Futsal - Liga dos Campeões 2021/22

futcham.png


UEFA Futsal Champions League 2021/22

Ronda de Elite

Jogos dia 03 Dezembro


03/12/2021 Grp.A Tyumen 3-2 Viten Orsha
03/12/2021 Grp.A ACCS 3-3 Kairat
03/12/2021 Grp.B Sporting 8-2 Hovocubo
03/12/2021 Grp.B MNK Olmissum 2-3 Sinara Yekaterinburg
 
Benfica na ‘final four’ da ‘Champions’ de futsal com pleno de vitórias



O Benfica carimbou o apuramento para a ‘final four’ da Liga dos Campeões de futsal este sábado, com o pleno de vitórias no Grupo D da Ronda de Elite, conseguido frente aos espanhóis do Levante, por 3-2.

O japonês Rafael Henmi (05 minutos), o russo Chishkala (23), e o guardião brasileiro Diego Roncaglio (23), foram os autores dos tentos dos ‘encarnados’, enquanto Araça e Rafa Usín reduziram para o Levante, ambos aos 26, no Pavilhão Fidelidade, em Lisboa.

A equipa comandada pelo espanhol Pulpis chega à fase decisiva da Liga dos Campeões pela primeira vez desde 2015, com triunfos nas primeiras rondas perante os húngaros do Haladás, por 8-3, os ucranianos do Uragan, por 4-0, num grupo D que organizou.

Assim, o Benfica conclui o agrupamento com nove pontos, enquanto as três formações adversárias somaram todas três pontos, o que demonstra a superioridade benfiquista.

Tal como nos dois encontros anteriores, o Benfica voltou a marcar cedo, desta vez por Rafael Henmi, aos cinco minutos, num remate de primeira depois de um passe rápido de Robinho, o que provocou a reação imediata do Levante, a surpreender ao colocar de imediato guarda-redes avançado, num jogo intenso, com muitas faltas e amarelos.

Apenas com uma vantagem tangencial, o Benfica chegou à quinta falta quando ainda faltavam cerca de nove minutos para o término da primeira parte, mas soube aguentar o adversário, que assustou ao acertar no poste da baliza de Diego Roncaglio, aos 13.

Os espanhóis também alcançaram a quinta falta, perto do intervalo, que chegaria com os ‘encarnados’ na frente e melhores na partida, com mais oportunidades para marcar mais golos, mas só no reatamento é que o conseguiram, logo com dois golos de rajada.

A repetir o que já tinha feito na primeira parte, o Levante apostou no ‘5x4’, ao mesmo tempo que o Benfica se colocou confortável no marcador, primeiro por Chishkala, em zona frontal, sem hipóteses para Fede, e, segundos depois, com o guarda-redes Diego Roncaglio a segurar a bola e a atirar para a baliza deserta, tudo no minuto 23 do jogo.

Se o 3-0 dava a sensação de que a presença na ‘final-four’ já não fugiria aos lisboetas, pois bastava o empate, o Levante mostrou que ainda estava ‘vivo’ e, aos 26, conseguiu, por fim, desmontar o processo defensivo ‘encarnado’, num tento apontado por Araça.

Como o Benfica finalizou por duas vezes num minuto, o Levante fez o mesmo: através de livre direto em zona perigosa, o ex-jogador do clube da Luz Marc Tolrà deixou para Rafa Usín, que, de primeira, reduziu a diferença no marcador para a vantagem mínima.

Até à última buzina, o Levante procurou a reviravolta, mas sem sucesso, sendo que o Benfica também poderia ter sentenciado o apuramento, mas valeu Fede na baliza dos espanhóis e, com o Pavilhão Fidelidade em festa, o Benfica celebrou o apuramento.

DesportoSapo
 
futcham.png


UEFA Futsal Champions League 2021/22

Ronda de Elite

Jogos dia 04 Dezembro


04/12/2021 Grp.C SK Interobal Plzen 1-3 Barcelona
04/12/2021 Grp.C FK Dobovec 1-4 Halle-Gooik
04/12/2021 Grp.D Benfica 3-2 Levante
04/12/2021 Grp.D Uragan Ivano-Frankovsk 0-4 Haladás
 
futcham.png


UEFA Futsal Champions League 2021/22

Ronda de Elite

Classificações


Grupo C

Pos Equipa Jgs. Pts.
Barcelona 3 9
SK Interobal Plzen 3 3
FK Dobovec 3 3
Halle-Gooik 3 3

Grupo D

Pos Equipa Jgs. Pts.
Benfica 3 9
Levante 3 3
Uragan Ivano-Frankovsk 3 3
Haladás 3 3
 
O Sporting está apurado para a final four da Champions!

sportingekaterimburgodr.jpg

Com Frederico Varandas a assistir ao encontro na tribuna presidencial, o Sporting fez uso da hipótese dupla que possuía, uma vez que o empate também servia os interesses do conjunto orientado por Nuno Dias. O jogo desenrolou-se quase sempre sob o desígnio do equilíbrio, pese embora o Sporting tivesse algum ascendente ofensivo. Os guarda-redes (no Sporting, e depois da lesão de Guitta, também Bernardo Paçó esteve em plano de evidência) tiveram papel de destaque, impedindo que a primeira parte tivesse golos.

