meio da corrida com 45 minutos (mais 1 volta).

Vergne nunca conseguiu ameaçar a liderança de Mortara e a DS Techeetah, abrandou o ritmo de Félix da Costa e a DS Techeetah ordenou outra troca de posições entre pilotos, na tentativa de que o português conseguisse ultrapassar o suíço, mas a ação também não foi bem-sucedida, devido ao atraso acumulado por António atrás do francês, que acabou a corrida na 4.ª posição, atrás do neozelandês Mitch Evans, da Jaguar.

A luta pela vitória no Mundial continua em aberto com 6 corridas em 3 fins de semana e 15 pontos a separarem os 4 primeiros no campeonato. Edoardo Mortara sucedeu a Stoffel Vandoorne na liderança da tabela. Também entre as equipas, comandante nova: a Venturi Racing,

Classificação do ePrix de Marraquexe:
1.º Edoardo Mortara, Venturi Racing, 34 voltas
2.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, DS Techeetah, +2,297 s
3.º Mitch Evans, Jaguar, +6,270 s
4.º Jean-Éric Vergne, DS Techeetah, +6,695 s
5.º Lucas di Grassi, Venturi Racing, +7,787 s
6.º Nyck de Vries, Mercedes-EQ, +8,394 s
7.º Jake Dennis, Andretti, +12,084 s
8.º Stoffel Vandoorne, Mercedes-EQ, +14,541 s
9.º Sam Bird, Jaguar, +15,048 s
10.º Oliver Rowland, Mahindra, +15,270 s
11.º Oliver Askew, Andretti, +16,336 s
12.º Pascal Wehrlein, Porsche, +30,043 s
13.º Nick Cassidy, Envision Racing, +31,970 s
14.º Alexander Sims, Mahindra, +32,332 s
15.º André Lotterer, Porsche, +32,364 s
16.º Sébastien Buemi, Nissan, +33,707 s
17.º Oliver Turvey, NIO 333, +35,018 s
18.º Robin Frijns, Envision Racing, +35,686 s
19.º Antonio Giovinazzi, Dragon/Penske, +40,887 s
20.º Sérgio Sette Câmara, Dragon/Penske, +42,764 s
21.º Maximilian Günther, Nissan, Abandono
22.º Dan Ticktum, NIO 333, Abandono

Mundial de Pilotos:
1.º Edoardo Mortara, 139 pontos
2.º Jean-Éric Vergne, 128 pontos
3.º Stoffel Vandoorne, 125 pontos
4.º Mitch Evans, 124 pontos
5.º Robin Frijns, 81 pontos
6.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, 75 pontos
7.º Nyck de Vries, 73 pontos
8.º Lucas di Grassi, 66 pontos
9.º André Lotterer, 61 pontos
10.º Pascal Wehrlein, 55 pontos
11.º Jake Dennis, 42 pontos
12.º Sam Bird, 31 pontos
13.º Nick Cassidy, 16 pontos
14.º Oliver Rowland, 11 pontos
15.º Sébastien Buemi, 10 pontos
16.º Oliver Turvey, 6 pontos
17.º Oliver Askew, 2 pontos
18.º Alexander Sims, 2 pontos
19.º Maximilian Günther, 2 pontos
20.º Dan Ticktum, 1 ponto
21.º Sérgio Sette Câmara, 0 pontos
22.º Antonio Giovinazzi, 0 pontos

Mundial de Equipas:
1.º Venturi Racing, 205 pontos
2.º DS Techeetah,, 203 pontos
3.º Mercedes-EQ, 198 pontos
4.º Jaguar, 155 pontos
5.º Porsche, 116 pontos
6.º Envision Racing, 97 pontos
7.º Andretti, 44 pontos
8.º Mahindra, 13 pontos
9.º Nissan, 12 pontos
10.º NIO 333, 7 pontos
11.º Dragon/Penske, 0 pontos

A Bola
 
Fórmula E em Nova Iorque: chuva «trama» Félix da Costa

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António Félix da Costa conseguiu a 10.ª posição na qualificação para a ronda 11 da edição de 2022 do Mundial de Fórmula E. O ePrix com 45 minutos (mais uma volta) realiza-se esta tarde (18.04 horas). Na «pole», Nick Cassidy, da Envision Racing.

