Foto de cabaz escolar grátis no Reino Unido torna-se viral: "Inaceitável"

Lordelo

Avensat
naom_5ffd83f176a98.jpg

Uma mãe furiosa recorreu às redes sociais para partilhar uma fotografia do 'cabaz' que recebeu para 10 dias, em substituição das refeições escolares a que os filhos teriam direito, se as aulas decorressem de forma habitual.

A imagem foi partilhada mais de 18 mil vezes no Twitter, incluindo pelo futebolista Marcus Rashford, que disse ser "inaceitável".

Na imagem, é possível ver uma embalagem de pão, um pacote de massa, uma lata de feijão, algum queijo, duas batatas, duas bananas e uns snacks, para 10 dias.

As famílias elegíveis para receber refeições escolares gratuitas têm a possibilidade de optar entre vouchers, no valor de 30 libras [cerca de 33 euros], ou alimentos, enquanto as escolas estiverem encerradas devido à Covid-19.

A progenitora disse que esta 'cesta' foi enviada pela Chartwells, uma empresa privada contratada pelo departamento de Educação, em vez dos vouchers.

"Eu conseguia fazer mais com 30 libras honestamente", escreveu, acrescentado que o total do valor das compras deveria ultrapassar pouco mais de 5 libras.

A empresa Chartwells entrou em contacto com a autora da publicação no Twitter, e disse que estava a investigar o sucedido.

A publicação desta mãe foi também partilhada pela vice-líder do partido trabalhista, que disse: "Se o governo está a permitir que companhias façam dinheiro ao fornecer refeições de baixo custo a crianças famintas lutaremos por mudança. Nenhuma criança deve passar fome".

Angela Rayner pediu a todos os que estejam numa situação semelhante para entrarem em contacto.

IN:NM
 
Voltar
Topo