Nos segundos 20 minutos, e mesmo sem que a toada tivesse sofrido alterações, os leões acabaram por conseguir desbloquear o nulo aos 31 minutos, quando Waltinho, perspicaz, respondeu da melhor forma a uma bela defesa de Kalmakhelidze, após remate cruzado de Alex Merlim, e, de cabeça, abriu o ativo. Foi, porém, sol de pouca dura. No minuto seguinte, Prudnikov, aproveitando uma escorregadela de Waltinho, encarou Bernardo Paçó e rematou para o empate.

Daí até final, houve ocasiões de golo para os dois conjuntos, mas os guarda-redes voltaram a sobressair. E a experiência do Sporting veio ao de cima ainda com mais ênfase nos quatro minutos finais, período onde os leões, tapados com faltas, foram obrigados a defender ainda melhor, demonstrando também uma inteligência suprema na gestão da posse de bola.

Com este empate, o Sporting carimbou o passaporte para a discussão do título da mais importante prova de clubes da UEFA, podendo, dessa forma, defender o troféu conquistado na temporada passada, depois da épica vitória (4-3) sobre o Barcelona, na final da Champions realizada em Zadar (Croácia).

Com o local da final four desta época ainda por conhecer - a UEFA deverá comunicar a decisão nos próximos dias -, sabem-se, para já, as datas das meias-finais (28 e 29 de abril) e da final (30 de abril ou 1 de maio). O Sporting junta-se a Benfica, Barcelona (Espanha) e Tyumen (Rússia) no lote restrito das quatro melhores equipas da Europa e que, no próximo ano, irão digladiar-se pela conquista da prova.


A Bola
 
futcham.png


UEFA Futsal Champions League 2021/22

Ronda de Elite

Jogos dia 05 Dezembro


05/12/2021 Grp.A Viten Orsha 5-10 ACCS
05/12/2021 Grp.A Tyumen 3-2 Kairat
05/12/2021 Grp.B Hovocubo 3-4 MNK Olmissum
05/12/2021 Grp.B Sporting 1-1 Sinara Yekaterinburg
 
futcham.png


UEFA Futsal Champions League 2021/22

Ronda de Elite

Classificações


Grupo A

Pos Equipa Jgs. Pts.
Tyumen 3 9
Kairat 3 4
ACCS 3 4
Viten Orsha 3 0

Grupo B

Pos Equipa Jgs. Pts.
Sporting 3 7
Sinara Yekaterinburg 3 7
MNK Olmissum 3 3
Hovocubo 3 0
 
SPORTING ELIMINA ACCS DE RICARDINHO E ESPERA BENFICA OU BARCELONA NA FINAL

ricardinhosporting.jpg

O Sporting está na final da Liga dos Campeões, depois de bater, na tarde deste sábado, o ACCS, por 6-2, numa partida da final-four realizada na Arena Riga, na Letónia.

Os leões chegaram ao intervalo a vencer por 3-1, com golos de Esteban Guerrero, Tomás Paçó e Alex Merlim - Nélson Lutin reduziu para os franceses -, numa primeira parte onde o único aspeto negativo acabou por ser a expulsão de Pany Varela, que viu o cartão vermelho direto aos 18 minutos.


Na etapa complementar, o conjunto de Nuno Dias manteve a coesão que lhe é caraterística e manteve sempre o jogo controlado. Diego Cavinato, Alex Merlim e Fernando Cardinal (de penálti) pintaram os números da goleada, com os franceses a marcarem apenas mais um golo, por intermédio de Salah Galmim.

O Sporting carimbou, assim, o passaporte para a final do troféu - a sexta da sua história e onde vai tentar conquistar o terceiro título - , onde vai ter pela frente o Barcelona. A grande final, recorde-se, está marcada para as 16 horas do próximo domingo.

A Bola
 
BALDE DE ÁGUA GELADA IMPEDE FINAL PORTUGUESA

benficabarcaDR1.jpg

O Benfica foi derrotado pelo Barcelona (4-5, após prolongamento) e desperdiçou a hipótese discutir o título europeu com o Sporting, que na tarde desta sexta-feira tinha vencido o ACCS (6-2) e garantido o passaporte para a final da Liga dos Campeões.

Com uma primeira parte de excelência, os encarnados foram para o intervalo a vencer por 3-0, fruto dos golos de Tayebi, Rocha e Afonso Jesus, num período onde André Sousa esteve em grande destaque na baliza das águias, defendendo tudo o que havia para defender.

Na etapa complementar, e tal como se esperava, o Barcelona intensificou a sua pressão, subiu (ainda mais) as suas linhas e acabou por colher os frutos dessa audácia. Que, no fundo, era tudo o que os catalães tinham que fazer para tentarem inverter o rumo dos acontecimento. Isso e melhorar na finalização, claro está. André Sousa, que tão bem tinha estado, teve a infelicidade de ver uma bola devolvida pelo poste bater-lhe nas costas e entrar na sua própria baliza, cabendo a Ferrão e a Dyego apontarem os outros golos que devolveram o empate ao marcador. O mesmo Dyego acabaria mesmo por confirmar a reviravolta do Barcelona, mas Ivan Chishkala, aos 38 minutos, e quando já jogava como guarda-redes avançado, empatou e levou a partida para prolongamento.

