Há uma cidade espanhola que foi abandonada... por engano

Lordelo

Avensat
naom_62f62034a82b9.jpg

A cidade medieval de Granadilla, em Espanha, é uma cidade fantasma.






Os visitantes podem espreitar pelas suas casas vazias, vaguear ao longo das suas ruas muradas e ver a cidade a partir do topo do seu castelo. Mas ninguém lá vive desde que o seus moradores foram expulsos nos anos 60.


Fundadas por muçulmanos, a cidade situa-se num ponto estratégico a partir do qual era possível ver a Rota da Prata, uma antiga estrada que atravessava a região.


Hoje em dia a cidade é um dos poucos fortes de Espanha cujas muralhas se mantém intatas. Contudo, no seu interior, não existe alma viva.


E há um motivo para isso. Na década de 50, quando o país estava sob a liderança de Francisca Franco deu inicia À construção massiva de barragens com o objetivo de impulsionar a economia do país. Uma dessas construções incluíam o reservatório Gabriel e Alagon, no rio Alagón. A obra faria com que Granadilla ficasse submersa em agua e todos os seus moradores foram aconselhados a sair da região.


Contudo, quando o nível das águas começou a subir cobriu tudo até uma estrada que dá acesso à vila... e por aí se ficou. A cidade nunca ficou submersa mas, apesar disso, os seus moradores também nunca mais regressaram.


Ao todo, cerca de mil pessoas foram obrigadas a sair à força da localidade, que é hoje um local turístico.

IN:NM
 
Voltar
Topo