Para Cassidy, 13.º classificado no campeonato, com 19 pontos (somando os 3 pela «pole position» de hoje»), a 3.ª vitória em qualificação na Fórmula E e a 1.ª esta época – curiosamente, o piloto não conseguia este resultado desde… Nova Iorque-2021. O neozelandês de 27 anos, na finalíssima da sessão, venceu Stoffel Vandoorne, belga de 30 anos da Mercedes-EQ, por 0,008 s!

Félix da Costa, 6.º no Mundial, integrou o Grupo B da sessão, com todos os pilotos classificados nas posições pares do campeonato, que foram (muito) penalizados pelo aparecimento súbito da chuva no Circuito Citadino de Brooklyn (2,320 km, 14 curvas). A sessão realizou-se em piso molhado (logo, sem aderência e escorregadio), ao contrário do que tinha acontecido durante os 12 minutos reservados aos participantes no Grupo A, que aceleraram em seco e, por isso, registaram tempos mais rápidos.

A instabilidade meteorológica beneficiou o líder do Mundial, Edorado Mortara, suíço da Venturi, que tinha conseguido apenas o 5.º registo no Grupo B e não conseguiu apurar-se para os duelos (quartos de final, meias-finais e final) que arruma as primeiras 4 linhas da grelha de partida. No entanto, entre os pilotos que lutam pelo título, apenas o 3.º classificado no campeonato, Stoffel Vandoorne, conseguiu qualificar-se melhor. No Grupo B, Mitch Evans (4.º), da Jaguar, e Jean-Éric Vergne (2.º), da DS Techeetah, foram o 7.º e o 8.º, respetivamente, e «saíram de cena» precocemente.

Félix da Costa, depois de dominar o treino livre antes da qualificação, com 1.08,684 m, foi o 5.º no Grupo B, a 1,786 s do mais veloz, o brasileiro Lucas Di Grassi, da Venturi Racing, com 1.10,678 m, resultado que vale a 10.ª posição na grelha de partida, atrás de Mortara.

Grelha de partida para a ronda 11 do Mundial
1.º Nick Cassidy, Envision Racing
2.º Stoffel Vandoorne, Mercedes
3.º Lucas Di Grassi, Venturi Racing
4.º Pascal Wehrlein, Porsche
5.º Sébastien Buemi, Nissan
6.º Alexander Sims, Mahindra
7.º Robin Frijns, Envision Racing
8.º Sam Bird, Jaguar
9.º Edoardo Mortara, Venturi Racing
10.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, DS TEDHEETAH
11.º Nyck de Vries, Mercedes
12.º Oliver Rowland, Mahindra
13.º Jake Dennis, Andretti
14.º Mitch Evans, Jaguar
15.º Maximilian Günther, Nissan
16.º Jean-Éric Vergne, DS Techeetah
17.º André Lotterer, Porsche
18.º Dan Ticktum, NIO 333
19.º Oliver Askew, Andretti
20.º Antonio Giovinazzi, Dragon/Penske
21.º Sérgio Sette Câmara, Dragon/Penske
22.º Oliver Turvey, NIO 333

Classificações da Época 8:


Pilotos
1.º Edoardo Mortara, 139 pontos
2.º Jean-Éric Vergne, 128 pontos
3.º Stoffel Vandoorne, 125 pontos
4.º Mitch Evans, 124 pontos
5.º Robin Frijns, 81 pontos
6.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, 75 pontos
7.º Nyck de Vries, 73 pontos
8.º Lucas Di Grassi, 66 pontos
9.º André Lotterer, 61 pontos
10.º Pascal Wehrlein, 55 pontos
11.º Jake Dennis, 42 pontos
12.º Sam Bird, 31 pontos
13.º Nick Cassidy, 19 pontos*
14.º Oliver Rowland, 11 pontos
15.º Sébastien Buemi, 10 pontos
16.º Oliver Turvey, 6 pontos
17.º Oliver Askew, 2 pontos
18.º Alexander Sims, 2 pontos
19.º Maximilian Günther, 2 pontos
20.º Dan Ticktum, 1 ponto
21.º Sérgio Sette Câmara, 0 pontos
22.º Antonio Giovinazzi, 0 pontos

