Grécia aumenta impostos sobre funcionários públicos e profissionais liberais

florindo

Avensat
ng1317177_435x190.jpg

Parlamento grego

Grécia aumenta impostos sobre funcionários públicos e profissionais liberais

O parlamento grego aprovou hoje legislação que aumenta os impostos sobre os funcionários públicos e os profissionais liberais, um pré-requisito para que a União Europeia desembolse os empréstimos adicionais ao país.
Criticado pela oposição, que diz tratar-se de um duro golpe para a classe média, muito atingida pela recessão, o texto foi aprovado com 132 votos a favor pelos deputados da coligação governamental tripartida que lidera o país, de entre 300 parlamentares.
A legislação foi criada para aumentar as receitas do Estado helénico em 2013, no montante de 2,5 mil milhões de euros e reduzir a evasão fiscal, antecedendo a grande reforma que está prevista para Abril deste ano.
O ministro das Finanças grego, Yannis Stournaras, disse que a legislação deverá entrar em vigor, antes da reunião de ministros das Finanças europeus, a 21 de Janeiro, e antes de ser determinado o desembolso da próxima parcela do empréstimo ao país.
Em Dezembro, os líderes europeus decidiram conceder 49 mil milhões de euros à Grécia.
O país espera agora receber uma 'tranche' da ajuda financeira global em janeiro e duas outras fatias em Fevereiro e em Março, respectivamente, para que possa continuar a pôr em prática as reformas que lhe permitirão sanear as contas públicas e reduzir o défice orçamental.

Fonte:
 
Voltar
Topo