Lordelo
Avensat
Uma idosa asiática de 76 anos de idade foi agredida, num aparente ataque não provocado, num mercado em São Francisco, na Califórnia. A mulher, porém, defendeu-se e o homem foi transportado de maca para o hospital.
De acordo com testemunhas, Xiao Zhen Xie estava encostada a um poste de luz, à espera que as luzes de trânsito mudassem, quando um homem de 39 anos de idade se aproximou e desferiu-lhe um murro na face, sem terem trocado uma palavra.
No vídeo acima, já capturado após o ataque, é possível ver a idosa, visivelmente ferida na face, a queixar-se, em chinês, por não falar inglês. As imagens mostram também o agressor, a ser transportado numa maca.
A idosa terá recorrido a uma vara de madeira que estava na rua para se defender, objeto que ainda segura, no vídeo acima. Xiao Zhen Xie repete, nas imagens, que o homem lhe deu um murro.
A filha da senhora, que fala inglês, indicou à imprensa que a mãe está "muito traumatizada, assustada e com um olho ainda a sangrar". "Ainda não consegue ver nada pelo olho direito e ainda sangra", disse Dong-Mei Li.
Durante a investigação, as autoridades descobriram que o homem já tinha atacado outra pessoa na mesma zona, um idoso asiático de 83 anos de idade. A polícia indica que está a determinar se o motivador do ataque foi ódio racial.
IN:NM