*Inclui os 3 pontos de bónus pela «pole position» somados esta manhã

Equipas
1.º Venturi Racing, 205 pontos
2.º DS Techeetah,, 203 pontos
3.º Mercedes-EQ, 198 pontos
4.º Jaguar, 155 pontos
5.º Porsche, 116 pontos
6.º Envision Racing, 100 pontos*
7.º Andretti, 44 pontos
8.º Mahindra, 13 pontos
9.º Nissan, 12 pontos
10.º NIO 333, 7 pontos
11.º Dragon/Penske, 0 pontos
*Inclui os 3 pontos de bónus pela «pole position» somados esta manhã;

A Bola
 
Félix da Costa desiste depois de abalroado

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A ronda 11 do Mundial de Fórmula E, no Circuito Citadino de Brooklyn, em Nova Iorque, nos EUA, acabou antes dos 45 minutos (mais uma volta) regulamentares, devido a intempérie na origem de acidentes e incidentes múltiplos! Entre as vítimas da chuva e do excesso de água na pista, os dois primeiros classificados na volta anterior à exibição da bandeira vermelha, Nick Cassidy (Envision) e Lucas Di Grassi (Venturi).

A chuva parou pouco depois da interrupção do primeiro ePrix do fim de semana, mas Scot Elkins, o norte-americano diretor de corrida do campeonato, confrontando com a situação, colocou ponto final na corrida e validou a classificação registada na volta anterior à paragem, a 29. Nick Cassidy, piloto neozelandês de 27 anos que arrancara da pole, venceu pela 1.ª vez na Fórmula E.

António Félix da Costa abandonou a corrida momentos antes, na sequência de toque de André Lotterer, da Porsche, que danificou a suspensão traseira do DS Techeetah do piloto português, que acabou por não evitar embate no muro e destruiu, também, o pneu posterior esquerdo. O incidente valeu 10 segundos de penalização ao alemão…

«Um dia para esquecer. Fui o mais rápido no treino livre, tinha a ‘pole’ ao alcance e a chuva estragou-nos a qualificação. Depois, na corrida, aconteceu isto», disse Félix da Costa à reportagem de A BOLA

Amanhã, programa igual ao de hoje: qualificação às 13.40 horas, corrida (45 minutos, mais uma volta) às 18.04 horas em Portugal Continental.

Classificações
1.º Nick Cassidy, Envision, 29 voltas
2.º Lucas Di Grassi, Venturi, +1,123 s
3.º Robin Frijns, Envision, +1,671 s
4.º Stoffel Vandoorne, Mercedes-EQ, +3,693 s
5.º Edoardo Mortara, Venturi, +4,734 s
6.º Sébastien Buemi, Nissan, +5,570 s
7.º Pascal Wehrlein, Porsche, +5,783 s
8.º Jake Dennis, Andretti, +6,595 s
9.º Sam Bird, Jaguar, +7,207 s
10.º Nyck de Vries, Mercedes-EQ, +7,503 s
11.º Mitch Evans, Jaguar, +8,605 s
12.º Maximilian Günther, Nissan, +13,763 s
13.º Oliver Rownland, Mahindra, +14,924 s
15.º Alexander Sims, Mahindra, +16,648 S
16.º Oliver Turvey, NIO 333, +19,707 s
17.º André Lotterer, Porsche, +24,384 s
18.º Jean-Éric Vergne, DS Techeetah, +53,018 s
19.º Oliver Askew, Andretti, +1.01,282 m
20.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, Abandono
21.º Antonio Giovinazzi, Dragon/Penske, Abandono
22.º Sérgio Sette Câmara, Dragon/Penske, Abandono

