Há condições para a formação de mais trombas de água este domingo

yourfault

Avensat
Amigos Avensat
ng2428015.jpg




No sábado registaram-se três episódios independentes de trombas de água em Portugal e este domingo estão criadas condições meteorológicas para que se formem fenómenos semelhantes, disse uma meteorologista.

"As condições meteorológicas que existem para permitir este tipo de fenómenos estão a diminuir de intensidade, embora hoje haja condições favoráveis para a formação deste tipo de fenómenos", disse Paula Leitão, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Contudo, a meteorologista frisou que esta é apenas uma possibilidade, podendo não ocorrer nenhuma tromba de água, ou podendo ocorrer no mar e não chegar a terra, ou podendo mesmo ocorrer de forma pouco intensa e que passe despercebido.

Quanto aos fenómenos de sábado, Paula Leitão disse que as estações do IPMA não são capazes de os medir e que as informações que dispõem são veiculadas pela comunicação social ou por populares.

"Posso dizer que sábado houve condições meteorológicas favoráveis à formação deste tipo de fenómenos e há relatos de várias formações", disse.

"Segundo esses relatos, houve uma primeira formação em Modelo, distrito de Viana do Castelo, às 11.30 horas, de uma tromba de água que não chegou a terra. Outra no Porto às 18 horas que se formou no mar, chegou a terra, mas dissipou-se imediatamente e às 23.30 horas no concelho da Póvoa do Varzim que chegou a terra em Aver-o-Mar e se estendeu até Amorim, causando alguns danos em casas", acrescentou a especialista.

As trombas de água são tornados que se formam no mar.

Paula Leitão disse ainda que também há registos de dois fenómenos semelhantes em Espanha, um dos quais em La Guardia, na margem norte do Rio Minho, e o outro na Corunha.

"Os fenómenos de sábado foram independentes uns dos outros e foram fenómenos pouco intensos", indicou.

Quanto às previsões meteorológicas, Paula Leitão disse que para hoje e segunda-feira há condições para "grandes instabilidades", mas a partir de quarta-feira prevê-se uma melhoria do estado do tempo.









JN
 
Voltar
Topo