HDMI 2 anunciado oficialmente! 18 Gbps de largura de banda

yourfault

Avensat
Amigos Avensat
hdmi2_thumb.jpg



Durante o arranque da IFA 2013 (04/09) , o organismo responsável pelo standard HDMI, o HDMI Fórum, anunciou o HDMI 2. Esta actualização do protocolo oferece um aumento significativo da largura de banda relativamente à versão actual, sendo que nesta versão poderá chegar aos 18 Gbps. O HDMI2 permitirá transmissões a 4k (3840×2160 pixéis) a 50/60 fps (2160p) e disponibilizará até 32 canais de áudio.

O HDMI é um um acrónimo para Interface Multimédia de Alta definição e que permite transmitir áudio e vídeo num único cabo. O HDMI veio em substituição dos tradicionais cabos analógicos (Cabo coaxial, Vídeo composto,S-Vídeo, SCART, etc) que eram usado para transmissão de dados. Passado mais do um ano que o previsto, eis que foi anunciado oficialmente o HDMI 2.

Uma das vantagens deste padrão é que o áudio e vídeo são tratados digitalmente, apresentando assim uma melhor qualidade e um ritmo de transmissão que pode chegar aos 18 Gbps na versão 2 do HDMI (De referir que a versão 1 permitia oferecia “apenas” 10.2 Gbps de largura de banda e suportava vídeos Ultra HD mas apenas com uma resolução máxima de 4096 x 2160 pixéis).O HDMI 2 será compatível com todas as versões anteriores, sendo mantido o mesmo tipo de cabos e interface.

Além das características referidas, o HDMI 2 incorporará novas tecnologias como o “dynamic auto lip-sync” que permite uma sincronismo mais bem definido entre a imagem e o áudio e também a possibilidade de reproduzir vários streamings de vídeo no mesmo ecrã.
Durante a IFA 2013 o Pplware sabe que serão já apresentadas algumas TV’s que suportarão HDMI 2 e que estas chegarão ao mercado também ainda este mês.






pplware.
 
Voltar
Topo