Guterres volta ao Iraque para promover paz e direitos humanos no país

avense

Youtuber
Staff member
Fundador
Administrador
A última visita de Guterres ao Iraque ocorreu há seis anos, pelo que aproveitará a recente deslocação para se reunir com vários funcionários do Governo, incluindo o primeiro-ministro, Mohammed Shia 'Al Sudani, e reiterar o compromisso da ONU em apoiar o desenvolvimento de todos os iraquianos.


Enquanto estiver na capital iraquiana, o secretário-geral também se reunirá e ouvirá representantes de grupos de direitos da juventude e de mulheres e terá encontros com funcionários da ONU no país.

Na quinta-feira, o ex-primeiro-ministro português visitará um campo de deslocados internos e um centro de reabilitação no norte do país, e de lá partirá para Erbil, para um encontro com funcionários do Governo regional do Curdistão, de acordo com o seu porta-voz Stéphane Dujarric.

"De lá, o secretário-geral seguirá para Doha, no Catar, para participar na Cimeira dos Países Menos Desenvolvidos e na 5.ª Conferência dos Países Menos Desenvolvidos (LDC5), onde defenderá a implementação do Plano de Ação de Doha, adotado durante a primeira parte da conferência LDC5 em março do ano passado", informou Dujarric em comunicado.

Guterres enfatizará que o mundo "não tem um momento a perder, pois os países menos desenvolvidos estão presos no meio de uma onda crescente de crise, incerteza, caos climático e profunda injustiça global", acrescenta a nota.

O líder das Nações Unidas pedirá ainda aos países desenvolvidos que cumpram o seu compromisso de fornecer aos países menos desenvolvidos assistência climática e de desenvolvimento, entre outras medidas.

Leia Também:

 
Voltar
Topo