Mundial de Pilotos
1.º Edoardo Mortara, 149 pontos
2.º Stoffel Vandoorne, 137 pontos
3.º Jean-Éric Vergne, 138 pontos
4.º Mitch Evans, 124 pontos
5.º Robin Frijns, 96 pontos
6.º Lucas Di Grassi, 84 pontos
7.º Nyck de Vries, 75 pontos
8.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, 75 pontos
9.º Pascal Wehrlein, 61 pontos
10.º André Lotterer, 61 pontos
11.º Jake Dennis, 46 pontos
12.º Nick Cassidy, 44 pontos
13.º Sam Bird, 33 pontos
14.º Sébastien Buemi, 18 pontos
15.º Oliver Rowland, 11 pontos
16.º Oliver Turvey, 6 pontos
17.º Oliver Askew, 2 pontos
18.º Alexander Sims, 2 pontos
19.º Maximilian Günther, 2 pontos
20.º Dan Ticktum, 1 ponto
21.º Sérgio Sette Câmara, 0 pontos
22.º Antonio Giovinazzi, 0 pontos

Mundial de Equipas
1.º Venturi, 233 pontos
2.º Mercedes-EQ, 212 pontos
3.º DS Techeetah, 203 pontos
4.º Jaguar, 157 pontos
5.º Envision, 140 pontos
6.º Porsche, 122 pontos
7.º Andretti, 48 pontos
8.º Nissan, 20 pontos
9.º Mahindra, 13 pontos
10.º NIO 333, 7 pontos
11.º Dragon/Penske, 0 pontos

A Bola
 
Fórmula E em Londres: Dennis arranca da «pole», Félix Costa de 11.º

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O Mundial de Fórmula E, após fim de semana em Nova Iorque, nos EUA, que terminou com vitória de António Félix da Costa no Circuito Citadino de Brooklyn, encontra-se na capital do Reino Unido, Londres, para as rondas 13 e 14 de um Mundial com 16 ePrix. Esta manhã, na sessão de qualificação para a corrida 1 no ExCel (45 minutos, mais 1 volta, à pista com 2,141 km e 22 curvas, a partir das 15.04 horas), o português da equipa DS Techeetah garantiu a 11.ª posição no arranque, depois de conseguir apenas o 6.º melhor registo no Grupo B, resultado que não permitiu o apuramento para a fase dos duelos que arrumam os primeiros oito posicionados na grelha de partida.

Jake Dennis, da Andretti, assegurou a «pole position», vencendo Stoffel Vandoorne, da Mercedes-EQ, na final da qualificação, depois de ganhar o Grupo B e eliminar Maximilian Günther (Nissan) nos quartos de final e Nyck de Vris (Mercedes-EQ) nas meias-finais. O britânico de 27 anos percorreu os 2,141 km em 1.13,161 m, impondo-se ao líder do Mundial por 0,137 s. Ainda assim, para o belga da escuderia alemã, resultado mais do que positivo já que todos os rivais na corrida ao título tiveram desempenhos modestos: Mortara (Venturi) foi apenas 9.º, Evans (Jaguar) 14.º e Vergne (DS Techeetah) 13.º.

Dennis, com os 3 pontos de bónus pela vitória na qualificação, progrediu de 12.º para 11.º no Mundial de Pilotos, com 50 pontos. António Félix da Costa é 6.º, com 100, a 55 de Vandoorne, 44 de Mortara, 39 de Evans, 28 de Vergne e 4 de Frijns. Até ao final da temporada, a 16 de agosto, em Seul, na Coreia do Sul, já há só 113 pontos em jogo. O piloto da Andretti alcançou apenas a segunda «pole» na Fórmula E, categoria em que tem dois triunfos, ambos em 2021, em Valência e... Londres.

Ronda 13 do Mundial – qualificação e grelha de partida

1.º Jake Dennis, Andretti
2.º Stoffel Vandoorne, Mercedes-EQ
3.º Nyck de Vries, Mercedes-EQ
4.º Sérgio Sette Câmara, Dragon/Penske
5.º Oliver Askew, Andretti
6.º Maximilian Günther, Nissan
7.º Nick Cassidy, Envision
8.º André Lotterer, Porsche
9.º Edoardo Mortara, Venturi
10.º Robin Frijns, Envision
11.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, DS Techeetah
12.º Sam Bird, Jaguar
13.º Jean-Éric Vergne, DS Techeetah
14.º Mitch Evans, Jaguar
15.º Sébastien Buemi, Nissan
16.º Alexander Sims, Mahindra
17.º Oliver Rowland, Mahindra
18.º Pascal Wehrlein, Porsche
19.º Antonio Giovinazzi, Dragon/Penske
20.º Oliver Turvey, NIO 333
21.º Dan Ticktum, NIO 333
22.º Lucas di Grassi, Venturi