O tempo extra foi marcado pelo equilíbrio, até porque as duas equipas já estavam tapadas por faltas e qualquer deslize poderia ser fatal, acabou por ser mais feliz o Barcelona a... 18 segundos do fim: passe de Dyego e Adolfo Fernández encostou para o 4-5.

O Barcelona está na final da Liga dos Campeões, troféu que vai discutir com o Sporting, no próximo domingo (16 horas), naquela que é a reedição da final da época passada, onde os leões levaram a melhor (4-3) e subiram, novamente, ao topo da Europa.

Já o Benfica volta a jogar também este domingo (13 horas), diante do ACCS, na partida de atribuição dos 3.º e 4.º lugares.

A Bola
 
BENFICA VENCE EQUIPA DE RICARDINHO E GARANTE LUGAR NO PÓDIO

Tayebi2022ASF.JPG

O Benfica venceu o ACCS, por 5-2, no encontro de atribuição dos 3.º e 4.º lugares da Liga dos Campeões, realizado ao início da tarde deste domingo, na Arena Riga, na Letónia.

Os encarnados, que eram teoricamente favoritos, acabam por confirmar essa mesma supremacia e ao intervalo já estavam na frente do marcador, fruto do golo apontado por Tayebi, a 30 segundos do descanso: Arthur, numa reposição lateral, assistiu o internacional iraniano que, de primeira, à entrada da área, rematou para o primeiro da tarde.

A meio da etapa complementar, Ivan Chishkala, com um remate de meia distância que desviou em Ricardinho e traiu Careca, aumentou a vantagem, mas Mamadou Touré, aos 33 minutos, reduziu. Apenas seis segundos depois, porém, Silvestre Ferreira, após assistência de Jacaré, fez o 3-1.

Nélson Lutin, na recarga a um remate de Ricardinho que tinha sido defendido por André Sousa, ainda deu esperanças ao conjunto francês, mas, nos últimos minutos, e quando o ACCS já jogava em 5x4, o Benfica sentenciou a partida com dois golos que surgiram na sequência de dois remates ainda do seu meio-campo defensivo: Jacaré, aos 38 minutos, e Rafael Henmi, aos 40 minutos, selaram o 5-2 final.

Com este triunfo, o Benfica garantiu um lugar no pódio, terminando esta edição da Liga dos Campeões em 3.º lugar.

A discussão do troféu, recorde-se, está agendada para as 16 horas deste domingo, também na Arena Riga, na Letónia, e vai colocar frente a frente o Sporting e o Barcelona. Trata-se da reedição da final da época passada, onde os leões derrotaram os catalães, por 4-3.

A Bola
 
SPORTING DERROTADO PELO BARCELONA NA FINAL DA CHAMPIONS

barcelonasportingdr.jpg

O Sporting foi derrotado pelo Barcelona (0-4) na final da Liga dos Campeões de futsal, realizada na tarde deste domingo, na Arena Riga, na Letónia.

Os números finais indicam algum desnível no confronto entre leões e culés, mas, em bom rigor, o jogo foi marcado pelo equilíbrio durante grande parte dos 50 minutos. O grande problema para o Sporting residiu, porém, num fator absolutamente decisivo: a finalização.

Os comandados de Nuno Dias nunca conseguiram superiorizar-se ao último reduto catalão, sendo que, quando chegaram com perigo à baliza contrária, depararam-se sempre com a inspiração de Didac Plana, que esteve em particular evidência e negou todas as intenções dos leões. Ao invés, o Barcelona demonstrou uma eficácia que acabou por ser decisiva.

Sérgio Lozano e Pito levaram os espanhóis em vantagem para o intervalo, com Ferrão, logo início da etapa complementar, ainda dentro do primeiro minuto, aumentou a contenda. Esse golo acabou por deixar marcas no Sporting, que apesar das tentativas de reação, não mais voltou a ter a qualidade de jogo que lhe é tão caraterística e que lhe permitiu, por exemplo, conquistar o título europeu na época passada, quando derrotou este mesmo Barcelona na final da competição (4-3).

Já nos instantes finais, e o quando o emblema verde e branco estava numa fase do tudo por tudo, jogando em 5x4, Didac Plana, ainda dentro da sua grande área, rematou de pronto para a baliza leonina, selando o 4-0 final.

Desta forma, o Barcelona reconquista o título que havia perdido na última temporada para o Sporting e, dessa forma, chega à quarta Liga dos Campeões do seu historial. Os catalães aproximam-se do Inter Movistar (Espanha), clube que tem o maior número de títulos europeus (5).

O Sporting, que foi o primeiro clube a chegar a cinco finais em seis épocas, não consegue juntar-se ao Playas Castellón e ao Inter Movistar (ambos de Espanha), únicas duas equipas que conseguiram vencer a Liga dos Campeões em duas temporadas consecutivas.

A Bola
 
Voltar
Topo