Funcionários da Google sabiam da recolha de dados WiFi veículos do Street View

Thunderkill

Avensat
Amigos Avensat
Funcionários da Google sabiam da recolha de dados WiFi nos veículos do Street View

ng1228287_435x190.jpg


Pelo menos três funcionários da Google sabiam da existência de uma programa, presente nos carros utilizados para captar as imagens do Street View, que podia ser utilizado para recolher dados de redes WiFi desprotegidas
A revelação surge num relatório divulgado pela Google sobre uma investigação feita pela Federal Communications Commission (FCC) dos EUA.

Na investigação em causa as autoridades norte-americanas queriam saber se os automóveis da Google, utilizados para captar as fotografias que mais tarde seriam incluídas no Street View, recolhiam ou não dados pessoais de redes WiFi.

A investigação foi dada como encerrada no início do mês, quando a FCC concluiu que a empresa não tinha violado a legislação, mas resolveu multar a Google em 25 mil dólares por não ter prestado informação suficiente sobre o caso.

Os novos pormenores surgem num relatório divulgado pela Google, citado pela BBC, mais completo do que o relatório inicial publicado pela FCC.

Nesta nova versão do relatório lê-se que o autor da ferramenta que permitia a recolha de dados de redes WiFi, que não é identificado, falou da tecnologia a pelo menos dois colegas, mas o assunto não chegou ao conhecimento dos principais responsáveis pelo Street View.

De acordo com o documento a intenção do criador daquela tecnologia seria «recolher, armazenar e analisar os dados para possivelmente utilizar noutros projectos da Google».

Com a publicação desta versão do relatório a Google defende que pretende «colocar este assunto para trás», argumentando que «apesar de não concordarmos com algumas passagens feitas no documento, concordamos com a conclusão da FCC de que não violámos a lei».
 
Voltar
Topo