Hackers publicam notícia falsa em jornal de Leiria

florindo

Avensat
ng1316297_435x190.jpg


Hackers publicam notícia falsa em jornal de Leiria

A página da internet do Jornal de Leiria foi alvo de um ataque informático, tendo sido publicada uma notícia falsa sobre maus-tratos no canil de Leiria, disse hoje à agência Lusa o director, João Nazário.
Num esclarecimento dirigido aos leitores, os responsáveis pelo semanário informam que alguém se fez passar por um dos seus jornalistas, publicando um artigo intitulado "Os canis portugueses são, no geral, verdadeiros campos de concentração", num ataque “supostamente" desencadeado pelo "grupo de ‘hackers’ conhecido por ‘Anonymous’”.
O texto, “completamente falso, dava conta de supostos maus tratos cometidos contra animais, no canil municipal de Leiria e em outros canis nacionais”, e continha “um ‘link’ para uma imagem, alterada com Photoshop, do ‘site’ do Serviço de Águas Municipalizado de Leiria, com algumas das fotos de animais maltratados que percorreram nos últimos dias as redes sociais”, lê-se ainda no esclarecimento do jornal.
“Assim que foi detectada essa situação, através de uma leitora, foi eliminada e substituída por um esclarecimento”, sendo que “agora estamos a reforçar a segurança do ‘site’ para que isto não volte a acontecer”, explicou à Lusa o director da publicação.
Em comunicado, a Câmara de Leiria sublinhou que a “produção de afirmações difamatórias contra o Município de Leiria sobre alegados maus tratos cometidos sobre animais no canil municipal (…) é recorrente e atenta contra o bom nome do município de Leiria”, pelo que a autarquia “está a equacionar proceder judicialmente contra os responsáveis”.
As imagens que foram colocadas a circular nas redes sociais nos últimos dias “são as mesmas que foram publicadas nos anos de 2010, 2011 e 2012, o que nos leva a deduzir que se trata de uma campanha orquestrada para denegrir a imagem do canil municipal, que é acusado de infligir maus tratos aos animais, o que é falso”, conclui a autarquia.

Fonte:
 
Voltar
Topo