A Bola
 
Félix da Costa ganha uma posição no Mundial

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António Félix da Costa, em DS Techeetah, acabou na 7.ª posição a ronda 13 do Mundial de Fórmula E, no ExCel de Londres, igualmente o «palco» da corrida 14 da temporada, a realizar amanhã (15.04 horas), depois de sessão de qualificação nova (10.40 horas). O resultado garantiu mais 6 pontos ao português, que subiu de 6.º para 5.º na classificação de pilotos, com menos 22 pontos do que o companheiro de equipa, Jean-Éric Vergne, a três ePrix da bandeira de xadrez na Época 8 do campeonato de monolugares elétricos.

Jake Dennis, da Andretti, arrancou da «pole position» e dominou um ePrix acidentado quase de fio a pavio, à frente de Stoffel Vandoorne, da Mercedes-EQ, que decidiu concentrar-se no campeonato e tentar aumentar a vantagem sobre os rivais na luta pelo título, que arrancaram atrás. E, nesta missão, belga bem-sucedido: na corrida dentro da corrida, Mitch Evans, da Jaguar, foi 6.º, enquanto Edoardo Mortara, da Venturi Racing, e Jean-Éric Vergne, da DS Techeetah, não pontuaram.

Passando a somar mais 26 pontos do que o neozelandês, que progrediu de 3.º para 2.º no Mundial, e existindo um máximo de 87 para ganhar até ao fim da época, a 16 de agosto, em Seul, na Coreia do Sul, Vandoorne tem uma mão no título e, na outra, o estatuto de favorito à sucessão do campeão Nyck de Vries, o parceiro na Mercedes-EQ.

A Bola
 
Félix da Costa consolida 5.ª posição

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António Félix da Costa, após a 7.ª posição de ontem, na primeira corrida do fim de semana do Mundial de Fórmula E em Londres, Inglaterra, que conseguiu arrancando da 11.ª posição da grelha de partida, acabou o ePrix de hoje, o 14.º de campeonato com 16 rondas, na 5.ª posição, depois de qualificar-se em 4.º.

Este resultado garante ao piloto português da DS Techeetah a consolidação do 5.º lugar no Mundial comandando pelo belga Stoffel Vandoorne, da Mercedes-EQ, que deixa a capital inglesa com mais 36 pontos do que o 2.º classificado, o neozelandês Mitch Evans, da Jaguar, quando existem apenas 58 para ganhar nas duas corridas finais da temporada, a 13 e 14 de agosto, na estreia da Fórmula E em Seul, na Coreia do Sul.

O brasileiro Lucas Di Grassi venceu a corrida desta tarde. O piloto estreou-se a ganhar na Época 8, a 1.ª como membro da Venturi Racing e este êxito permitiu-lhe igualar o recorde de 13 vitórias do suíço Sébastien Buemi no campeonato de monolugares elétrico criado em 2014. O vencedor de ontem, o britânico Jake Dennis, da Andretti, terminou na 2.ª posição, à frente do campeão de 2020/2021, o neerlandês Nick de Vries, da Mercedes-EQ.

Classificações

1.º Lucas Di Grassi, Venturi Racing, 49.28,805
2.º Jake Dennis, Andretti, +3,191 s
3.º Nyck de Vries, Mercedes-EQ, +4,508 s
4.º Stoffel Vandoorne, Mercedes-EQ, +10,358 s
5.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, DS Techeetah, +13,946 s
6.º Sébastien Buemi, Nissan e.dams, +20,399 s
7.º Robin Frijns, Envision Racing, +28,850 s
8.º Sam Bird, Jaguar, +21,748 s
9.º Sérgio Sette Câmara, Dragon/Penske, +28,913 s
10.º Pascal Wehrlein, Porsche, +29,685 s
11.º Alexander Sims, Mahindra, +30,611 s
12.º André Lotterer, Porsche, +31,644 s
13.º Edoardo Mortara, Venturi Racing, +35,147 s
14.º Oliver Turvey, NIO 333, +37,285 s
15.º Maximilian Günther, Nissan e.dams, +1.19,833 s

