Há uma forma simples de calcular o risco de doença arterial coronária

Lordelo

Avensat
naom_5c13e0671252b.jpg


Um grupo de cientistas do Scripps Research Translational Institute desenvolveu uma aplicação para smartphone que permite calcular o risco genético de doença arterial coronária.






Como funciona? Os utilizadores devem inserir dados médicos. Depois, a aplicação faz uma alimentação e atribui uma pontuação, juntamente com conselhos para alterações de estilo de vida e encaminha os indivíduos com alto risco para os cuidados de saúde apropriados. Para já, a aplicação está apenas disponível nos Estados Unidos.


"Temos a oportunidade de integrar a genética das pessoas na sua avaliação da saúde cardiovascular para a ajudar a compreender melhor o seu risco individualizado e capacitá-las de informações que lhes permitam fazer as modificações necessárias no seu estilo de vida", referiu Evan Muse, um dos autores do estudo, publicado na revista Nature.


Os investigadores observaram os resultados de 721 indivíduos, acompanhados durante um ano. Os dados do estudo mostram que quem recebeu pontuações de risco tinha o dobro das hipóteses de vir a precisar de recorrer a medicação para reduzir o risco de colesterol durante os 12 meses de acompanhamento.


O projeto de investigação está em curso e a equipa tem como objetivo avaliar a eficácia da aplicação junto de um maior número de indivíduos.

IN:NM
 
Voltar
Topo