Gelados: calóricos, mas nutritivos

yourfault

Avensat
Amigos Avensat
A popularidade do gelado vem do seu aroma e paladar que, tendo um efeito psicológico positivo, estimula a segregação dos sucos digestivos e permite uma digestão mais fácil.


a0636d00-0c1f-413c-a6e6-6698d08eaee6tumb166190970.jpg



Ricos em açúcar, os gelados de leite ou de natas contêm um teor considerável em proteínas. A quantidade de gordura, um grande fornecedor de energia, varia bastante: inexistente nos gelados de água, pode atingir 15% na composição dos de leite. Os ácidos gordos são sobretudo saturados.

Cálcio, fósforo e vitaminas A ou B12 marcam presença nos gelados de leite e são benéficos em vários processos biológicos e no correto funcionamento do organismo. Já os gelados de água, de efeito refrescante e com menos calorias, não são muito interessantes do ponto de vista nutricional. Se possível, peça o gelado servido num copo, em vez do tradicional cone, para reduzir as calorias. Depois, o melhor é saboreá-lo devagar, para que o seu sabor seja realçado.

Ao sabor da temperatura certa

Levar gelado para casa, para abrilhantar o final de um jantar ou uma festa de crianças, é uma alternativa oferecida por algumas geladarias. O serviço de take-away permite transportar maiores quantidades de gelado. Porém, como se trata de um produto delicado, é necessário ter algum cuidado para não alterar a sua qualidade. Exposição ao ar, flutuações térmicas e mesmo odores estranhos podem ter esse efeito. Ainda na geladaria, verifique se o recipiente está convenientemente fechado. Convém transportar a embalagem de gelado num saco térmico. Assim que chegar a casa, guarde-o no congelador, para evitar que a sobremesa derreta e volte a cristalizar.
O gelado dura mais tempo se for conservado a baixas temperaturas. A –18ºC mantém-se duro e com uma boa textura.
Condições de venda
As condições do local de venda e dos utensílios usados para manipular os gelados a granel são um bom indicador da sua qualidade higiénica.

A colher ou espátula devem ser lavadas num recipiente com água corrente ou água contendo uma solução de ácido cítrico, renovada com frequência. Cada cuvete de gelado pode ter uma espátula. O restante equipamento (máquinas, utensílios e recipientes) deve servir apenas para os gelados.

O termómetro deve estar, de preferência, visível, caso contrário o consumidor não tem forma de saber se os gelados estão a ser conservados aos aconselhados –18ºC.

Os cones devem ser guardados em recipientes fechados. Desta forma, evita-se a sua exposição ao ar e também ficarem ao alcance do consumidor.

O mesmo se aplica aos gelados.

Um dispositivo anti-insectos que previna a presença de “criaturas indesejáveis” é uma medida que garante a higiene da geladaria. A limpeza e desinfecção diária do local são também essenciais.


4d60c59d-57e1-411b-b771-d04ba3822292gelados-web3.jpg











deco.proteste
 
Voltar
Topo