Lordelo
Avensat
Um homem sobreviveu depois do seu coração ter parado durante 45 minutos. O The Seattle Times adianta que Michael Knapinsky, de 45 anos, perdeu-se de noite durante uma caminhada no parque nacional Mount Rainier, no estado norte-americano de Washington, este fim de semana. Suportou temperaturas geladas até ser resgatado e foi transportado de helicóptero para o hospital de Seattle.
Quando chegou ao hospital tinha pulso, mas já nas urgências o seu coração parou. “Ele morreu enquanto estava numa sala das urgências”, afirmou a médica Jenelle Badulak.
A equipa médica realizou manobras de reanimação e ligou Knapinsky a uma ECMO, uma máquina que substitui o coração e os pulmões. Este dispositivo bombeou o sangue do corpo de Knapinsky para uma máquina que retirou o dióxido de carbono, tendo o sangue sido novamente bombeado para o corpo do homem.
Passados 45 minutos, o coração de Michael Knapinsky voltou a bater. O homem acordou dois dias depois. “Foi realmente especial ver alguém por quem nos esforçámos tanto do início ao fim acordar de uma forma tão dramática e impressionante”, referiu a enfermeira Whitney Holen.
Michael Knapinsky encontra-se bem mas ainda está internado no hospital a recuperar.
IN:NM