Guia prático de fevereiro

yourfault

Avensat
Amigos Avensat
517225.gif




Fevereiro continua a ser um mês marcado pelo frio, pelas chuvas e pelas geadas de inverno. No entanto, as suas plantas de interior estão protegidas das intempéries.
Ainda assim, se as puser na rua deverá ter determinados cuidados com as suas plantas, colocando-as num cantinho do terraço mais resguardado, junto a uma parede ou atrás de um exemplar maior, para que estas não sejam afetadas pelo frio.
Outra opção a considerar, é orientar a sul e protegê-las com sarapilheira ou plástico transparente esburacado.
O tipo de rega necessário

Nesta altura, deverá complementar as regas que devem ser moderadas quando os substratos são secos (exceto nas plantas de flor), borrifando as folhagens, mas atenção ao molhar as folhas aveludadas ou carnudas de plantas como a violeta africana pois apodrecem com facilidade.
O que deve adubar

Aplique adubo de assimilação lenta que liberta nutrientes em cada rega.
O que necessita de poda

Melhore a forma de alguma plantas, cortando quase rente. Pode também a flor de Natal, em caso de necessidade, depois do desbaste invernal. Corte as flores murchas dos jacintos, narcisos e tulipas.
Tratar amarelecimentos

O amarelecimento nas folhas pode ser sinal de falta de rega ou de ferro. Corrija o erro e elimine as folhas descoloridas.
Flores da época

É tempo da columnea, fitonia e guzmania. A columnea destaca-se pelos compridos rebentos pendentes com folhas decorativas e flores tubolares vermelhas. A fitonia é uma planta que cresce pegada ao solo e se destaca pela nervura rosada das folhas. Mantenha humidade constante moderada durante todo o ano, uma vez que esta gosta de meia sombra.
Das folhas da guzmania saem brácteas vermelhas que escondem as flores. Evite as correntes de ar e regue esta planta com regador quando não tiver flor.

Cuidados a ter em Fevereiro

Saiba o que deve fazer para ter plantas mais cuidadas

O frio deste Inverno exige cuidados acrescidos:
Semeie para dar cor
Este é um bom mês para as sementeiras de interior. Nas jardineiras das janelas pode instalar plantas que darão cor à fachada da casa.

Regue com precaução
Regue quando os substratos se encontrem secos no caso de cactos e aumente nas plantas que reiniciam a actividade e as que têm muitas flores.

Adubar sem químicos
Até ao próximo mês não aplique adubos químicos nas plantas de casa. No terraço pode aplicar adubo orgânico.

Não pode todas as plantas, apenas algumas
Se algumas plantas apresentam vegetação pobre, corte-as quase ao nível do substrato. Pode também podar a poinsetia ou flor de Natal.

Combata a seca
Se não tem plantas que tolerem a seca (cactos e suculentas), aumente a humidade nas dependências com aquecimento.

Se as suas plantas estão em...
... Interior quente
Estacas, renovos e divisões dão-se bem. Renove a ficus elastica e divida cintas e tradescâncias (erva-da-fortuna). Coloque as plantas novas em zona quente para enraizarem bem.

...Interior fresco
Elimine as raízes velhas e plante com substrato no os tubéculos de gloxinia, ciclamen ou begónias. A partir do fim do mês emitem rebentos.

... No terraço
A cochonilha ataca uma série de plantas nesta época. Elimine-as à mão ou com um pano empapado em álcool.

... No pátio
Renove o substrato superficial das plantas grandes e pesadas para beneficiarem de novos nutrientes.







mulher.sapo
 
Voltar
Topo