ABANDONOS

Mitch Evans, Jaguar
Nick Cassidy, Envision Racing
Oliver Askew, Andretti
Antonio Giovinazzi, Dragon/Penske
Jean-Éric Vergne, DS Techeetah
Dan Ticktum, NIO 333
Oliver Rowland, Mahindra

Mundial de Pilotos

1.º Stoffel Vandoorne, 185 pontos
2.º Mitch Evans, 149 pontos
3.º Edoardo Mortara, 144 pontos
4.º Jean-Éric Vergne, 128 pontos
5.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA, 116 pontos
6.º Lucas Di Grassi, 111 pontos
7.º Robin Frjins, 110 pontos
8.º Nyck de Vries, 106 pontos
9.º Jake Dennis, 98 pontos
10.º Pascal Wehrlein, 65 pontos
11.º André Lotterer, 63 pontos
12.º Nick Cassidy, 62 pontos
13.º Sam Bird, 51 pontos
14.º Sébastien Buemi, 28 pontos
15.º Alexander Sims, 14 pontos
16.º Oliver Askew, 14 pontos
17.º Oliver Rowland, 11 pontos
18.º Oliver Turvey, 6 pontos
19.º Maximilian Günther, 6 pontos
20.º Sérgio Sette Câmara, 2 pontos
21.º Dan Ticktum, 1 ponto
22.º Antonio Giovinazzi, 0 pontos

Mundial de Equipas

1.º Mercedes-EQ, 291 pontos
2.º Venturi Racing, 255 pontos
3.º DS Techeetah, 244 pontos
4.º Jaguar, 200 pontos
5.º Envision Racing, 172 pontos
6.º Porsche, 128 pontos
7.º Andretti, 112 pontos
8.º Nissan e.dams, 34 pontos
9.º Mahindra, 25 pontos
10.º NIO 333, 7 pontos
11.º Dragon/Penske, 2 pontos

A Bola
 
Fórmula E em Seul: campeão decide-se na corrida final

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Mitch Evans, da Jaguar, venceu a primeira corrida do fim de semana do Mundial de Fórmula E em Seul, na Coreia do Sul, adiando para o ePrix de amanhã a decisão do título da Época 8. O neozelandês, com a 4.ª vitória da temporada (e a 6.ª da carreira), ganhou 15 pontos a Stoffel Vandoorne, que terminou na 5.ª posição, mas o belga da Mercedes-EQ mantém vantagem importante nas contas do campeonato: tem mais 21 pontos do que rival e há apenas 29 por distribuir.

Evans qualificou-se na 3.ª posição e assumiu a liderança pouco depois do arranque, após ultrapassagens a Oliver Rowland, da Mahindra, que assinou a «pole position» e a Lucas di Grassi, da Venturi. António Félix da Costa, em DS Techeetah, não conseguiu melhor do que a 6.ª posição no Grupo A da sessão, falhou o apuramento para a fase de duelos e garantiu apenas o 12.º lugar na grelha de partida.

Na corrida, a penúltima com a DS Techeetah, o português acabou em 9.º, resultado na origem de uma «queda» na classificação do Mundial, de 5.º para 6.º, ultrapassado por Lucas di Grassi - o brasileiro terminou em 3.º, atrás de Rownland, e somou o 39.º pódio da carreira em 99 ePrix na Fórmula E (é o único totalista na história do campeonato).

Amanhã, no circuito com 2,621 km e 22 curvas no Parque Olímpico de Seul, ponto final no Mundial, com a ronda 16 do campeonato e o 100.º ePrix na história da Fórmula E. A corrida com 45 minutos (mais uma volta) tem arranque marcado para as 8.04 horas de Portugal Continental, depois de qualificação às 3.40 horas.

