Fusão Zon/Optimus: "Haverá mais concorrência e oferta de serviços"

M

men

Visitante
thumb.php



A Sonaecom e a empresária Isabel dos Santos anunciaram na sexta-feira a fusão entre a Zon e a Optimus. Fonte próxima da filha do presidente angolano disse ao Expresso que haverá "mais concorrência e ofertas integradas de serviços".

As empresas Zon e Optimus vão fundir-se, por incorporação da Optimus na Zon. O anúncio foi feito na sexta-feira pela Sonaecom e pela empresária Isabel dos Santos.

Fonte próxima da empresária angolana disse ao Expresso que haverá "mais concorrência entre operadores e um evidente benefício para os consumidores com a criação e lançamento de ofertas integradas de serviços que asseguram novas funcionalidades e preços mais competitivos".

A fusão ocorrerá só na área de telecomunicações da Sonaecom, através da Optimus, passará para a nova empresa, estando excluídos o jornal "Público" e as tecnológicas WeDo, Bizdirect, Mainroad e a Saphety.
 
[h=1]O que ganham as duas empresas[/h]
Com um mercado doméstico a sofrer o impacto da quebra de rendimento dos consumidores, a Zon e a Optimus enfrentam o desafio do crescimento. Com a fusão, a Zon ganha um pé no mercado de telecomunicações móveis e a Optimus reforça o negócio do fixo e da televisão paga, onde tinha uma operação pequena.
Em conjunto as empresas podem avançar para o mercado com uma oferta de 4P (embora a mesma já tenha sido antecipada pela PT com o 'pacotão' M40), facto reconhecido no comunicado enviado ao mercado em dezembro, dando conta do início das negociações entre as duas empresas. Com esta consolidação aumenta o potencial de “intensificar os níveis de concorrência entre operadores, permitindo, designadamente, a criação e lançamento de ofertas integradas de serviços (quadruple play: voz fixa, voz móvel, televisão e banda larga), com novas funcionalidades e a preços mais competitivos, tendo em conta a complementaridade das respetivas atividades e infraestruturas”.
Na proposta era também reconhecido uma “otimização de recursos significativa e uma maior eficiência e rendibilidade que servirão de alavanca para o reforço da capacidade de investimento da entidade resultante, seja em novos mercados (sobretudo em mercados emergentes) seja em novos produtos com maior qualidade e competitividade”. Uma análise partilhada pela generalidade dos analistas que apontam ganhos de sinergias entre os 250 e os 700 milhões de euros.
Ontem no projeto de fusão as empresas eram mais comedidas apontando ganhos de sinergias entre os 350 e os 400 milhões de euros, sobretudo, com as questões de infraestrutura, melhor otimização do investimento na mesma e corte de custos com a redução da dependência da rede de terceiros. A oferta 4P também é outra das vantagens de sinergia apontadas no projeto de fusão.

Parte dessas sinergias serão obtidas pelas poupanças de custos com a redução de pessoal. Lojas, marketing, funções administrativas, mas principalmente os call centers são áreas onde os sindicatos do sector ouvidos pelo Dinheiro Vivo mostraram preocupação sobre o impacto da fusão, dada a natural duplicação de funções que irá ocorrer. Os analistas apontam ainda que a Optimus ganha atividade internacional dada a presença de acionistas angolanos na Zon.
A operadora liderada por Rodrigo Costa já tem, de resto, uma joint venture com Isabel dos Santos na televisão paga, a Zap! Operação que, nos últimos dois trimestres do ano passado, tem dado um contributo muito positivo para compensar as perdas da operadora no mercado doméstico. E no último relatório e contas voltou a comprovar a sua influência positiva nos resultados do final de 2012.






dinheiro vivo

 
Voltar
Topo