A Bola
 
Fórmula E em Seul: Félix da Costa 10.º, Vandoorne campeão

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António Félix da Costa iniciou bem o último dia de ação no Mundial de 2022, garantindo a pole position para a corrida 100 da Fórmula E, onde não repetiu o sucesso da qualificação. O piloto português foi vítima de toque nos momentos iniciais do ePrix, quando lutava pela 2.ª posição, e acabou a prova em 10.º. O resultado penalizou-o no campeonato: apenas 8.º após o fim de semana em Seul, depois de chegar à Coreia do Sul em 5.º.

Edoardo Mortara (Venturi) ganhou a corrida e terminou a temporada como o piloto com mais triunfos (4), mas a proeza assegurou-lhe apenas uma 3.ª posição no Mundial. Jake Dennis (Andretti) viu a bandeira de xadrez depois do suíço, mas o toque no monolugar de Félix da Costa António valeu-lhe uma penalização (5 segundos) e, consequentemente, a perda do 2.º lugar para Stoffel Vandoorne (Mercedes-EQ), o campeão da Época 8.

O piloto belga de 30 anos é o 7.º campeão em oito anos de Fórmula E. A Mercedes-EQ comemorou o bicampeonato de equipas, mas deixa a categoria e vende uma estrutura vencedora à McLaren (assinou contrato de parceria com a Nissan para 2023, para a estreia da escuderia britânica neste Mundial).

Classificações
1.º Edoardo Mortara Venturi 34 voltas
2.º Stoffel Vandoorne Mercedes-EQ +3,756 s
3.º Jake Dennis Andretti +6,649 s
4.º Robin Frijns Envision +7,021 s
5.º Oliver Askew Andretti +7,850 s
6.º Jean-Éric Vergne DS Techeetah +9,471 s
7.º Mitch Evans Jaguar +10,243 s
8.º Nick Cassidy Envision +14,206 s
9.º Sébastien Buemi Nissan +16,629 s
10.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA DS Techeetah +22,226 s
11.º Lucas di Grassi Venturi +24,546 s
12.º Alexander Sims Mahindra +26,513 s
13.º Oliver Turvey NIO 333 +26,565 s
14.º Sérgio Sette Câmara Dragon/Penske +27,813 s
15.º Norman Nato Jaguar +31,526 s
16.º Sacha Fenestraz Dragon/Penske +36,270 s
17.º Maximilian Günther Nissan Abandono
18.º Nyck de Vries Mercedes-EQ Abandono
19.º Pascal Wehrlein Porsche Abandono
20.º Dan Ticktum NIO 333 Abandono
21.º Oliver Rowland Nissan Abandono
22.º André Lotterer Porsche Abandono

Mundial de Pilotos
1.º Stoffel Vandoorne 213 pontos
2.º Mitch Evans 180 pontos
3.º Edoardo Mortara 169 pontos
4.º Jean-Éric Vergne 144 pontos
5.º Lucas di Grassi 126 pontos
6.º Jake Dennis 126 pontos
7.º Robin Frijns 126 pontos
8.º ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA 122 pontos
9.º Nyck de Vries 106 pontos
10.º Pascal Wehrlein 71 pontos
11.º Nick Cassidy 68 pontos
12.º André Lotterer 63 pontos
13.º Sam Bird 51 pontos
14.º Oliver Rowland 32 pontos
15.º Sébastien Buemi 30 pontos
16.º Oliver Askew 24 pontos
17.º Alexander Sims 14 pontos
18.º Oliver Turvey 6 pontos
19.º Maximilian Günther 6 pontos
20.º Sérgio Sette Câmara 2 pontos
21.º Dan Ticktum 1 ponto
22.º Norman Nato 0 pontos
23.º Antonio Giovinazzi 0 pontos
24.º Sacha Fenestraz 0 pontos

Mundial de Equipas
1.º Mercedes-EQ 319 pontos
2.º Venturi 295 pontos
3.º DS Techeetah 266 pontos
4.º Jaguar 231 pontos
5.º Envision 194 pontos
6.º Andretti 150 pontos
7.º Porsche 134 pontos
8.º Mahindra 46 pontos
9.º Nissan 36 pontos
10.º NIO 333 7 pontos
11.º Dragon/Penske 2 pontos

A Bola
 
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